Buscar

Relatório Recreação - Aula Prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE
RECREAÇÃO
Rita de Cássia Santos Caetano 1929440
Polo Barra Mansa
UNIP - Polo Barra Mansa
2019
Caro estudante,
Após realizar as atividades práticas da disciplina Recreação, responda aos
questionamentos abaixo.
1) Descrição detalhada do que foi realizado em aula prática:
A aula prática foi realizado exercícios de concentração com um percurso da brincadeira conhecida como corrida com o ovo na colher, jogo de estafeta. Onde treinamos o desenvolvimento motor e cognitivos a partir dos obstáculos da brincadeira.
A mesma foi trabalhada em duas duplas como jogo cooperativo, assim como pode ser trablhada como competição.
Depois trabalhamos os jogos competitivos, com a brincadeira conhecida como "Rabo do Tatu", onde treinamos o físico motor, atenção e agilidade.
Trabalhando o cogitivo, socioafetivo e coomperação, a professora realizou o "Caça Tesouro" com pistas e enigmas onde treinado o aprendizado sobre a matéria de recreação para obter o "tesouro".
Para finalizar, relizado tamém ao final da aula como distração, mas sem deixar o aprendizado, o quiz com perguntas da apostila e toda a matéria com a resposta errada o famoso "torta na cara".
Cada pergunta acertada, era mais conhecimento adquirido e mais fácil de aprender e memorizar a resposta sem deixar de se divertir com a brincadeira. 
2) Conhecimentos adquiridos na aula prática de Recreação:
Lazer, é também o tempo livre e que cada indivíduo tem o seu modo de aproveitar. Podendo ser dormindo, realizando trabalhos ou atividades físicas, música, etc.
O ser humano é designado como Homo Ludens, pois tem a capacidade de dedicar-se a atividades lúdicas, jogos.
Brincar pode ser considerado como meio e fim. Meio quando se torna um instrumento de aprendizado, quando ele está sendo usado como ferramenta que motiva o aprendizado. A criança aprende por meio da brincadeira, ou seja, se quisermos ensinar algo para uma criança.
E Fim sempre que se brinca só por diversão, entretenimento, passatempo. Ou seja, não queremos mais nada além do divertimento.
A diversão tem 4 grandes motivações: a fantasia, a vertigem, a aventura e a competição.
Muitas vezes, a mesma atividade pode atender a diferentes motivações. A classificação torna-se útil para podermos refletir sobre o significado do lúdico em nossas vidas. No caso da Competição, nós, os professores de Educação Física terão a tarefa de ensinar aos seus alunos a terem autocontrole e disciplina para competir na perspectiva do fair play , ou seja, do jogo limpo, visando à competição como motivação para a diversão.
O desenvolvimento global é definido como domínios, sendo eles:
• domínio físico-motor;
• domínio cognitivo;
• domínio socioafetivo.
O profissional que lida com uma rotina de trabalho incessante deve ater-se a certos cuidados, como: organização do tempo, promogação das atividades, sequência e duração das atividades, organização do espaço e seleção dos materiais, posicionamento e voz de comando.
Piaget estudou o desenvolvimento dos jogos na etapa de desenvolvimento infantil e classificou em 3 categorias de acordo com as faixas etárias.
• jogo do exercício (0 a 2 anos): o objetivo é exercitar a função em si para alcançar o domínio;
• jogo simbólico (2 a 6 anos): se baseia na representação, na imitação, no faz de conta e na fantasia;
• jogo de regra (7 a 12 anos): é o jogo do ser socializado que exige a resignação por parte do sujeito.
Os JTI (Jogos Tradicionais Infantis) têm papeis fundamentais para a sociedade. Por um lado permitem a conservação das tradições populares, preservação da memória de um povo, e, por outro, acompanham sua história e as mudanças em relação à tecnologia, às formas do brincar e às relações humanas. As brincadeiras tradicionais têm uma ligação com o folclore e o conhecimento do senso comum. A maioria delas é transmitida pela oralidade, guardando assim a história e a cultura de um povo.
São características dos jogos tradicionais:
• anonimato;
• tradicionalidade;
• transmissão oral;
• conservação;
• transformação;
• universalidade.
A matroginástica é uma atividade física realizada entre pais e filhos com objetivo de vivenciar movimentos corporais diversos, unindo a família.