Buscar

EU SOU A RESSUREIÇÃO E A VIDA -LAPTOP-O4PF8MKM

Prévia do material em texto

EU SOU A RESSUREIÇÃO E A VIDA.
JOÃO 11.1-46
Oração: Pai, eu preciso da Tua ajuda para comunicar a Tua Palavra, o Senhor sabe que nós somos falhos, e que as vezes somos pedras de tropeço para a tua a Palavra, mas aprouve o Senhor fazer com que o Evangelho fosse proclamado pela loucura da pregação. 
Então que o Senhor faça jus à Sua Palavra, que o Senhor honre aquele que é o conteúdo dessa mensagem, Jesus Cristo, que Ele seja honrado, que Ele seja proclamado e exaltado como Senhor. 
Pai, essa mensagem não tem outra finalidade senão cativar os corações a Jesus Cristo, abrir os olhos em Teu nome no poder do Teu Espirito. Para que as pessoas tenham mais consciência da beleza que é a tua salvação no teu filho, e que encontrem em Jesus todo sentido que precisam para suas vidas, ilumina o Teu povo Senhor, ilumina a Tua Igreja Senhor, ilumina aqueles que nos escuta, aqueles que nos vêem aqui nessa noite. 
Que essa palavra chegue aonde ela tem que chegar, no coração que ela tem que alcançar. Que o Teu nome Jesus seja exaltado sobremaneira.
Este é o sétimo, o último e o maior dos milagres públicos operados por Jesus e registrado no Evangelho segundo João. Foi realizado na última semana antes de Jesus ser preso e morto na cruz. O objetivo desse milagre fica muito visível no texto: “Ele aconteceu para a glória de Deus, para que o Filho de Deus receba glória por meio dela.”
A missão de Jesus é muito clara, Jesus desejava fortalecer a fé dos membros daquela família, que lamentavam a morte do ente querido, não somente daquela família, mas, despertar e fortalecer a fé dos discípulos, despertar a fé salvadora nos que estavam presentes junto ao tumulo, e a nossa fé hoje. Diante de todo o Evangelho de João lemos Jesus afirmando e demonstrando sua divindade, e agora aqui temos mais uma afirmação direta: Eu sou, Eu sou a Ressureição e a Vida.
Olha, que história extraordinária, a história dessa ressureição, use sua mente por alguns minutos, pense em Lázaro, morreu, enterraram, começou a decomposição, e de repente, aparecer. “Oi, gente, tudo bem com vocês? Estava morto, estou aqui de novo, vamos ali comer alguma coisa? Isso não acontece, esse tipo de coisa não acontece.
Pra voltar a vida só se alguém capaz de domar a própria morte se envolver na própria história. E hoje nós veremos o dia que isso aconteceu. Hoje no nosso texto bíblico nós veremos alguém capaz ressuscitar pessoas que perderam a vida, que passaram pela separação de corpo, alma. E esse evento acontecido em Betânia narrado a 2.000 anos atrás importam tremendamente a você que está aqui hoje.
Meu irmão todos nós iremos morrer, e hoje irei falar de alguém que é capaz de te trazer de volta da morte se você meramente “Crer Nele.” Porriso meu caro, fique atento a exposição bíblica.
Hoje nós veremos que Jesus é capaz de nos trazer de volta da morte e por isso devemos crer Nele. Ele é a Ressureição e a Vida. Simples assim. Devemos crer em Jesus pois Ele é a Ressureição e a Vida. Hoje nós veremos em três partes, a primeira coisa para a gente investigar:
 1 - É que mesmo a morte serve para glorificar a Cristo e fortalecer a nossa fé.
Vemos o relato daquilo que é normal em um mundo normal, “pessoas ficam gravemente doentes” a Bíblia nos diz que um homem chamado: Lázaro ficou doente ao ponto de morte, Lázaro tinha duas irmãs chamadas Marta e Maria, quem era essa família? Lázaro, Marta e Maria. Note, nós não temos muitas informações a respeito dessa família, mas, a gente sabe que pelas indicações que o texto nos dá “essa era uma família próxima de Jesus.”
Gente amiga, gente do coração. Moravam em Betânia uma cidade que ficava próxima de Jerusalém alguns poucos quilômetros. Três irmãos, Lázaro, Marta e Maria. João no texto que nós lemos faz menção a “Maria, irmã de Lázaro, que mais tarde derramou perfume caro nos pés do Senhor e os enxugou com os cabelos.
