Buscar

Aplicação da Legislação Tributária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aplicação da Legislação Tributária
Aplicação da Legislação Tributária
♦ REGRA: fatos geradores (FG) futuros e pendentes (a ocorrência teve início, mas não se completou) – Princípio da Irretroatividade (FG periódicos – propriedade – 1° de janeiro de cada ano - IPTU);
♦ EXCEÇÃO: aplicação a fatos pretéritos. Art. 106, CTN: Lei expressamente interpretativa: lei posterior que esclarece dispositivos de lei anterior. (atividade atípica). 
APLICAÇÃO RETROATIVA da Legislação Tributária:
CTN. Art. 106. A lei aplica-se a ato ou fato pretérito:
 I – em qualquer caso, quando seja expressamente INTERPRETATIVA, excluída a APLICAÇÃO de PENALIDADE à infração dos dispositivos interpretados;
 II – tratando-se de ato NÃO definitivamente julgado: 
a) quando deixe de defini-lo como infração;
b) quando deixe de tratá-lo como contrário a qualquer exigência de ação ou omissão, desde que não tenha sido fraudulento e não tenha implicado em falta de pagamento de tributo; 
c) quando lhe comine PENALIDADE MENOS SEVERA que a prevista na lei vigente ao tempo da sua prática.
♦ somente a lei pode estabelecer a cominação de PENALIDADES para ações e omissões contrárias a seus dispositivos;
♦ quando uma lei deixar de definir um ato como infração, essa lei, de acordo com o CTN, deverá ser aplicada a ato pretérito, desde que ainda não tenha sido definitivamente julgado;
♦ a lei tributária se aplica a ato ou fato pretérito, quando seja expressamente interpretativa;
♦ a lei tributária será aplicada a fatos que venham a ocorrer após sua vacatio legis, se houver, e também a fato pretérito quando for meramente interpretativa, EXCETO para a aplicação de PENALIDADE à INFRAÇÃO DOS DISPOSITIVOS INTERPRETADOS;
EX.: Uma lei hipotética do município de São Paulo reduziu de 50% para 30% o percentual da penalidade aplicável ao sujeito passivo que descumpriu uma determinada obrigação tributária. Esse novo percentual de penalidade se aplica em relação a todas as infrações cometidas DEPOIS da entrada da lei em vigor e, em relação àquelas cometidas antes dessa data, SOMENTE em relação aos processos não definitivamente julgados.
♦ os tratados e convenções internacionais podem revogar ou modificar a legislação tributária interna.
♦ a lei tributária será aplicada a fatos que venham a ocorrer após sua vacatio legis, se houver, e NÃO a fato pretérito quando aumentar a alíquota do tributo;
♦ a lei tributária será aplicada a fatos que venham a ocorrer após sua vacatio legis, se houver, e NÃO a fato pretérito quando cominar pena mais severa à infração tributária;
♦ a lei tributária será aplicada a fatos que venham a ocorrer após sua vacatio legis, se houver, e também a fato pretérito quando deixar de tratar o fato como contrário a qualquer exigência de ação ou omissão, mesmo que tenha sido fraudulento e não tenha implicado falta de pagamento de tributo em relação à lei vigente ao tempo da sua prática e o fato ainda não tiver sido definitivamente julgado;
♦ a lei tributária será aplicada a fatos que venham a ocorrer após sua vacatio legis, se houver, e também a fato pretérito quando diminuir o percentual da multa aplicável em relação à lei vigente ao tempo da sua prática e o fato ainda não tiver sido definitivamente julgado;
CTN. Art. 110. A lei tributária não pode alterar a definição, o conteúdo e o alcance de institutos, conceitos e formas de direito privado, utilizados, expressa ou implicitamente, pela Constituição Federal, pelas Constituições dos Estados, ou pelas Leis Orgânicas do Distrito Federal ou dos Municípios, para definir ou limitar competências tributárias.
♦ a lei tributária não pode alterar a definição, o conteúdo e o alcance de institutos, conceitos e formas de direito privado, utilizados pela Constituição Federal, para definir ou limitar competências tributárias;
Questões
1. Quando uma lei deixar de definir um ato como infração, essa lei, de acordo com o CTN, deverá ser aplicada a ato pretérito, desde que ainda não tenha sido definitivamente julgado.
2. Quando uma lei deixar de definir um ato como infração, essa lei, de acordo com o CTN, não poderá ser aplicada a ato pretérito, se já tiver sido iniciado o processo relativo ao julgamento desse ato infracional.
3. Quando uma lei deixar de definir um ato como infração, essa lei, de acordo com o CTN,
A deverá ser aplicada a ato pretérito, desde que ainda não tenha sido definitivamente julgado.
B não poderá ser aplicada a ato pretérito, se já tiver sido iniciado o processo relativo ao julgamento desse ato infracional.
C não poderá ser aplicada a ato pretérito, em nenhuma hipótese.
D deverá ser aplicada a ato pretérito, apenas para excluir a exigência de juros de mora e de multa de mora, desde que ainda não tenha sido definitivamente julgado.
E poderá ser aplicada a ato pretérito, apenas para excluir a exigência de juros de mora, mesmo que o ato já tenha sido definitivamente julgado.
