Buscar

ESTAÇÃO 3

Prévia do material em texto

ESTAÇÃO 1
HÁ UMA RÁPIDA EXPANSÃO DOS ORGÃOS ABDOMINAIS NO PERÍODO EMBRIONÁRIO, A PARTIR DA DIFERENCIAÇÃO DO INTESTINO PRIMITIVO E CONSEQUENTEMENTE SEUS DERIVADOS. QUAL A CONSEQUÊNCIA DIRETA DESSE FATO?
EVICERAÇÃO FISIOLÓGICA, OCORRE POR VOLTA DA 6º SEMANA ORGÃOS MUITO GRANDES PARA A CAVIDADE ABDOMINAL, DEPOIS OCORRE O FECHAMENTO DA PAREDE ABDÔMINAL.
ESTAÇÃO 2
INTESTINO ANTERIOR ESÔFAGO, ESTÔMAGO E DUODENO QUIMO IRRIGADO PELA ARTÉRIA GÁSTRICA, RAMO DA ARTÉRIA AORTA DORSAL;
INTESTINO MÉDIO INTESTINO DELGADO JEJUNO E ÍLEO QUIMO IRRIGADO PELA ARTÉRIA MESENTÉRICA ANTERIOR, RAMO DA ARTÉRIA AORTA DORSAL;
INTESTINO POSTERIOR INTESTINO GROSSO CECO, COLÓN ASCENDENTE, TRASNVERSO, DESCENDENTE, SIGMÓIDE E RETO QUILO E BOLO FECAL IRRIGADO PELA ARTÉRIA MESENTÉRICA E POSTERIOR, RAMO DA ARTÉRIA AORTA DORSAL.
ESTAÇÃO 3
ESTENOSE (ESTREITAMENTO DO LÚMEN) E ARTRESIA (DESCONTINUIDADE) PODE ACONTECER EM QUALQUER PARTE DA FORMAÇÃO DO RESPIRATÓRIO OU DIGESTÓRIO.
ESTAÇÃO 5
HERNIAÇÃO PERIUMBILICAL EM CRIANÇAS QUE POR ALGUM MOTIVO O PROCESSO CICATRICIAL NÃO FOI BOM OU QUE O COTO UMBILICAL ERA MUITO ESPESSO ANEL HERNIADO MAIS AMPLO E NÃO FECHA NATURALMENTE NA HORA QUE CHORA, PODE SAIR ALÇA MESENTÉRICA OU ALÇA INTESTINAL UMBIGO ESTUFADO GERALMENTE REDUÇÃO CIRÚRGICA, MAS AO LONGO DO PRIMEIRO ANO ESPERA – SE REDUÇÃO NATURAL.
 BASE EMBRIONÁRIA – MANUTENÇÃO DE UM ANEL HERNIÁRIO MAIOR.
O COTO UMBILICAL TEM EM TODO RECÉM NASCIDO, VAI FECHANDO AO LONGO DO TEMPO, MAS COMO PASSA VASOS ATÉ O NASCIMENTO SEMPRE FICA UM COTO UMBILICAL CICATRIZ UMBILICAL FISIOLÓGICO ANEL RESTRITO QUE FECHA NATURALMENTE.
ESTAÇÃO 6
FALHA NO FECHAMENTO DA PAREDE ABDOMINAL PROCESSO MAIS AMPLO O ÂMINION FICA EM CIMA DO RECÉM NASCIDO E COBRINDO ELE E O COTO UMBILICAL E QUANDO O EMBRIÃO DOBRA ARRASTA O AMINION COM ELE POR ISSO QUE AS ALÇAS INTESTINAIS FICAM RECOBERTA PELO ÂMINION ALÇAS INTESTINAIS FICAM CONTIDAS PELA MEMBRANA AMINIÓTICA JUNTO COM O COTO UMBILICAL SEM O FECHAMENTO DA PAREDE ABDOMINAL ONFALOCELE. 
QUANDO OCORRE A MESMA SITUAÇÃO, MAS A MEMBRANA AMINIÓTICA ROMPEU E AS ALÇAS FICAM EXPOSTAS GASTROSQUISE
· AMBAS SÃO EXTREMAMENTE GRAVES, MAS A GASTROSQUISE É MAIS PELA FALTA DA MEMBRANA AMINIÓTICA CORREÇÃO CIRÚGICA,
 BASE EMBRIOLÓGICA – FALHA NA FORMAÇÃO DA PAREDE COM MANUTENÇÃO DE EVICERAÇÃO DE ALÇA INTESTINAL COM MEMBRANA AMINIÓTICA OU NÃO.
ESTAÇÃO 8
QUAL DESSAS MALFORMAÇÕES SÃO POSSÍVEIS DE DIAGNÓSTICO INTRAUTERINO? QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE DIAGNÓSTICO?
AMBAS SÃO POSSIVÉIS DE DIAGNÓSTICO INTRAUTERINO POR VOLTA DA 11º A 14º SEMANA, NNO PRIMEIRO MORFOLÓGICO. CONFIRMAÇÃO NO MORFOLÓGICO DE 24º SEMANAS.
EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA DECISÃO DE PARTO NATURAL OU NÃO, HOSPITAL DE REFERÊNCIA, EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, COMPROMETIMENTO DA PRESSÃO INTRATORÁCICA RESPIRATÓRIO.
ESTAÇÃO 9 
LOCALIZE O SEPTO URORRETAL E A IMPORTÂNCIA DESSA ESTRUTURA.
O INTESTINO PRIMITIVO ERA ÚNICO, MAS ELE VAI FORMAR TANTO O TERÇO FINAL DO RETO QUANDO O FINAL DO UROGENITAL (URETA, VESÍCULA URINÁRIA).
MEMBRANA CLOACAL MEMBRANA QUE RESTRINGE O ASCESSO AO ÂNUS E A URETA E A MEDIDA QUE O SEPTO VEM VINDO, ROMPE ESSA MEMBRANA E ABRE OS ESFINCTERES PARA O MEIO EXTERNO FALHA NA FORMAÇÃO DESSE SEPTO PODE TER FÍSTULAS QUE LIGAM A URETA AO RETO 