Ao ler essas histórias eu fico com uma enorme curiosidade, querendo saber como que isso aconteceu? Como que Jesus ficou amigo desse trio? Como foi essa história? A gente é claro entende a proximidade de Jesus com o próprio João, Pedro, Tiago, afinal andaram juntos para cima e para baixo, por vários anos. Mas, e os três irmãos de Betânia? Como que eles se conheceram? O que fomentou essa amizade? Esse tipo de coisa nos faz lembrar que a história do nosso Senhor Jesus Cristo só possuímos um resumo aqui nos Evangelhos, tudo que o Espirito Santo julgava necessário sabermos nós sabemos, mas, aconteceu muito mais! Tanto ouve que não foi registrado.
Como que Jesus conheceu Lázaro? Um dia você pergunta para Lázaro os detalhes. O texto nos diz que Lázaro ficou doente. E logo Marta e Maria mandaram pedir ajuda para aquele que elas sabiam muito bem que era capaz de fazer coisas que meros humanos não fazem. E elas mandam a notícia: Senhor, está enfermo aquele a quem amas. Que expressão linda, gente tem tanta coisa extraordinária nessa frase.
Veja para começar, pessoas a quem Jesus ama sofrem, perceba isso, pessoas que são muito amadas por Jesus sofrem, isso é tão claro nas escrituras e a gente teima em esquecer. Quando a gente sofre a gente esquece disso. Quando os nossos irmãos da igreja sofrem é gente que Jesus ama que estar passando pelo desemprego, problemas de saúde, que bateu o carro, que caiu na rua, que está com o corpo falhando, meus caros o amor de Cristo por nós não implica que viveremos sem sofrimento de maneira nenhuma.
Veja Lázaro, está doente nós não sabemos exatamente o que é, qual é a sua doença, mas, não é um leve mal estar porque comeu uma feijoada podre, ou qualquer coisa assim, é algo letal. Lázaro, tá doente e doente de morte, e lembre-se disso meu caro, o passar por provações não é de maneira nenhuma um indicio de que Jesus não nos ama.
Veja outro principio maravilhoso, nós devemos levar a Cristo nosso sofrimento, por causa do amor Dele. Entenda isso, Jesus não está ali no Maranhão, de forma que alguém da sua família está doente você manda chamar, buscar Jesus. Rapaz, chama Jesus ali, ele tá aqui pertinho, alguns poucos quilômetros tem um familiar aqui sofrendo. É melhor, é melhor se Ele estivesse ali no Maranhão, Ele está conosco! Como Ele mesmo disse: “Seu Espirito habita em nós”
Você pode levar a Cristo qualquer sofrimento seu, e não precisa mandar ninguém ir lá, um recadinho, fala você. Você tem a maravilhosa ferramenta da oração, para levar a Cristo, todas as suas dúvidas, aflições, angústias, todos os seus sofrimentos e você pode fazer isso porque Jesus te ama! Sim, você ama Jesus também, você pode falar disso na sua oração, mas, primariamente, você pode apelar para Ele, pedir para Ele, porque Ele nos ama, essa é a base da nossa aproximação. Do nosso pedido. 
O nosso amor oscila, e vacila, o de Jesus não. “Senhor, aquele a quem tu amas está enfermo.” Diga isso meu caro, sempre que você pedir por qualquer cristão está sofrendo, você pode usar essa mesma expressão de uma maneira maravilhosa sempre. “Senhor, aquele a quem tu amas está sofrendo, vem cuidar dele.” 
Olha a resposta de Jesus no verso quatro, “Quando Jesus ouviu isso, disse: “A doença de Lázaro não acabará em morte. Ela aconteceu para a glória de Deus, para que o Filho de Deus receba glória por meio dela”
Jesus amava Marta, Maria e Lázaro. Ouvindo, portanto, que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava.
Veja como Jesus está atento e veja o que Jesus responde, essa doença não é para morte, essa doença é para a glória do Filho de Deus. Essa doença é para a glória de Deus, afim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.
Entenda ao Jesus fazer essa declaração ele não quer dizer que essa doença não é grave, Jesus não está dizendo que aqui não é nada sério, Jesus não está dizendo que não é letal, relaxa. Jesus sabe da gravidade. O que Jesus está dizendo é, que quem tem a última palavra nessa situação não é a morte. O objetivo final dessa enfermidade não é um triunfo da morte o objetivo final é a glória de Deus. E em particular a glória Dele mesmo o Filho de Deus.
