Buscar

ted og Genética das periodontites

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fabielli V. da Costa
TED
Odontogenética
Genética das periodontites
- Periodontite crônica é uma doença complexa de etiologia multifatorial. quadro clínico característico: forma relativamente branda, progressão lenta e natureza crônica. Além disso, tem início relativamente tardio (na vida adulta) e é relativamente comum na população.
01. Embora muito prevalentes, as doenças periodontais não são uniformemente distribuídas nas populações, e apenas uma pequena porcentagem das pessoas, de 10 a 15%, desenvolve formas graves e destrutivas da doença. As doenças periodontais podem ser divididas em duas formas principais: periodontite crônica e periodontite agressiva. 
No Brasil, a prevalência da doença periodontal variou conforme o município e a definição de doença empregada. A desigualdade de renda teve um papel importante na ocorrência da doença periodontal “grave”. Características individuais de posição social foram associadas com as duas formas de doença periodontal.
Vettore, Mario Vianna, Marques, Regina Auxiliadora de Amorim e Peres, Marco ADesigualdades sociais e doença periodontal no estudo SBBrasil 2010: abordagem multinível. Revista de Saúde Pública [online]. 2013, v. 47, n. Suppl 3 [Acessado 7 Novembro 2021] , pp. 29-39. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047004422>. ISSN 1518-8787. https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047004422.
monogênica
02. A etiologia multifatorial da doença periodontal sofre influência da ação de vários genes (poligênica). doença mendeliana, que tem como causa a mutação de um único gene 
03. Os fatores de risco presentes são: 
· Gengivite
· Obesidade
· Histórico familiar 
· Tabagismo 
· Medicamentos que reduzem a produção de saliva
· Consumo excessivo e prolongado de bebidas alcoólicas 
· Doenças imunossupressoras
· Tratamentos imunossupressores 
· Diabetes 
· Alterações hormonais Mutação 
04. Polimorfismo genético é variação na sequencia do DNA com frequência maior do que 1% em determinada população. Variação na sequencia do DNA rara em uma população, menor que 1%.
05. Os estudos que mostram evidências de predisposição genética para a periodontite podem ser agrupados em quatro tipos de pesquisa:
· estudos com gêmeos; 
· estudos com famílias; 
· estudos de doenças hereditárias e síndromes genéticas; 
· e estudos de população.
Tais tipos de pesquisas realizam, por exemplo, testes de hipóteses sobre hereditariedade da doença e modo de transmissão
06. Polimorfismos genéticos são muito úteis nos estudos de uma área da genética chamada genética de populações. As frequências de alelos e dos genótipos (combinação de dois alelos, um que foi herdado da mãe e outro do pai, em espécies diploides) de um dado polimorfismo podem variar entre um grupo de indivíduos com uma doença e um grupo saudável.
Se, por meio de análise estatística, um genótipo ou um alelo for associado com uma doença, ou seja, com frequência significativamente aumentada no grupo de afetados comparada ao grupo sem a doença, sugere­se que a sua presença influencie a ocorrência da doença. A partir disso, podem ser iniciados estudos que investiguem a funcionalidade desse polimorfismo, o que contribuirá para compreender o papel biológico desse gene na etiologia e patogenia da doença.
07. Terapia gênica
Fármacos
Modulação da resposta 
Bloquear vias de progressão da doença
Controlar a resposta inflamatória

Continue navegando