Buscar

Atividade de pesquisa 02 - Elementos de Máquinas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Elementos de Máquinas
Aluno (a): Jose Henrique de Araujo Gomes
Data: 11 / 08 / 2021
Atividade de Pesquisa 02
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade de pesquisa contém 06 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Pesquisa 01(nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1 – Pesquise na ABNT NBR 9580: 2015 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2015), a classificação dos rebites de acordo com o formato da cabeça. Cite os tipos e comente.
 Rebite com cabeça Redonda – Largamente utilizado devido à resistência que o Rebite com cabeça Abaulada - Largamente utilizado devido à resistência que oferece.
 Rebite com cabeça Cilíndrica – Empregado em uniões que não admitem saliências.
 Rebite com cabeça Plana e Haste Semicircular – U sado em uniões de chapas com espessura Máxima de 7mm.
 Rebite com cabeça Boleada e Haste Semicircular – Empregado em uniões que admitem pequenas Saliências.
 Rebite com cabeça Escareada e Haste Semicircular- Empregado em uniões que não admitem saliências.
 Rebite com cabeça Escareada e Abaulada - Empregado em uniões que admitem pequenas saliências.
 Rebite com cabeça Chata ou Escareada e Ponta de Haste Cônica – Empregado em uniões que não
Admitem saliências.
2 – Os parafusos podem ser providos de cabeça para permitir o atarraxa mento, cada qual com uma configuração projetada para a aplicação específica. Pesquise sobre o tipo de cabeça de parafuso e sua finalidade.
 Sextavada - É muito utilizado em veículos, máquinas e equipamentos, móveis de aço, estruturas metálicas e muitas outras aplicações. 
 Sextavada com Rebaixo - É muito utilizado em veículos, máquinas e equipamentos, móveis de aço, estruturas metálicas e muitas outras aplicações. 
 Sextavada com Ressalto - É muito utilizado em veículos, máquinas e equipamentos, móveis de aço, estruturas metálicas e muitas outras aplicações. 
 Quadrada - utilizados para fixar isolador tipo roldana (para fios externos) no suporte. 
 Cilíndrica – São parafusos roscados em ambas as extremidades, utilizados quando necessita-se montar e desmontar frequentemente. Em tais situações, o uso de outros tipos de parafusos acaba danificando a rosca dos furos 
 Abaulada - São utilizados na fixação de elementos nos quais existe a possibilidade de se fazer um encaixe profundo para a cabeça do parafuso, e a necessidade de um bom acabamento na superfície dos componentes. 
 Abaulada Escareada - São geralmente utilizados na união de elementos cujas espessuras sejam finas e quando é necessário que a cabeça do parafuso fique embutida no elemento. 
 Escareada - Esse tipo de parafuso é muito empregado em montagens que não sofrem grandes esforços e onde a cabeça do parafuso não pode exceder a superfície da peça.
 Redonda - Esse tipo de parafuso é também muito empregado em montagens que não sofrem grandes esforços. Possibilita melhor acabamento na superfície. São fabricados em aço, cobre e ligas, como latão. 
 Abaulada Furada em Cruz - São utilizados na fixação de elementos nos quais existe a possibilidade de se fazer um encaixe profundo para a cabeça do parafuso, e a necessidade de um bom acabamento na superfície dos componentes. 
 Sextavado Interno - Ideal para a aplicação em locais com pouco espaço para manuseio, como motores, maquinários internos e outras peças. 
 Centro Oco de Seis Canais – São parafusos com melhor aderência, usado geralmente para metais e peças onde exigem um menor espaço de manuseio. 
 Fenda Cruzada – Geralmente aplicados onde exigem um maior esforço e encaixe perfeito com a chave para com que não espirre. 
 Centro de Oco Fenda Cruzada - São utilizados na fixação de elementos nos quais existe a possibilidade de se fazer um encaixe profundo para a cabeça do parafuso, e a necessidade de um bom acabamento na superfície dos componentes.
3 – Quer saber como são fabricados alguns tipos de roscas?
 As roscas podem ser podem ser confeccionadas tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita, o que determina o sentido de giro no atarraxamento. Usando cossinetes ou caçonetes ou machos, torno e fresadora
4 – O que é soldagem e quais os tipos?
 Soldagem é o processo que permite a união de peças metálicas que estão em contato umas com as outras, aquecendo suas respectivas superfícies de contato até que seja atingido um estado de fusão ou de plasticidade do material. Os tipos de soldagem são realizados por processos de fusão e pressão. No processo por fusão, a área da solda é aquecida por uma fonte concentrada de calor, que leva à fusão do metal. Deve-se adicionar metal de enchimento na junta, o qual irá solidificar, unindo os materiais. Já no processo de pressão, as peças são aquecidas até um estado plástico adiantado, ao mesmo tempo em que elas são pressionadas uma contra a outra, pela aplicação de pressão externa. Os processos por pressão exigem metais de boa condutibilidade térmica, pois eles dissipam o calor mais rapidamente na zona soldada e impedem que uma temperatura excessivamente elevada se concentre em uma área relativamente pequena, o que poderia ocasionar tensões internas consideráveis. Os tipos de Soldagem também podem ser subdividos em: Eletrodo Revestido, Soldagem TIG, Soldagem MIG/MAG, Soldagem a plasma e Soldagem por fricção.
5 – Quais as Vantagens e desvantagens da soldagem com eletrodo revestido, da soldagem TIG e da MIG/MAG?