O Deus Pai orquestrou uma situação para que onome de Jesus Cristo seja exaltado. Jesus já entendeu tudo. Veja se a gente entender isso, vai fazer com que a gente viva melhor não vai? Se a gente entender no final das contas as aflições que nós passamos de alguma maneira dizem respeito a glória de Deus, entender que o nosso próprio sofrimento e que mesmo a nossa morte no final das contas tem a ver com a glória do Filho e não com o triunfo do diabo ou do pecado.
E o texto nos diz: Que Jesus que amava a família se demorou dois dias em ir ajudar. Oi? Como assim? deixa eu ler de novo, acho que entendi errado. “E Jesus, quando soube que Lázaro estava doente, Ele que amava a família se demorou dois dias.”
O natural na minha cabeça seria: E Jesus pois amava a família saiu correndo e nem tirou o peixe do fogo. Saiu em uma velocidade alucinada. Mas, o texto diz: Ele amava e demorou. Como assim? Veja, eu não estou sugerindo que você faça o mesmo, a sua reação em relação a quem sofre.
Não é igual a de Cristo, Jesus tem conhecimento sobrenatural sobre a situação e Ele tem poder Sobrenatural para agir como nós não temos. Mas, justamente por sabermos quem Ele é, saber o que Ele sabe, e o que Ele é capaz de fazer, Jesus está intencionalmente deixando o tempo passar, para mostrar algo a cerca do seu poder, para Si glorificar e para também fortalecer a fé daquelas pessoas. 
É muito interessante esse plano do Senhor Jesus Cristo, é para a glória, Dele e para a fé dos discípulos e de quem está lá. Se você fizer a conta mesmo que Jesus tivesse saído imediatamente, quando Ele chegasse lá, Lázaro já teria morrido, Ele sai depois de dois dias, Jesus não está em Jerusalém, Jesus está lá na região que João Batista ficava um pouquinho mais afastado. Levaria cerca de um dia de viagem, e Lázaro já está sepultado a quatro quando Jesus chega. 
E Jesus logo na saída fala, ele já dormiu, ele já morreu, porque que Jesus demora? Além é claro dessa ideia principal de que glorificar a Deus, e fortalecer a fé dos discípulos, alguns comentários como A. D. Carson, sugerem que Jesus estaria intencionalmente deixando passar três dias por causa de uma superstição muito comum naquele tempo. Veja não era um ensino bíblico, mas, é nessas coisas que as pessoas acreditam. 
Era uma superstição comum naquele tempo, de que após a morte, a alma viva por cima cerca de três dia por ali perto corpo e após os três dias começaria a decomposição e aí sim, alma iria embora. E o Senhor Jesus estaria deixando passar esse tempo para que ficasse claro, que o que Ele, Jesus, estava fazendo era humanamente impossível para meros humanos fazerem!
Pode ser isso, a gente não tem esse ensinamento especifico, na Bíblia pode ser, é uma informação paralela. O que a gente sabe ao certo, Jesus está esperando passar o tempo Ele vai se glorificar na Obra que Ele vai fazer e Ele vai fortalecer a fé de todo mundo que vai ver.
Veja, Jesus chama seus discípulos para ir e fazer o bem, mas, eles começam a ficar meio preocupados. O texto nos diz: Mestre, já esqueceu? Judeia? Lembra o que estava acontecendo por lá? Agora pouco mesmo a turma estavam querendo te apedrejar, não é melhor a gente fica um tempo aqui juntos.
 E Jesus dar essa resposta versos 9 e 10, que parece meio estranha à primeira vista, “Não são 12 horas as horas do dia? E Jesus está explicando algo muito interessante, lembre-se os judeus contavam o tempo em dois períodos as 12 primeiras horas do dia e as 12 últimas horas da noite.
E Jesus diz para eles, agora ainda está no meu dia, está na minha hora de trabalhar, ainda estou no turno do trabalho, vai chegar a hora do meu descanso, vai chegar a outra hora. Por enquanto queridos é hora de entrarmos em ação, e sim eu vou lá e vou arriscar a minha vida. 