 FALHA NA FORMAÇÃO DO ESFINCTER ANAL EXTERNO, MANTENDO A MEMBRANA CLOACAL ÂNUS IMPERFURADO.
ESTAÇÃO 10
MEGA COLÓN MALFORMAÇÃO MAIS IMPORTANTE DO INTESTINO GROSSO OS COLÓN JÁ SÃO MUITO DILATADOS, MAS PODEM FICAR AINDA MAIS O DESLOCAMENTO DAS MASSAS NO GASTROENTÉRICO ACONTECE PELO PERISTALTÍSMO E O QUE PERMITE ISSO É A CONTRAÇÃO DA MUSCULATURA LISA O QUE FAZ CONTRATIR SÃO AS JUNÇÕES NEUROMUSCULARES.
NO MEGA COLÓN, TEM UMA REGIÃO COM TÔNUS SEGUIDA DE UMA ATÔNICA E OUTRA COM TÔNUS AS MASSAS SE DESLOCAM PARA A REGIÃO ATÔNICA E AUTOMATICAMENTE ESSA REGIÃO DILATA.
MASSA QUE DESLOCA MECÔNIO COMO SE FOSSE AS FEZES DO BEBÊ RENOVAÇÃO DO EPITÉLIO GASTROENTÉRICO.
TRATAMENTO CIRÚRGICO RELIZAR AS EXTREMINADADES TÔNICAS.
SIMULADO
1 – QUAL O NOME DA MALFORMAÇÃO ABAIXO E QUAL SUA BASE EMBRIOLÓGICA?
FÍSTULA TRAQUEOESOFÁGICA FALHA NA FORMAÇÃO DO SEPTO TRAQUEOESOFÁGICO.
2 – QUAL O NOME DOS FOLHETOS QUE DÃO ORIGEM AO SISTEMA RESPITATÓRIO?
ENDODERMA E MESODERMA 
3 – QUAL NOME DA FASE APONTADA DO DESENVOLVIMENTO PULMONAR E QUAIS SEMANAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO ELA REPRESENTA? E POR FIM, QUAL SUA PRINCIPAL CARACTEÍSTICA?
FASE PSEUDOGLÂNDULAR – 5 A 16 SEMANAS É POSSÍVEL VISUALIZAR HISTOLOGICAMENTE UM CONJUNTO DE CÉLULAS QUE SE ASEMELHAM COM UMA GLÂNDULA EXÓCRINA.
FASE CANALICULAR – 16 – 26 SEMANAS FORMAÇÃO DOS BRONQUIOLOS RESPIRATÓRIOS E O AUMENTO DA VASCULARIZAÇÃO.
FASE SACUOLAR – 26 AO NASCIMENTO AUMENTO DAS LUZ DOS BRÔNQUIOS, DESENVOLVIMENTO DOS BRÔNQUIOLOS RESPIRATÓRIOS E DOS SACOS TERMINAIS FORMAÇÃO DE PNEUMÓCITO DO TIPO I E II.
FASE ALVEOLAR – ATÉ OS 8 ANOS DE IDADE MEMBRANA DOS PNEUMÓCITOS TIPO I QUASE SE FUNDEM COM A MEMBRANA DOS CAPILARES SANGUÍNEOS FACILITAR TROCAS GASOSAS.
4 – QUAL A FUNÇÃO DO LÍQUIDO SURFACTANTE? QUAL O NOME DA CÉLULA RESPONSÁVEL PELA SUA PRODUÇÃO? A PARTIR DE QUAL SEMANA JÁ CHANCES DE SOBEVIDA PARA O RN?
ESTABILIZAR O ALVÉOLO E EVITAR SEU CALABAMENTO, PRODUZIDOS PELO PNEUMÓCITO TIPO II, A PARTIR DE 24/26 SEMANAS JÁ HÁ CHANCES DE SOBREVIDA PARA O RECÉM NASCIDO, PORQUE JÁ TEM PNEUMÓCITO DO TIPO I, O QUE POSSIBILITA TROCAS GASOSAS E OXIGENAZAÇÃO. 
6 – QUAL SEMANA INICIA - SE A FORMAÇÃO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO?
A FORMAÇÃO INICIA – SE A PARTIR DA 4º SEMANA COM O DOBRAMENTO DO EMBRIÃO.
8 – QUAL NOME DA ESTRUTURA EMBRIONÁRIA QUE DÁ ORIGEM AOS PULMÕES?
DIVERTÍCULO RESPIRATÓRIO.
9 – INDIQUE O NOME COMPLETO DA FENDA APONTADA E SUA RESPECTIVA BASE EMBRIOLÓGICA.
A – FISSURA LABIAL ESQUERDA PRÉ FORAME INCOMPLETA
B – FISSURA LABIAL BILATERAL PRE FORAME INCOMPLETA
C – FISSURA LABIAL ESQUERDA PRÉ FORAME COMPLETA 
D – FISSURA LABIAL BILATAREAL PRÉ FORAME COMPLETA 
E – FISSURA LABIOPALATINA ESQUERDA TRANSFORAME COMPLETA 
F – FISSURA LABIOPALATINA BILATERAL TRANSFORAME COMPLETA 
G – FISSURA PALATINA PÓS FORAME COMPLETA 
H – FISSURA PALATINA PÓS FORAME INCOMPLETA
13 – INDIQUE O NOME DA ESTRUTURA APONTADA E SUA RELAÇÃO COM A MEDIDA DA CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL. QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA MEDIDA?
BROTO HEPÁTICO OCUPA MAIOR PARTE DO ABDÊMEM, CIRCUFERÊNCIA ABDOMONAL SERVE PARA ESTIMAR O PESO DO FETO,
 
