Buscar

BULLYING NAS ORGANIZAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
O bullying nas organizações é uma prática que prejudica tanto a vítima quanto a empresa, situações como essas acaba impactando a saúde física e mental dos colaboradores.
Sendo assim, devemos priorizar esse tipo de comportamento eliminando ocorrências que possam causar danos a organização e conseguindo aumentar o desempenho e produtividade dos colaboradores. 
BULLYING NAS ORGANIZAÇÕES
A prática do bullying se torna mais comum no momento que ingressamos para o ensino fundamental, crianças e até mesmo adultos são abusadas moralmente por outras pessoas.
Essa prática da sociedade está sendo incluída no mercado de trabalho algo que não podemos admitir. Como Psicólogos organizacionais devemos abolir qualquer tipo de prática que gere desconforto ao colaborador e eliminando situações, conseguindo de forma rápida o aumento da produtividade dos colaboradores.
Qualquer tipo de mudança corporativa é difícil, vemos resistências nas pessoas sobre esse assunto, e com isso devemos iniciarmos o desenvolvimento e treinamento dos gestores/líderes assim sanaremos grande parte dos problemas organizacionais. Tendo um gestor/líder que esteja disposto a vestir a camisa da empresa é visto de imediato mudanças significativas.
Com o desenvolvimento dos gestores incluiremos comunicações e notificações informando como isso afeta a todos no ambiente de trabalho, havendo faltas constantes dos colegas e consequentemente sobrecarga para os demais.
Deve ser feito de imediato uma política organizacional com a intolerância zero sobre qualquer tipo de agressão física ou moral.
A persistência é o melhor caminho para o êxito (SIR CHARLIE CHAPLIN), sendo assim continuar com a exibição de palestrar uma vez ao mês e criando rodas de convívio entre os colaboradores para apresentar suas experiencias de vida sobre situações que deixou constrangimento. 
E a realização de uma pesquisa de clima organização logo no início e após todo a movimentação, vamos conseguir identificar se surgiu efeito todo o trabalho desenvolvido e como podemos melhorar como empresa.
CONCLUSÃO
O bullying deve ser tratado com um problema nas organizações, verificamos que através dessa atitude é algo que pode prejudicar tanto o colaborador quanto o mercado de trabalho. O bullying é difícil ser eliminada, porém é viável realizar atividades que possam minimizar ao máximo essas situações.
É Claro que qualquer pessoa que presencie esse ato deve denunciar de imediato, se eliminarmos essa prática criamos um ambiente de trabalho saudável e uma empresa exemplar.

Continue navegando