Jesus sabia que, se ressuscitasse Lázaro dos mortos, o sistema religioso tentaria mata-lo. Lembre-se é um tema recorrente no Evangelho de João “A palavra enquanto não chegar a hora” Jesus não pode ser morto, Jesus vai com essa confiança.
Eu não vou ficar fazendo corpo mole só porque é perigoso, a minha hora é de agir a minha hora é de missão, vamos, eu tenho uma missão para fazer, então ele explica com todas as letras, e olha que coisa linda de se ler, Jesus diz: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas eu vou lá para desperta-lo, nosso amigo adormeceu, mas, eu vou lá para acordar esse homem.
Veja ele diz: nosso amigo, mas, também Ele diz: Eu vou desperta-lo, o amigo é nosso o sofrimento é nosso a tristeza é nossa, mas nós não somos capazes de desperta-lo o único que é capaz de desperta-lo é Jesus. 
Pedro, Tiago e João podem ser úteis para muitas coisas, mas, eles não vão conseguir despertar Lázaro. O apóstolo João explica que os discípulos achavam que Jesus estivesse falando que meramente que Lázaro estava dormindo, há que bom, um sono para curar as feridas.
E Jesus diz: não gente, vocês não estão entendendo, ele morreu, ele morreu.
É isso que diz o texto, claramente, e olha o que Jesus diz no verso 15, e por vossa causa me alegro, de que lá não estivesse. Para que possais crer. Vamos lá ter com ele. Vamos lá, Jesus está colocando duas razões para a sua demora. 
Uma ele já disse é para a glória, para que por meio de sua ação ele receba glória e a outra razão é que ele se alegra de Lázaro ter morrido, sem Ele estar lá, porque assim a fé dos discípulos vai ser fortalecida. Porque até agora vocês viram grandes sinais, mas, vocês estão para ver uma coisa queridos, espera, aguentem mais um pouco, estou indo acorda-lo. Vocês vão ver. 
Veja Jesus diz que a morte de Lázaro é para o bem de todos eles. Veja Jesus não se alegra com a morte em si, por favor, entenda isso, Jesus não está feliz com o fato de que Lázaro morreu, mas, Ele, Jesus está feliz com aquilo que vai resultar com a morte. 
Um comentarista bíblico escreveu que “Jesus sabe que há coisas mais importantes do que sermos libertos de doenças, termos um bom emprego, ou sermos ajudados em nossas tribulações, a nossa fé por exemplo. E Jesus a coloca a frente de nossas necessidades. 
Mas, será que a gente pensa assim, você pensa assim? Que as coisas que Deus orquestra nesse mundo é para Ele pra ser glorificado e pra ti fazer crescer em fé. De fato, estão acima das prioridades que você coloca. Ou o mais importante para você é saúde perfeita, dinheiro no bolso e alegria diária? 
Você está alinhado com Jesus Cristo ao entender que o mais importante é a glória de Deus e o fortalecimento da sua fé. Por vezes é justamente o que acontece de ruim que vai fazer mais doce o que vem depois. Isso se vez verdade nesse caso. Se Lázaro não morresse a glória do milagre seria menor e o impacto na fé seria menor. A tragédia da morte maximiza o benefício do que vem depois. 
Veja sem a morte de Lázaro essa turma não teria visto esse milagre impressionante sem a morte de Lázaro Marta e Maria não teriam se encontrado com Jesus e aprendido tanto. 
Sem a morte de Lázaro eu você não estaríamos aqui, hoje aprendendo sobre “Jesus, ser a ressureição e a vida.” É para o bem deles, é para o nosso bem, é para a fé deles é para a nossa fé, é hora de trabalhar o dia não acabou, e lá vai o Senhor Jesus.
A propósito você notou o que Tomé fala que coisa linda: Tomé, chamado dídimo, ele também não entende a obra de Cristo, ele não sabe que Jesus vai morrer sozinho, o Bom Pastor pelas ovelhas, mas, a sua coragem a sua dedicação ao Mestre é admirável: Vamos com ELE, morremos todos juntos em Jerusalém! 
É claro que a gente sabe que quando a coisa apertar mesmo, o próprio Tomé vai correr. Mas, veja glória e fé, Deus operando o sofrimento desse mundo para esses objetivos, Lázaro sofreu e morreu, Marta e Maria sofreram, mas isso vai ser para a glória de Cristo, e para fortalecimento da fé.
