Buscar

Desvios - Neutrófilos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desvios 
Os desvios correspondem as alterações do número de células/neutrófilos maduras ou imaturas – ocorrem em processos inflamatórios (principalmente nos desvios a esquerda). A imagem abaixo representa as células imaturas – células que não estão prontas para irem para corrente sanguínea – antes/a esquerda dos neutrófilos segmentados (que são os neutrófilos maduros). O neutrófilo que vem depois/a direita dos segmentados são os hipersegmentados que estão a mais tempo na corrente sanguínea.
O desvio a esquerda vai ser o aumento de neutrófilos imaturos, de forma ordenada – o que significa que os tipos de células aumentam um de cada vez ex. primeiro os bastonetes, depois metamielocitos e etc, que pode ocorrer tanto na neutrofilia quanto na neutropenia (nesse caso significa que o consumo é maior e o processo é mais grave).
Pode ser regenerativo, quando o número de células jovens não é maior que o de células maduras, ou degenerativo quando o número de células jovens ultrapassa o de células maduras – sendo mais grave. 
O desvio a direita ocorre quando há a manutenção de neutrófilos velhos, hipersegmentados, na corrente sanguínea. Essas células têm sua função diminuída e podem ocorrer em processos inflamatórios crônicos (esgotamento) ou devido ao uso prolongado de corticoides. 
Neutrófilo Hipersegmentado – Fonte: www.Hematologia.farmacia.ufg.br

Continue navegando