Buscar

Orçamentos, Custos e Finanças no Setor Público

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A crise de saúde vivida por todo o mundo em 2020 reflete a necessidade de atuação dos governos, nas formas de ajudar a população a conviver com esse período restritivo. O governo brasileiro, por exemplo, decidiu pela postergação de impostos para micro e pequenas empresas, decidiu também aumentar os beneficiados pelo Bolsa Família e cogita ajuda para pagamento de salários dos funcionários para aquelas empresas que não o conseguirem fazer. Essas ações do governo fazem parte de que política econômica?
R: Política Fiscal.
Como forma de corrigir as falhas de mercado (lei da oferta e demanda) o governo intervém e atua. A existência do governo então se dá para regular o sistema de mercado e na tentativa de promover o crescimento e a estabilidade econômica, principalmente o controle da inflação e o nível de emprego. Para tanto, o governo tem três funções básicas. São elas: 
R: Alocativa, distributiva e estabilizadora.
As Reformas Trabalhista e da Previdência aprovadas em 2017 e 2020 são formas de capitalização do governo. Essas duas reformas possibilitaram ao governo brasileiro o aumento da arrecadação (Reforma Trabalhista) e a diminuição dos gastos com previdência (Reforma da Previdência). A Reforma Tributária, muito esperada pela população, ainda não foi tratada, e pensando no cenário atual da economia brasileira, está longe de ser votada. Aponte o motivo pelo qual a Reforma Tributária ainda não foi aplicada:
R: Diminuição da arrecadação do governo.
Conforme Gadelha (2017, p.7), o federalismo fiscal é parte do acordo federativo que atribui para cada ente da federação a competência de arrecadar um determinado tipo de tributo e a repartição das receitas tributárias entre esses entes, além da responsabilidade de cada um na alocação dos recursos públicos para o bem geral da sociedade. Cada um dos agentes federativos (União, estados e municípios) têm a arrecadação de alguns impostos específicos. Quais dos impostos relacionados abaixo são cobrados pela União:
R: Imposto de importação, Imposto de renda pessoa física e Imposto sobre produtos industrializados.
O governo pode através das diversas políticas econômicas atuar no mercado como forma de fomentar o crescimento econômico, conter a inflação e controlar o nível de emprego. Na Política Fiscal o governo pode atuar de forma expansionista ou restritiva. A Política Fiscal se dá por meio de instrumentos a disposição do governo: na ______________ e no controle de suas despesas (_________________). Assinale a alternativa que preenche as lacunas.
R: Arrecadação tributária políticas de gastos.
O governo atua intervindo e controlando a economia como forma de conter os níveis inflacionários e proteger o emprego. Na política fiscal, o governo pode intervir de forma expansionista ou restritiva. Quando o governo atua de forma expansionista com foco no aumento do consumo e manutenção do emprego, ele pode diminuir impostos ou aumentar seus gastos. Considere as consequências nas finanças do setor público quando o governo decide diminuir seus impostos:
R: Diminuição da arrecadação.
A dívida pública brasileira apresentou aumento de 9,5% em 2019, chegando ao montante de R$ 4,24 trilhões. O governo através das políticas econômicas atua na tentativa de reduzir o endividamento público, controlar a inflação e controlar o nível de empregos na economia, visando com que a economia funcione de forma a evitar desemprego. Pensando especificamente na Política Fiscal, de que forma o governo pode atuar para o controle da dívida pública:
R: Aumento de impostos e diminuição dos gastos públicos. 
O governo como forma de atuar frente as externalidades e falhas de mercado intervém na economia como forma de manter a estabilidade econômica e o nível de emprego. Para atuar nesse papel o governo possui três funções. Assinale a alternativa que destaca o papel da função distributiva.
R: Refere-se à distribuição de renda, cabendo ao governo ajustes distributivos.

Continue navegando