Irmãos, é preciso que nós nos lembremos disso, lembra disso, tudo bem? Glória e Fé, quando você precisar urgentemente ser atendido no hospital e não ter vaga, quando o chefe chamar para conversar e só pela cara a gente já sabe do que se trata, quando te ligarem no meio da noite, quando as trevas chegarem em plena luz do dia, lembre-se disso: Ele estáagindo, o nosso sofrimento é de alguma forma é para a Sua Glória e nossa fé. Ele se importa com o nosso sofrimento, e assim a gente vai para o nosso segundo ponto.
2 – Cristo trata o coração de quem sofre.
Olha como segue a história, segue comigo no verso 18 até o final: 
Veja, Jesus chega em Betânia e logo vem marta para conversar, e chorar, veja quando Ele chegou já tem quatro dias da morte e a bíblia nos diz que muitos tinham ido de Jerusalém para aquele evento na cidade de Betânia.
Os comentaristas sugerem que esse é evento não é comum, uma comoção muito agitada, gente saindo da cidade grande para ir no vilarejo, afim de ajudar a enterrar e prantear o falecido. A turma não faria isso para qualquer falecimento, isso parece indicar uma família que possuía uma certa proeminência na sociedade judaica, gente com posses com bens. 
Isso nos ajuda a explicar o fato de que lá no capítulo 12 a gente tem essas pessoas com um perfume muito caro, de qualquer forma o importante é que isso trás muitas testemunhas para o milagre operado por Jesus em Jerusalém. 
Muita gente de Jerusalém estava lá, e lembre-se Jesus é uma pessoa odiada pelas pessoas de Jerusalém, ninguém quer saber de Jesus em Jerusalém, essa turma agora está vendo o agir, é uma situação de risco, Jesus sabe disso, os discípulos alertaram enquanto a isso, mas, Jesus está tranquilo na providência divina do Pai.
Note, Jesus tinha amigos pobres como os pescadores e Jesus tinha amigos ricos da alta sociedade. Para Jesus isso é indiferente, sua amizade não depende dessas barreiras. E lá está Jesus ele vai chegando, e primeiro vem Marta, Marta, pelo pouco que conhecemos deles é mais dada a ação, aquela que não para quieta, Maria fica lá em casa e Marta não, vou lá encontrar com Jesus lá fora da cidade a onde Ele está.
E ela lamenta muito a morte do seu irmão, e com tristeza ela diz algo doido, não diz? “Se você tivesse aqui, não teria morrido meu irmão. Alguns comentaristas ler aqui uma espécie de acusação da parte de Marta, mas, não necessariamente eu penso que é mais um lamento, “aí, que pena, se tivesse sido um pouquinho diferente, não tinha chegado nesse lugar.” E a gente sente isso não sente? 
Vem algo ruim na nossa vida e a gente fica recalculando os passos, e lembrando “poxa, se eu tivesse saído um pouquinho mais cedo, se não tivesse isso ou aquilo, se eu tivesse pelo menos lembrado, a gente fica pensando nessas coisas, se aquela circunstância tivesse sido diferente algo teria sido bem. 
Mas, ao menos tempo Marta sabe e ela não entende direito o que Jesus pode fazer. Até esse momento na história Jesus não trouxe ninguém da morte ainda. Ela sabe “tu podes fazer coisas especiais, Deus te concede o que pedis” Ao mesmo não parece que ela está pedindo a ressureição porque lá na frente ela fica confusa quando Jesus manda tirar a pedra. Não é um pedido de ressureição, é mais um derramar do coração. De quem confia mesmo sem vislumbrar uma saída. 
E Jesus responde a Marta uma verdade profunda, algo cheio de esperança, Ele olha para Marta e diz: Teu irmão há de ressurgir. Que consolo né? Interessante que o apóstolo Paulo ele usa o mesmo consolo para os tessalonicenses, lá em segunda tessalonicenses, Ele diz: “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele” – Tessalonicenses 4.13-14 
Nós lemos Jesus usando a ressureição como consolo e Paulo em suas cartas usando a ressureição como consolo diante da morte. Em velórios a gente sempre fica sem saber o que dizer né? Condolências, meus sentimentos, minhas simpatias, a gente diz coisas como: Ele descansou, ele está melhor agora, acabou o sofrimento, tá melhor do que nós. São verdades e boas fontes de consolo. Mas, que tal você incluir no seu repertório de consolo em funeral e dizer a seguinte frase: Teu pai há de ressurgir. Tua irmã há de ressurgir. Teu amigo há de ressurgir. 