14 – INDIQUE O NOME DA MALFORMAÇÃO PRESENTE NA IMAGEM E QUAL SUA BASE EMBRIOLÓGICA.
ESTENOSE HIPERTRÓFICA DO PILORO. A ESTENOSE PILÓRICA OCORRE QUANDO A MUSCULATURA CIRCULAR E, EM UM GRAU MENOR A MUSCULATURA LONGITUDINAL DO ESTÔMAGO NA REGIÃO DO PILORO HIPERTROFIAM.
15 – QUAL O NOME DA MALFORMAÇÃO A E SUA RESPECTIVA BASE EMBRIOLÓGICA? QUAL MALFORMAÇÃO É CONSIDERADA DE PIOR PROGNÓSTICO?
ALÇAS INTESTINAIS FICAM CONTIDAS PELA MEMBRANA AMINIÓTICA JUNTO COM O COTO UMBILICAL SEM O FECHAMENTO DA PAREDE ABDOMINAL ONFALOCELE. 
QUANDO OCORRE A MESMA SITUAÇÃO, MAS A MEMBRANA AMINIÓTICA ROMPEU E AS ALÇAS FICAM EXPOSTAS GASTROSQUISE
 BASE EMBRIOLÓGICA – FALHA NA FORMAÇÃO DA PAREDE COM MANUTENÇÃO DE EVICERAÇÃO DE ALÇA INTESTINAL COM MEMBRANA AMINIÓTICA OU NÃO.
16 – QUAL O NOME DA MALFORMAÇÃO PRESENTE E SUA RESPECTIVA BASE EMBRIOLÓGICA?
 
