Buscar

14 TEMA - ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
· desrespeitar os direitos humanos.
· tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”. 
· fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
· apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto. 
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Consumo de álcool entre os jovens no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Alcoolismo cresce entre os jovens e preocupa OMS e especialistas
[...]
Relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou o álcool como o maior responsável por mortes de brasileiros entre 15 e 19 anos, seja em acidentes ou por paradas cardíacas. No Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dados registram aumento crescente no consumo de bebidas alcoólicas nesta faixa etária.
Ainda conforme levantamento do IBGE, divulgado no fim de agosto, pouco mais da metade dos alunos do 9º ano já experimentaram bebida alcoólica. O número equivale a 1,5 milhão de adolescentes de 13 ou 14 anos.
"O adolescente tem maior fragilidade com relação à condição clínica. Ele vai ter mecanismos de não conseguir manter o estado orgânico preservado. Ele pode ter uma condição de desmaios ou coma, né? Ou uma parada cardiorrespiratória, porque o álcool é um sedativo e, com o passar do uso, ele começa a ficar mais lento. Ele também pode ter um quadro depressivo com o uso excessivo do álcool", diz o psiquiatra Gabriel Monich Jorge.
[...]
Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/11/alcoolismo-cresce-entre-os-jovens-e-preocupa-oms-e-especialistas.html
TEXTO II
O uso de bebidas alcoólicas pelos jovens brasileiros está cada vez mais comum. Aumentando consideravelmente os riscos do alcoolismo na adolescência ou quando estes chegarem à idade adulta.
A fase da adolescência é um período do desenvolvimento humano, que envolve mudanças biológicas, cognitivas, emocionais e sociais, que tendem a acompanhar as pessoas ao longo da vida. Partindo desse princípio pode-se afirmar que se trata de uma etapa da vida extremamente importante para a construção do ser humano.
Neste período os jovens e adolescentes são constantemente conduzidos pelo impulso e pela curiosidade de conhecer e experimentar novas experiências. E por mais que a venda do álcool seja proibida por lei, para menores de 18 anos, a aceitação da sociedade pelo consumo do álcool e o fácil acesso, influenciam o consumo precoce dessas substâncias.
A relação do álcool com a diversão, status social, euforia e festas, levam os adolescentes ao consumo, que, ao sentirem a sensação de relaxamento causada pelos efeitos do álcool, passam a repetir a experiência. Entrando, assim, no ciclo de evolução da dependência alcoólica.
No entanto, o envolvimento entre jovens e álcool é muito mais perigoso do que o consumo na idade adulta e os danos podem ser maiores e permanentes. 
Problemas Sociais
O envolvimento de adolescentes com o álcool produz consequências desastrosas para toda a sociedade. As mudanças no comportamento dos jovens podem levá-los a práticas e atitudes irresponsáveis, como o sexo inseguro e a violência sexual, dirigir alcoolizado, envolvimento em brigas e suicídio.
Danos Cerebrais
O consumo de bebidas alcoólicas na adolescência afeta a capacidade cognitiva, prejudicando o desenvolvimento do cérebro. Por consequência os danos cerebrais afetam o desempenho escolar e o relacionamento com as demais pessoas.
Fonte: https://www.gruporecomeco.com.br/o-que-e-o-alcoolismo/riscos-do-alcoolismo/alcoolismo-na-adolescencia/
TEXTO III
- Jovens entre 14 e 17 anos são responsáveis por 6% de todo o álcool comercializado no país (Fonte: Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras drogas - Abead)
- 80% dos alcoólatras deram o primeiro gole antes dos 18 anos (Fonte: Centro de Referência em Álcool, Tabaco e ouras Drogas - CRATOD)
- Pesquisa do Ministério da Saúde apontam que 18,9% da população brasileira exagera na bebida.
- O álcool causa 4% das mortes no mundo. O número é maior que o registrado pela Aids, Tuberculos e violência. (Fonte: Organização Mundial da Saúde - OMS)
- 80% dos adolescentes brasileiros já beberam alguma vez na vida. (Fonte: Universidade Federal de São Paulo - Unifesp)
- 22% dos universitários estão sob risco de desenvolver dependência de álcool. (Fonte: Secretaria Nacional Antidrogas - Senad)
- O consumo de álcool cresce significativamente a partir dos 16 anos, principalmente entre os meninos.
Acesse o infográfico completo em: http://www.rodrigooller.com/noticias/infografico-transito-e-alcool/

Continue navegando