Podemos dizer isso queridos, com confiança sobre todos os que morrem em Cristo. Ele vai ressurgir. Jesus dá a Marta o que poderíamos chamar de “ministério da verdade” é disso que ela mais necessita no momento. De certa forma, ele a sacode pelos ombros com a verdade. “Ouça o que eu estou lhe dizendo.” Não se desespere. Estou aqui. Ressureição. Vida. É isso que sou. 
E ela responde, tá bom Senhor, eu sei que ele vai ressurgir no último dia na ressureição dos mortos, será que Jesus deu aquela risadinha interna? Também. Vai, vai sim, mas, veja uma mulher judia, do primeiro século que cria na esperança da ressureição do corpo. Não apenas na existência da alma após a morte, mas na volta do corpo. Não acreditem por aí quando dizem que no Antigo Testamento não tem esperança na ressureição isso não é verdade. 
Jó por exemplo diz: “Porque eu sei que o meu redentor vive e por fim se levantará sobre a terra depois revestido este meu corpo da minha pele em minha carne verei a Deus, vê-lo ei por mim mesmo os meus olhos o verão e não outros.”
Jó lá atrás tinha esperança da ressureição. Salmo 16, um salmo messiânico fala também sofre a esperança da ressureição no caso do Messias que nem chegaria a ver decomposição.
E Jesus está explicando para ela algo maravilhoso, ela responde: ele vai ressuscitar no ultimo dia. Ela está pensando em algo distante, impessoal. E Jesus volta a atenção dela para ele e dizendo “Eu sou a ressureição, Eu sou Vida quem crer em mim ainda que morra viverá” E todo o crer e vive em mim não morrerá eternamente crês nisso?
Eu sou a ressureição e a vida. Veja até esse momento na história o Senhor Jesus já pronunciou anunciou maravilhosas declarações: “Eu sou” todas elas apontam para o fato de que Jesus conduz a até a vida. Jesus diz: Eu sou o “Pão da Vida” quem se alimentar de mim terá vida. Eu sou a “Luz do Mundo” uma luz que está ligada a ter vida eterna e não mais andar em trevas. Eu sou o “Bom Pastor” e ser o bom pastor está ligado nada menos que dar a vida pelas ovelhas. Mas, agora Ele diz eu não sou mais algo que conduz a vida eterna. Eu sou a vida. Eu sou a ressureição Eu sou o retorno da morte.
Se você estiver comigo você vai voltar da morte. Alguns ficam confuso com o que ele diz “Morre ou não morre” Veja Jesus está explicando duas coisas, a primeira coisa que ele explica é que “aquele que crer nele ainda que morra viverá” porque Ele é a ressureição. Você passará pela morte é parte de ser humano em um mundo caído e que se rebelou contra Deus e está debaixo do seu juízo. Mas, mesmo passando pela morte, Jesus diz você voltará a vida. Pois Ele é a ressureição. 
E a segunda verdade que Ele trás embutida nesse texto é que todo aquele que vive e crer nele não morrerá eternamente, não terá a chamada morte eterna porque terá nele em Jesus a vida eterna. Você crer Marta? E ela dar uma resposta impressionante, ela dar uma resposta cheia da maravilhosa teologia.
Veja verso 17: Sim Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo.
Uma profecia de fé maravilhosa a altura da de Pedro lá em Mateus 16, “sim, eu creio que tu és o Messias, o filho de Deus que havia de vir.”
Outra lorota que você pode ter ouvido por aí, é de que a crença na divindade de Jesus, de que Jesus é o filho de Deus é algo que surgiu décadas e mesmo séculos depois dos tempos que Jesus andou por aqui, não é verdade não gente. 
Marta confessa o mesmo que Pedro antes da Cruz antes da ressureição eles já estão dizendo Ele é divino, Ele é o Filho de Deus. Jesus sai então para conversar com a outra irmã Ele usou profundas verdades teológicas para consolar o coração de Marta e agora Ele vai em direção de Maria, Jesus tinha ficado fora da aldeia de Betânia e Marta vai lá visitar Maria e diz o Mestre tá aí Ele quer conversar com você.
E ela sai rapidamente o texto nos diz; “E a turma achando que Maria está indo lá para o túmulo prantear” vamos lá com ela também, prantear também dar uma força a ela nessahora difícil. Por certo, havia amigos, talvez, provavelmente havia aqueles “choradores profissionais” que haviam em velórios, gente contratada para tocar e chorar.
