Buscar

Local de Crime Elaboração de Relatório exerc 2

Prévia do material em texto

Local de Crime: Elaboração de Relatório
Página inicial
 Cursos
 Autoinstrucionais
 RLC
 Realize a atividade 2
Iniciado em	domingo, 23 Ago 2020, 17:53
Estado	Finalizada
Concluída em	domingo, 23 Ago 2020, 18:06
Tempo empregado	12 minutos 57 segundos
Notas	3,25/5,00
Avaliar	65,00 de um máximo de 100,00
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Em se tratando de investigação criminal, especialmente no que diz respeito ao levantamento de provas subjetivas, a verdade real é absolutamente inalcançável, porque todos os fatos presenciados pelas testemunhas serão filtrados pela subjetividade de cada uma, formatados pelo individualismo, pelo conjunto de valores e pela personalidade de cada pessoa. Assim, ao contrário do que pretende, o processo penal, a investigação criminal se apoia no princípio da:
Escolha uma:
a. Confiança.
b. Justificação.
c. Distinção. 
d. Argumentação.
e. Verossimilhança. Parabéns! Você acertou.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Verossimilhança..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Conforme as regras do processo penal brasileiro, a investigação criminal pode ser definida como o amplo e complexo trabalho de reconstrução simbólica do fato delituoso em busca de seus seguintes elementos:
Escolha uma:
a. Materialidade e autoria.
b. Vítimas e testemunhas.
c. Motivação e planejamento.
d. Motivação e Indícios. Não foi dessa vez.
e. Indícios e vestígios.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Materialidade e autoria..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A ocorrência de uma infração penal de qualquer natureza significa um dano à ordem pública, que precisa ser preservada permanentemente, e indica uma falha dos controles sociais informais ou formais, o que faz surgir uma necessidade imediata de resposta ao ato criminoso. Essa resposta funciona, inicialmente, como meio de responsabilizar o autor do ato e, paralelamente, como instrumento pedagógico de desmotivação à prática de delitos. 
Tal resposta somente será possível através da:
Escolha uma:
a. Política forense.
b. Investigação criminal. Parabéns! Você acertou.
c. Intervenção social.
d. Educação Criminal.
e. Educação integral.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Investigação criminal..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Na entrevista, você utilizará a escuta ativa, pedindo à testemunha que lhe conte de maneira ampla tudo o que sabe, o que viu ou o que ouviu dizer sobre o fato criminoso, sem interrompê-la, apenas conduzindo-a em sua narrativa com o uso de expressões positivas como “hum, hum”, “sei”, “ok”. Nessa modalidade, não se deve interromper a testemunha e nem restringir as possibilidades de resposta dela através de perguntas específicas inicialmente.
b. Nos ensinamentos clássicos do direito costuma-se dizer que o processo penal trabalha com o princípio da verdade real, ou seja, busca e restaura aquilo de que fato ocorreu, também chamado de verdade material.
c. Ao contrário do que pretende o processo penal, a investigação criminal se apoia no princípio da verossimilhança. Segundo o dicionário, verossimilhança significa probabilidade de que algo tenha ocorrido de maneira bem próxima à determinada versão, construída a partir de um conjunto de elementos que forneçam a ela consistência e fundamento. Não se trata de descrever exatamente o que aconteceu, mas o mais próximo do que ocorreu.
d. A interação com as pessoas no local, testemunhas em sentido amplo, pode ocorrer basicamente de duas maneiras distintas e igualmente importantes: oficialmente e anonimamente.
e. Todas as alternativas estão corretas. Parabéns! Você acertou.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 5
Parcialmente correto
Atingiu 0,25 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Analise as alternativas abaixo assinalando V para o que julgar verdadeiro e F para o que julgar falso:
Apesar de a prática investigativa muitas vezes tratar entrevista e interrogatório como coisas idênticas, elas não se confundem. A entrevista é ato formal, a cargo do delegado de polícia, no qual há um formato definido inclusive na lei processual penal e uma atuação especialmente inquisitiva.
Resposta 1
Verdadeiro
 
Deve-se compreender o local de crime como o espaço físico onde se deu a prática de fato definível, em tese, como infração penal, compreendendo como o lugar em que ocorreu a conduta e não onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
Resposta 2
Falso
 
O investigador ao receber a notícia de um crime, deverá se lembrar de levar consigo ao local do crime, dentre outros instrumentos, os objetos: caneta, luvas, gravadores, câmeras fotográficas e filmadoras, luzes artificiais de lanterna ou holofote e, obrigatoriamente, o seu modelo de relatório de local de crime.
Resposta 3
Falso
 
No interrogatório, o que ocorre é uma conversa sobre o fato, em que o entrevistado tem ampla liberdade para narrar integralmente tudo o que viu ou sabe sobre o delito. O registro deve ser instantâneo, com anotação de palavras-chaves e tópicos que remetam o investigador à construção redacional futura que permitirá inclusive uma bem-sucedida entrevista (nesse aspecto, existem campos próprios no relatório de local de crime para o registro dessas informações).
Resposta 4
Verdadeiro
 
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 1.
A resposta correta é: Apesar de a prática investigativa muitas vezes tratar entrevista e interrogatório como coisas idênticas, elas não se confundem. A entrevista é ato formal, a cargo do delegado de polícia, no qual há um formato definido inclusive na lei processual penal e uma atuação especialmente inquisitiva. → Falso, Deve-se compreender o local de crime como o espaço físico onde se deu a prática de fato definível, em tese, como infração penal, compreendendo como o lugar em que ocorreu a conduta e não onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. → Falso, O investigador ao receber a notícia de um crime, deverá se lembrar de levar consigo ao local do crime, dentre outros instrumentos, os objetos: caneta, luvas, gravadores, câmeras fotográficas e filmadoras, luzes artificiais de lanterna ou holofote e, obrigatoriamente, o seu modelo de relatório de local de crime. → Verdadeiro, No interrogatório, o que ocorre é uma conversa sobre o fato, em que o entrevistado tem ampla liberdade para narrar integralmente tudo o que viu ou sabe sobre o delito. O registro deve ser instantâneo, com anotação de palavras-chaves e tópicos que remetam o investigador à construção redacional futura que permitirá inclusive uma bem-sucedida entrevista (nesse aspecto, existem campos próprios no relatório de local de crime para o registro dessas informações). → Falso.

Continue navegando