DIVERTÍCULO DE MECKEL PERSISTE UMA PEQUENA PORÇÃO DO DUCTO VITELINO, FORMANDO UMA PROTUBERÂNCIA NO ÍLEO.
17 – QUAL O NOME DA MALFORMAÇÃO PRESENTE E SUA RESPECTIVA BASE EMBRIOLÓGICA? INDIQUE QUAL PARTE DO INTESTINO ESSA MALFORMAÇÃO CORRESPONDE.
MEGACOLÓN CONGÊNITO MALFORMAÇÃO MAIS IMPORTANTE DO INTESTINO GROSSO OS COLÓN JÁ SÃO MUITO DILATADOS, MAS PODEM FICAR AINDA MAIS O DESLOCAMENTO DAS MASSAS NO GASTROENTÉRICO ACONTECE PELO PERISTALTÍSMO E O QUE PERMITE ISSO É A CONTRAÇÃO DA MUSCULATURA LISA O QUE FAZ CONTRATIR SÃO AS JUNÇÕES NEUROMUSCULARES.
NO MEGA COLÓN, TEM UMA REGIÃO COM TÔNUS SEGUIDA DE UMA ATÔNICA E OUTRA COM TÔNUS AS MASSAS SE DESLOCAM PARA A REGIÃO ATÔNICA E AUTOMATICAMENTE ESSA REGIÃO DILATA.
MASSA QUE DESLOCA MECÔNIO COMO SE FOSSE AS FEZES DO BEBÊ RENOVAÇÃO DO EPITÉLIO GASTROENTÉRICO.
TRATAMENTO CIRÚRGICO RELIZAR AS EXTREMINADADES TÔNICAS.
18– QUAL O NOME DA MEMBRANA FORMADA NA PORÇÃO MAIS POSTERIOR DO INTESTINO PRIMITIVO E QUAL NOME DA MALFORMAÇÃO DA IMAGEM?
 
MEMBRANA CLOACAL MEMBRANA QUE RESTRINGE O ASCESSO AO ÂNUS E A URETA E À MEDIDA QUE O SEPTO VEM VINDO, ROMPE ESSA MEMBRANA E ABRE OS ESFINCTERES PARA O MEIO EXTERNO FALHA NA FORMAÇÃO DESSE SEPTO PODE TER FÍSTULAS QUE LIGAM A URETA AO RETO FÍSTULA URORETAL OU RETOURETAIS OCORRE DEVIDO A NÃO FORMAÇÃO DO SEPTO URORETAL;
 FALHA NA FORMAÇÃO DO ESFINCTER ANAL EXTERNO, MANTENDO A MEMBRANA CLOACAL ÂNUS IMPERFURADO.

Continue navegando