 Eletrodo revestido
 Vantagens: Baixo investimento, Não há necessidade de suprimento de gases, Flexibilidade de aplicação, Grande variedade de consumíveis, Equipamentos podem ser usados também para outros processos
 Desvantagens: Baixa produtividade,, Eletrodos necessitam de cuidados especiais, Volume de gases e fumos gerados no processo
 Tig
 Vantagens: Soldas de excelente qualidade, Acabamento do cordão de solda, Menor aquecimento da peça soldada, Baixa sensibilidade à corrosão intergranular, Ausência de respingos, Pode ser automatizado
 Desvantagens: Dificuldade de utilização em presença de corrente de ar, Inadequado para soldagem de chapas com mais de 6 mm de espessura, Produtividade baixa devido à taxa de deposição, Alto custo, Processo dependente da habilidade do soldador, quando não automatizado
 Mig Mag
 Vantagens: O alto rendimento, proporcionado pela alta velocidade de fusão do arame, Operação contínua com pequenos intervalos de interrupção, Taxa de deposição superior, se comparada ao processo convencional de soldagem com eletrodos revestidos, Redução de mão de obra, Aproveitamento quase total do arame eletrodo, resultando em baixo custo final, Solda em todas as posições e em ampla faixa de espessuras, Permite automatização do processo.
 Desvantagens: Equipamento de soldagem mais complexo, mais caro e menos portátil que o processo de eletrodo revestido, Alto custo do equipamento em relação à soldagem com eletrodo revestido, Manutenção dificultada, Regulagem complexa, Produz respingos, Custo elevado do consumível.
6 – Elabore um resumo contendo informações de quando um componente deve ser soldado.
 Para se saber quando um componente deve ser soldado, além do material, primeiramente deve-se levar em conta alguns fatores como variação de temperatura, local de aplicação da junta, infraestrutura disponível para a realização das uniões, grau de dificuldade de fabricação e o local de montagem da peça, sendo que as juntas soldadas são mais leves e simples, sendo amplamente utilizadas para unir materiais com geometrias complexas, permitindo a perfeita continuidade entre os elementos. Uma das desvantagens da soldagem é que a união é irreversível, podendo resultar em falta de alinhamento e perda de qualidade, caso seja realizada de forma inadequada. Para se determinar se uma junta deve ser soldada em relação ao tipo de esforço ao qual ela estará exposta, é essencial que sejam realizados ensaiosmecânicos em corpos de prova, a fim de verificar mais detalhadamente as estruturas e as propriedades obtidas.
7 – O que é fixação por interferência? Cite exemplos.
 A fixação por interferência é a união por interferência mecânica de duas peças para formar um conjunto integral. Essa união é alcançada por meio de dois métodos: método de aquecimento ou método de resfriamento. A fixação com interferência geralmente é utilizada quando os elementos acoplados devem transmitir forças, como os eixos e as engrenagens, e na fixação de ferramentas de precisão em seus respectivos cones em máquinas CNC.
8 – Na construção de máquinas, as molas helicoidais de arame de aço são as mais empregadas. Justifique essa afirmação.
 Na construção de máquinas, as molas helicoidais de arame de aço são as mais empregadas, devido ao seu baixo custo, fácil dimensionamento e montagem e versatilidade, já que é possível aplicar tanto forças de tração como de compressão sobre elas. Essas molas também podem ser utilizadas na obtenção de movimentos angulares ou como acoplamentos de eixos.
9 – O que é têmpera e quais as suas etapas?
Têmpera é um tratamento térmico que visa melhorar a dureza do material, contudo, o material torna-se mais frágil. Numa primeira etapa o material deve ser aquecido acima da temperatura crítica e mantido por um tempo suficientemente alto para que todo ele atinja essa temperatura, igualmente ao tratamento de recozimento. O resfriamento é realizado de forma mais rápida, à temperatura ambiente ou por imersão do material em água ou óleo. Usualmente, a têmpera com resfriamento em água é utilizada para ligas com baixo teor de carbono e aços de baixa liga. Esse resfriamento formará no material uma microestrutura martensita. Ao serem resfriados em água, os aços com teores de carbono elevados e as ligas mais nobres apresentam trincas, sendo necessário seu resfriamento em óleo. Consequentemente, o resfriamento ocorre de forma mais lenta, obtendo uma microestrutura de bainita, com dureza inferior à martensita.
10 - Identifique como funcionam os acoplamentos, freios e volantes.
O acoplamento é utilizado na transmissão de movimento de rotação entre duas árvores ou eixo- árvores e é empregado quando se deseja transmitir um momento de rotação (movimento de rotação e forças) de um eixo motor a outro elemento de máquina situado coaxialmente a ele. As principais funções dos acoplamentos são unir dois eixos; compensar desalinhamentos; absorver choques e vibrações; transmitir torque; atuar como fusível. 
Os acoplamentos que operam por atrito são chamados de embreagens ou freios. Quando as funções de embreagem e de freio são necessárias em um sistema, elas costumam ser organizadas em uma mesma unidade (a unidade de freio e embreagem). Quando a embreagem é acionada, o freio é desativado e vice-versa. 
Os volantes são massas girantes instaladas em sistemas girantes de elementos de máquinas para agirem como um reservatório de energia cinética. Geralmente, a função de um volante é controlar as flutuações de velocidade angular e do torque, que afetam a fonte de potência, a carga ou ambos. Com a utilização de volantes, podemos obter uma ou mais das vantagens potenciais como: amplitude reduzida da flutuação de velocidade, pico de torque motriz necessário reduzido, tensões reduzidas nos eixos, acoplamentos e, possivelmente, em outros componentes do sistema, energia automaticamente armazenada e retirada conforme a necessidade durante o ciclo.
Atividade de Pesquisa 02: Elementos de Máquinas

Outros materiais