Essa turma vai atrás e Maria encontra com Jesus e se joga a seus pés e diz a mesma coisa trocando uma palavrinha ou outra que Marta havia dito. Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. E Jesus se comove, o texto nos diz: E Jesus se move e dentro dele algo forte se mexe lá dentro e Ele pergunta, onde sepultaste? Cadê meu amigo? Senhor, vem e ver.
E o texto diz: Jesus chorou. Queridos que amável Salvador, o Deus homem chora com a morte do seu amigo Ele chora com a tristeza das suas amigas. Ele vai trazê-lo da morte em breve, Ele sabe disso, mas, Ele chora. Um comentarista bíblico diz: que esse pode ser o menor versículo da Bíblia, mas, para quem quer conhecer o coração de Deus essa são das melhores palavras. 
Aliás aqui mais uma reação apropriada para você junto de quem sofre, chorar com quem chora, tão bom quanto consolar usando grandes verdades teológicas é chorar com que chora. Jesus consola das duas maneiras uma de um jeito a outra de outra forma. Claro que você pode usar um mix disso, tem situações que você vai precisar encorajar as pessoas lembrando das verdades eternas tem situações que você vai precisar somente abraçar e derramar lágrimas. Geralmente uma mistura das duas coisas é uma boa abordagem.
E sabe não tenha medo de ir, por vezes o povo de Deus é muito tímido acerca de ir sofrer com quem sofre. Mesmo que você não saiba o que dizer você pode ir lá e chorar junto. Essa turma aqui que se deu ao trabalho a ir de Jerusalém até Betânia e que depois foi atrás de Maria para apoiá-la pensando que estava indo ao túmulo foi recompensada de uma maneira maravilhosa vendo o maior dos milagres de Cristo.
Você se for a casa de luto no mínimo como diz Salomão vai aprender sabedoria. Veja meus irmãos, Jesus consola essas irmãs com profundas verdades teológicas e se compadecendo da dor e ele continua fazendo isso conosco queridos.
O Seu espírito pode nos trazer a nossa memória as palavras maravilhosas da nossa escritura quando sofremos, e ele pode usar irmãos para fazer a mesma coisa.
Jesus nos consola por meio uns dos outros. O corpo de Cristo age com essas mesmas funções hoje. Quando nós sofremos nós somos chamados a levar um conforto similar o de Cristo em nome de Cristo, chorando junto e animando com a Palavra de Deus. Com promessas como a promessa da ressureição.
O Senhor Jesus consola o seu povo esse é o segundo ponto.
O povo fala Ele amava Lázaro que coisa né... Conseguiu ajudar o cego lá em Jerusalém, oxê, se tivesse chegado mais cedo, será que Jesus não poderia ter feito nada e assim a gente vai para o nosso terceiro e ultimo ponto. 
3 – Cristo é Soberano sobre a morte.
A partir do verso 38 – ler até o final.
Veja queridos o texto nos mostra a indignação de Jesus avançando em direção ao túmulo, Lázaro está em uma gruta, Lázaro está morto, morto. O texto bíblico usa uma expressão para descrever o estado do coração de Jesus que é um pouco suavizada nas traduções, ele não simplesmente se agitou. 
Ele ficou com raiva, ficou ultrajado com o evento. Alguns comentaristas tentam descrever com o que ele estava ultrajado, mas, pelas palavras e ação de Jesus a sua indignação não é com a incredulidade, nem com os chorões profissionais, é com a morte e com tudo o que ela faz.
Onde está o meu amigo? Onde colocaram? Cadê o meu amigo a quem eu amo? Jesus é inimigo da morte meus irmãos. A morte está fazendo seus amigos sofrerem e chorarem.
Vai chegar um dia não é a hora ainda que Jesus vai pegar a morte pelo pescoço e acabar com ela de uma vez por todas. Mas, nesse momento ele já vai dar para a morte um gostinho. De quem Ele é. 
Jesus chega e diz: Tirem essa pedra. Marta que estava acompanhando disse: Jesus, já cheira mal, já são quatro dias, o que você quer agora. Que coisa desconfortável, a gente já enterrou, reabrir. Talvez ela estivesse pensando que o amigo Jesus estava querendo se despedir pela ultima do seu amigo Lázaro. Como a gente quer muitas vezes a despedida final.
Mas, Marta diz é repugnante a ideia Senhor, vou ficar com essa imagem na minha cabeça para sempre vou ficar com esse aroma para sempre. Com esse cheiro impregnado no meu nariz para sempre. Não faz isso Jesus.
Jesus olha para ela e diz: Eu não te dize que se creres em mim verá a glória de Deus. Então Jesus faz algo fascinante aqui, ele agradece ao pai. Ele fala: Obrigado porque o Senhor me concedeu o meu pedido. Ele explica não que houvesse dúvida. Jesus sabe que o Pai vai fazer tudo que o Filho pede. E ele faz tudo que o Pai pede.
Jesus fala para que a multidão entenda que Jesus está realizando essas ações divinas. E a sua identificação com o Pai é plena. E a vontade deles está sempre em acordo. Lembra lá atrás, Jesus falou vai ser para o beneficio da fé de muitos. E Jesus está fazendo isso e mostrando para todos que Ele é o Messias, então Ele faz aquilo que Ele ansiava fazer.
Ele clama em alta voz e diz: Lázaro vem para fora, uma voz capaz de romper a barreira do mundo físico. Uma voz capaz de reatar alma e corpo. Uma voz que não pode ser desobedecida. Uma voz que certamente vez disse: Haja luz. E houve luz. Lázaro vem para fora. 
Para aquele que é a ressureição e a vida despertar alguém da morte não é mais difícil do que despertar alguém do sono. Assim como eu tenho poderes para despertar a minha esposa de um sono sem grandes dificuldades ainda mais com um ronco costumeiro. 
Para o Filho de Deus seu poder sobre a morte é absoluto. A gente já viu a altura dessa história o seu poder sobre os demônios, ele dominando sobre elementos, ele dominando as enfermidades e curando-as, ele dominando sobre a criação, ele andando sobre a águas, calando tempestades, mas, agora ele vence sobre a própria morte com o seu poder.
E sai o texto nos diz: Aquele que estivera morto ainda todo enrolado nos panos usados na época para atar o falecido, parecendo uma múmia ele vai saindo, tropeçando, e Jesus diz, desamarem o homem e o deixem sair. Imaginem você sendo um desses que desamarrou Lázaro, tirando os panos, e ok, o que foi que aconteceu aqui?
Agora imaginem como Lázaro, você morreu, você se lembra de estar cada vez mais fraco, você se lembra de estar doente, se sentindo mal, dor e sofrimento e então parou. E então de repente você abre os olhos e estar em uma tumba, luz vindo de onde estava a pedra, que aconteceu? 
Jesus, é a ressureição e a vida! Jesus é o Filho de Deus! E a noticia corre e o texto nos diz: Muitos creram nele. Viu? Muitos creram nele. Ele disse é para a glória dele. É para a fé dos outros. E a noticia corre e vai ficar cada vez mais famoso. 
Meus irmãos quando as tristezas vierem, quando tragédias acontecerem, lembre-se você já sabe o final. Termina em vida. Termina em ressureição. Teu irmão viverá. Um comentarista indaga como foi a segunda vez que Lázaro morreu, sim estava tudo lá, tudo o que vem com a morte deveria estar presente, mas, imagine a sua tranquilidade em morrer pela segunda vez.
Sabendo que você vai voltar de novo, aquela ressureição de Lázaro foi temporária, Lázaro voltou a morrer. Mas, porque Jesus Cristo morreu na Cruz do Calvário e Ele mesmo ressuscitou com vida indissolúvel. Se você estiver em Cristo você não morrerá eternamente. 
Jesus sabia que, se ressuscitasse Lázaro dos mortos, o sistema religioso tentaria matá-lo. Jesus, sabia que para que nós tenhamos vida Ele teria que morrer, Lázaro voltou, mas sem a Cruz do Calvário, Lázaro morreria eternamente. 
Hoje Lázaro está em Cristo em espirito enquanto seu corpo já decomposto de maneira irreconhecível descansa em algum túmulo por aí... Vai ser assim conosco que morremos nele. Mas, depois meu caro, um dia, Ele vai nos chamar para sair do túmulo também, teremos o prazer de ouvir a sua voz chamando nos para sair do túmulo.
Quem crer em Jesus Cristo ainda que morra viverá. E todo o que vive e crer nele não morrerá eternamente. Você crer?

Continue navegando