Buscar

AD1 Inst D

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-UFF/RJ
ALUNA: 
MAT:
POLO: 
DISCIPLINA: Instituições de Direito Público e Privado
Instituições de Direito Público e Privado- AD1 2021.2
Moral e Direito
Segundo Oliveira, “o conceito de Direito constitui-se em um conjunto de normas que são impostas para regular as condutas humanas e assim prevenir os conflitos. Seu objetivo é prevenir a paz social de qualquer ameaça”. 
Pode-se dizer, que o Direito é um dos vários métodos pelos quais as sociedades podem se organizar e também para produzir a solução dos conflitos sociais. Existem ainda, as Normas Sociais que são formadas por um grupo social, onde são definidos um padrão a ser seguido por todos os que o compõem. Essas normas, mantêm a ordem e a estrutura da convivência humana, caso algum indivíduo do grupo social não cumprir a norma imposta, o grupo social ao qual ele pertence poderá puni-lo com a exclusão do círculo de convivência.
Jeremias Bentham, expôs a teoria do "mínimo ético" que diz que o Direito representa apenas o mínimo de Moral obrigatório, para que a sociedade possa sobreviver. Porém nem todos podem ou querem realizar de forma espontânea as obrigações morais, e é indispensável certos preceitos éticos, para que a sociedade não se perca.
A Moral e o Direito possuem conteúdos éticos, ou seja, sentido de agir. Na “teoria do mínimo ético” o direito é classificado como parte da moral, com isso, os valores jurídicos são valores morais. Alguns valores morais devido a sua importância transformam-se em normas jurídicas, fazendo com que a relação entre moral e direito esteja contido dentro da moral e atua como instrumento para o cumprimento dos preceitos morais básicos e essenciais para a vida em sociedade.
Por tanto, existe uma diferença entre o Direito e a Moral, que podemos indicar com esta expressão: a Moral é incoercível e o Direito é coercível. O que distingue o Direito da Moral, é a Coercibilidade que, trata-se de uma expressão técnica para mostrar a plena compatibilidade que existe entre o Direito e a força. A Moral é incompatível com a violência, com a força, ou seja, com a coação, mesmo quando a força se manifesta juridicamente organizada (REALE,2001).
	As fontes do Direito são na verdade sua origem, caso uma lei seja considerada injusta, poderá ter sua aplicação negada pelo Poder Judiciário, isto é, para a correta interpretação do Direito é preciso levar em consideração o conteúdo das suas fontes, tanto formais como materiais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
OLIVEIRA, João Resende Almeida; TAGORY, Figueiredo Martins Costa. Instituições de Direito Público e Privado. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2010.
REALE, Miguel. Lições Preliminares De Direito, 25ª Ed. 22ª Tiragem. 2001.

Continue navegando