Buscar

EXERCÍCIOS Acupuntura aplicada a estética facial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS Acupuntura aplicada a estética facial
1. Os sentimentos, Shen, estão intimamente relacionados com a aparência, pois as emoções fazem parte integral do indivíduo e a estética é a representação do conjunto de características físicas, mentais e emocionais. A acupuntura estética deve observar e tratar o Shen através do órgão que o abriga.
Em qual órgão do sistema Zang Fu o Shen é abrigado?
B - O Shen é abrigado no Coração.
O Shen é o conjunto de sentimentos, o centro emocional. Ele está abrigado no Coração (C) que, segundo a teoria Zang Fu, é um órgão Zang de característica Yin, pertencente ao elemento fogo de acordo com a teoria dos Cinco Elementos.
2. O maior órgão do corpo humano é a pele. Ela está vinculada ao órgão energético Pulmão que, segundo a teoria Zang Fu, é um órgão Zang de característica Yin. Na estética facial a harmonização da pele é um dos grandes objetivos.
Segundo a Teoria dos Cinco Elementos, esse tecido pertence a qual elemento da medicina oriental?
D - A pele está vinculada ao elemento Metal.
A pele é o maior órgão do corpo humano e está vinculado ao Pulmão que, segundo a teoria Zang Fu, é um órgão Zang de característica Yin, pertencente ao elemento Metal de acordo com a teoria dos Cinco Elementos. Na estética facial, a harmonização da pele está fortemente associada. Devido às características do órgão Pulmão, sugere-se que na maioria dos protocolos de tratamento ele estará envolvido.
3. A formação de rugas e marcas de expressão ocorre quando há um desequilíbrio muscular facial e redução da elasticidade da pele. Cada músculo facial possui pontos de comando utilizados pela acupuntura estética facial.
Como esta técnica age nesses pontos?
A - A acupuntura age na musculatura em desequilíbrio tonificando ou sedando.
Sugere-se que a formação da ruga é o desequilíbrio entre músculos agonistas e antagonistas. A acupuntura permite estimular agonistas ou relaxar a musculatura antagonista a fim de retomar este equilíbrio. Os pontos utilizados com esse fim são os pontos de comando. O princípio de tratamento de rugas faciais segue a ideia de sedar musculatura agonista que demonstra muita força de contração provocando dobras na pele e tonificar musculatura antagonista para que evite relaxamento excessivo.
4. Na acupuntura estética facial, a utilização de agulhas é muito comum. Porém, há vários recursos disponíveis além das agulhas, como o microagulhamento, eletroacupuntura, laser, eletroestimulação transcutânea, Hai Hua e a moxabustão.
Onde são aplicadas essas outras técnicas para o tratamento de rugas?
C - Essas técnicas são aplicadas nos mesmos pontos de acupuntura indicados para agulhamento.
Os principais recursos da medicina oriental disponíveis são agulhas sistêmicas, agulhas ting (faciais), microagulhamento, eletroacupuntura, laser, eletroestimulação transcutânea, Hai Hua e moxabustão. Os pontos selecionados para o tratamento de rugas podem ser estimulados por um ou mais métodos, ou seja, os acupontos podem receber estímulo pela agulha ou por outra técnica. Assim como as agulhas, os demais recursos são aplicados de forma local e sistêmica, seguindo as bases da medicina chinesa.
5. O tratamento por meio da medicina oriental busca sempre o equilíbrio. Quando rugas faciais são a queixa relatada pelo paciente, a harmonia da musculatura facial deve ser observada pelo terapeuta.
Buscando a harmonização energética e estética para tratar rugas parabucais proximais, qual musculatura deve-se tonificar com os pontos E3, IG20 e qual deve-se sedar com o ponto E4?
B - Tonificar o elevador da boca. Sedar o depressor do ângulo da boca.
No caso das rugas parabucais proximais, elas apresentam-se próximas à comissura labial e seu fator etiológico é o excesso de tensão no depressor do ângulo da boca (agonista) e sedação do elevador da boca (antagonista). Para tratamento com acupuntura aplicam-se agulhas para sedação dos pontos de comando ligados ao agonista (ponto E4) e tonifica-se pontos próximos ao antagonista (pontos E3 e IG20).​​​​

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes