Buscar

Transferência Da Família Real Para O Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transferência Da Família Real Para O Brasil 
A transferência da família real para o Brasil acontece porque durante o império napoleônico. Napoleão invade vários países e declara o bloqueio continental, porém a economia portuguesa dependia muito da Inglaterra, não podendo para com o comercio com isso, logo, Portugal continua fazendo comercio mesmo com o bloqueio continental. A França descobre e começa a traçar estratégias para invadir Portugal. 
Por isso, a Inglaterra junto com a família real portuguesa traça um plano para transferir a sede real de Lisboa para a colônia. Fazem isso para manter a família real no poder. 1808, a família real e 15 mil pessoas chegam no Brasil. 
O Brasil se torna, agora, sede do governo português. Acontece a abertura dos portos para poder comercializar, garantindo uma maior liberdade econômica. 
A Inglaterra fica cada vez mais forte politicamente com Portugal. Novos tratados são feitos, de forma “obrigatória”, visto que era a única saída para Portugal. 
A Inglaterra começa a pressionar Portugal para acabar com o comercio de escravos, para que não atrapalhasse o comercio manufatureiro que eles faziam com Portugal. 
A Administração De Dom João No Brasil
O Brasil passa a sustentar uma monarquia. Vai ser necessário aumentar os impostos para manter toda a família real que estava no Rio de Janeiro. É criado o banco do Brasil, de forma a guardar e movimentar dinheiro.
Surge uma nova cultura, visto que mercadorias europeias começa a gerar no Brasil. É criado a biblioteca nacional e o jardim botânico. Todo o comercio ficava nas mãos de portugueses. Os brasileiros, colonos, ficam distante da família real.
A coroa começa a distribuir títulos a pessoas do Brasil. Várias pessoas vão vir de Portugal só porque a família real veio para cá. 
A maior dificuldade do governo era conciliar as necessidades dos colonos e dos portugueses – ideias liberais e nacionais. Com a derrota de napoleão, é criado uma lei onde o Brasil se torna um reino unido, Dom João VI pode governar Portugal e o Brasil. 
Portugal então domina a região da Guiana, e a partir de 1817, surge uma grande crise interna que vai se agravar quando os comerciantes portugueses e produtores coloniais se unem para fazer uma revolta, expulsando a administração de Dom João VI da região do nordeste, declarando a autoria/independência neste lugar. Buscam ideias de uma república no Nordeste, esse fica conhecido como o primeiro episodio de governo brasileiro, eles buscam: liberdade de imprensa, liberdade religiosa, redigem uma constituição com maior liberdade para o indivíduo, ficando mais fácil que Dom João VI domine novamente o lugar. 
Em 1820, a família real ainda estava no Brasil, porém Portugal sofria economicamente, então é pedido que o rei retorne para Portugal, mas isso não acontece. Neste mesmo tempo, grupos liberais em Portugal vão se organizar na cidade do porto para pôr fim ao regime absolutista. Então os liberais, portugueses e o exército colocam fim no regime e criam uma constituição, expulsando os ingleses que apoiavam Dom João VI. 
Com isso, em 1821 acaba o absolutismo português. No Brasil, a revolução do porto e o fim do absolutismo foram vistos com bons olhos no início, porque essas leis davam uma perspectiva de expansão econômica e social, exceto para os escravos. 
Para tentar conter, Dom João manda seu filho, porém seu filho é impedido de ir. A família real é obrigada a aceitar a constituição e a governar o império português. 
REFERENCIAS
SILVA, Daniel Neves. "Vinda da família real para o Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/corte-portuguesa.htm.

Continue navegando