4. Uma lei hipotética do município de São Paulo reduziu de 50% para 30% o percentual da penalidade aplicável ao sujeito passivo que descumpriu uma determinada obrigação tributária.
Esse novo percentual de penalidade se aplica em relação a todas as infrações cometidas depois da entrada da lei em vigor e, em relação àquelas cometidas antes dessa data, somente em relação aos processos não definitivamente julgados.
5. Uma lei hipotética do município de São Paulo reduziu de 50% para 30% o percentual da penalidade aplicável ao sujeito passivo que descumpriu uma determinada obrigação tributária.
Esse novo percentual de penalidade se aplica
A apenas às infrações cometidas após a data em que essa lei entrou em vigor.
B apenas às infrações cometidas antes da data em que essa lei entrou em vigor.
C em relação às infrações cometidas tanto antes, como depois, da data em que essa lei entrou em vigor.
D em relação a todas as infrações cometidas depois da entrada da lei em vigor e, em relação àquelas cometidas antes dessa data, somente em relação aos processos não definitivamente julgados.
E em relação a todas as infrações cometidas depois da entrada da lei em vigor e, em relação àquelas cometidas antes dessa data, somente em relação aos processos não definitivamente julgados e desde que a nova lei mencione expressamente produzir efeitos retroativos.
6. A lei tributária não se aplica a ato ou fato pretérito, ainda que seja expressamente interpretativa, sob pena de violação do princípio da irretroatividade.
7. Somente a lei pode estabelecer a cominação de penalidades para ações e omissões contrárias a seus dispositivos.
8. Os tratados e convenções internacionais podem revogar ou modificar a legislação tributária interna.
9. O Poder Executivo pode, nas condições e nos limites estabelecidos em lei, alterar as alíquotas do imposto de Importação, Imposto de Exportação, Imposto sobre Produtos Industrializados e Imposto sobre Operações Financeiras.
10. A lei tributária não pode alterar a definição, o conteúdo e o alcance de institutos, conceitos e formas de direito privado, utilizados pela Constituição Federal, para definir ou limitar competências tributárias.
11. A expressão “legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes. Sobre a legislação tributária, assinale a afirmativa incorreta. 
A A lei tributária não se aplica a ato ou fato pretérito, ainda que seja expressamente interpretativa, sob pena de violação do princípio da irretroatividade.
B Somente a lei pode estabelecer a cominação de penalidades para ações e omissões contrárias a seus dispositivos.
C Os tratados e convenções internacionais podem revogar ou modificar a legislação tributária interna.
D O Poder Executivo pode, nas condições e nos limites estabelecidos em lei, alterar as alíquotas do imposto de Importação, Imposto de Exportação, Imposto sobre Produtos Industrializados e Imposto sobre Operações Financeiras.
E A lei tributária não pode alterar a definição, o conteúdo e o alcance de institutos, conceitos e formas de direito privado,utilizados pela Constituição Federal, para definir ou limitar competências tributárias.
12. A lei tributária será aplicada a fatos que venham a ocorrer após sua vacatio legis, se houver, e também a fato pretérito quando aumentar a alíquota do tributo;
13. A lei tributária será aplicada a fatos que venham a ocorrer após sua vacatio legis, se houver, e também a fato pretérito quando cominar pena mais severa à infração tributária;
14. A lei tributária será aplicada a fatos que venham a ocorrer após sua vacatio legis, se houver, e também a fato pretérito quando deixar de tratar o fato como contrário a qualquer exigência de ação ou omissão, mesmo que tenha sido fraudulento e não tenha implicado falta de pagamento de tributo;
15. A lei tributária será aplicada a fatos que venham a ocorrer após sua vacatio legis, se houver, e também a fato pretérito quando diminuir o percentual da multa aplicável em relação à lei vigente ao tempo da sua prática e o fato ainda não tiver sido definitivamente julgado;
16. A lei tributária será aplicada a fatos que venham a ocorrer após sua vacatio legis, se houver, e também a fato pretérito quando for meramente interpretativa, mesmo para a aplicação de penalidade à infração dos dispositivos interpretados.
17. A lei tributária será aplicada a fatos que venham a ocorrer após sua vacatio legis, se houver, e também a fato pretérito quando:
A aumentar a alíquota do tributo;
B cominar pena mais severa à infração tributária;
C deixar de tratar o fato como contrário a qualquer exigência de ação ou omissão, mesmo que tenha sido fraudulento e não tenha implicado falta de pagamento de tributo;
D diminuir o percentual da multa aplicável em relação à lei vigente ao tempo da sua prática e o fato ainda não tiver sido definitivamente julgado;
E for meramente interpretativa, mesmo para a aplicação de penalidade à infração dos dispositivos interpretados.
Gabarito
1 CERTO. 2 ERRADO. 3A. 4 CERTO. 5D. 6 ERRADO. 7 CERTO. 8 CERTO. 9 CERTO. 10 CERTO. 11A. 12 ERRADO. 13 ERRADO. 14 ERRADO. 15 CERTO. 16 ERRADO. 17D.

Outros materiais