Buscar

Atividade comércio exterior Globalização, comércio internacional e economia

Prévia do material em texto

1. Quais as principais causas da globalização, bem como suas vantagens e desvantagens?
As principais causas da globalização incluem o desenvolvimento das telecomunicações e dos transportes, ocasionando o deslocamento e a rápida transferência de informações, pessoas, bens, serviços e capitais entre pontos remotos do mundo. 
Além disso, outra causa da globalização é o capitalismo financeiro, no qual ocorreu a fusão entre empresas e bancos e pela divisão das instituições privadas em ações. Assim como a crescente liberalização dos mercados, movimentos de integração econômica, empresas transacionais e a criação de organizações econômicas intergovernamentais. 
As vantagens incluem a diminuição de barreiras de espaço e tempo, redução dos custos, avanços tecnológicos e científicos e facilidade de investimentos. Já as desvantagens envolvem benefícios aos países desenvolvidos, concorrência desleal, poluição ambiental e favorecimento de crises. 
2. Comente a interligação entre: Comércio Exterior, Comércio Internacional e Economia.
A relação entre o Comércio Internacional e o Comércio Exterior é como um triângulo, em uma negociação o Comércio Exterior de um país, em acordo com o Comércio Exterior de outro, gera o Comércio Internacional, que os une para facilitar os processos e interesses. A economia, portanto, é uma ciência que estuda como a sociedade emprega os recursos produtivos e é dividida em microeconomia (perspectiva individual) e macroeconomia (perspectiva geral). Dessa forma, a macroeconomia faz análises que se relacionam com indicadores econômicos diversos, como por exemplo o Produto Interno Bruto (PIB), renda nacional, nível de preços, taxa de juros, desemprego, investimentos, consumo e que se interligam também ao comércio internacional.

Continue navegando