Buscar

Atividade Aço e Madeira

Prévia do material em texto

AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS (AESGA)
FACULDADES INTEGRADAS DE GARANHUNS (FACIGA)
CURSO BACHARELADO DE ENGENHARIA CIVIL
ISAAC DA SILVA RODRIGUES
ESTRUTURA DE AÇO E MADEIRA
GARANHUNS
2021
· Ligação de estrutura metálica: soldadas ou parafusadas
	Estrutura metálica é um tipo de sustentação usada na construção composta por materiais metálicos, principalmente aço, pode ser aplicada em diversos tipos de projetos, como casas, pavilhões, supermercados, shoppings, centros de distribuição, entre outros. Apresenta um sistema construtivo industrializado, onde todas as peças são produzidas em fábrica e chegam no canteiro de obra prontas para a sua montagem, assim não permitindo muitas improvisações.
	Um projeto para estrutura metálica deve ser extremamente detalhado, além de projetos complementares comuns em toda obras, devem apresentar informações essenciais como: perfis que serão utilizados, espessuras e dimensões de cada peça estrutural, como também no projeto de estrutura será definido o tipo de aço e de que forma os perfis serão montados, sendo utilizados solda ou parafusos, dependendo das peças que serão utilizadas.
	Ligações Soldadas
	As ligações soldadas são mais simples e leves, consequentemente são utilizadas para a união de materiais com geometrias complexas e/ou que necessitem de perfeita continuidade entre os elementos. Quando as soldas não forem possíveis serem feitas na fábrica, devem possuir maior controle e cuidado no momento de execução. Assim evitando problemas na soldagem que podem como consequência resultar em falta de alinhamento e até em fragilização da estrutura. Nas soldas realizadas em campo devem-se ter à disposição um local apropriado, andaimes, maquinário profissional, materiais de proteção e abrigo contra vento e chuva.
	Na montagem de estruturas metálicas as soldas são feitas por fusão, ou seja, as peças que serão unidas são aquecidas até o ponto em que começam a se fundir. Assim a união das mesmas se dá diretamente ou acrescentando um material entre elas. 
	Ligações Parafusadas
	Essa ligação tem sua aplicação restrita às ligações de campo por serem ligações com custo elevado e mais complexas, pois dependem de furos nas peças, nas ligações parafusadas em estruturas metálicas os parafusos têm suas dimensões medidas em polegadas e possuem cabeça sextavada e são empregados três tipos principais de parafusos: 
· parafusos comuns: para ligações com menor importância estrutural e em estruturas leves, como guarda-corpos, corrimãos etc.; 
· parafusos usinados: têm custo mais elevado e são empregados em estruturas sujeitas a cargas dinâmicas; 
· parafusos de alta resistência: como o próprio nome já diz, estes parafusos possuem elevada resistência sendo utilizados em peças de grande importância estrutural sujeitas a cargas estáticas e dinâmicas, resistindo aos esforços de cisalhamento.
	Portanto a escolha do tipo de ligação que será implantado na execução de estrutura metálica deve ter bastante informação e detalhamento, levando em consideração aspectos como: infraestrutura disponível para realizar as ligações, grau de dificuldade de fabricação e montagem da peça, local de montagem da estrutura, entre outros. As ligações soldadas são mais leves, porem o seu dimensionamento deve ser ter capacidade para garantir sua resistência e seu desempenho, sendo mais indicada para nossa região, por já vim direto de fabrica e não precisa de furos.

Continue navegando