Buscar

878Y - CONTR E AUTOMACAO INDUSTRIAL - MODULO7não repondidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

878Y - CONTR E AUTOMACAO INDUSTRIAL - MODULO 7
Exercício 1:
Os inversores são conversores utilizados para a alimentação de motores de indução em aplicações de velocidade variável, como a tração elétrica. A respeito dos inversores, NÃO é correto afirmar que:
A) os inversores podem ser classificados em fonte de tensão (VSI) ou fonte de corrente (CSI)
B) a modulação por largura de pulso (PWM) é o método mais comum para controlar a tensão de saída AC do inversor
C) os 3 métodos mais utilizados para a modulação por largura de pulso são: simples, múltipla e senoidal
D) na modulação por largura de pulso senoidal, os instantes de chaveamento são determinados pela interseção entre uma onda senoidal de modulação de referência e uma portadora triangular de alta freqüência
E) na modulação por largura de pulso senoidal, a freqüência de saída do inversor varia com a freqüência da portadora triangular
Exercício 2:
A respeito do emprego da chave eletrônica de partida (softstarter) para motores de indução, assinale a alternativa correta.
A) O princípio de funcionamento da softstarter é o mesmo do conversor de freqüência. Assim, para motores de pequena potência, no controle de velocidade normalmente se utilizam as softstarters ao invés dos conversores de freqüência por serem de custo mais reduzido.
B) A desvantagem das chaves eletrônicas softstarters é que elas produzem harmônicas, inclusive também na condição de regime normal de operação, ou seja, fora da partida e da parada do motor.
C) Durante a partida ou parada de um motor que utiliza a chave softstarter, não devem estar ligados capacitores em paralelo com o motor. Capacitores são ligados na condição de regime normal de operação para a correção do fator de potência do motor.
D) Para proteção de um motor que utiliza a chave eletrônica softstarter, é necessária a presença de fusíveis retardados do tipo diazed. Esses fusíveis possuem resposta lenta, para impedir a sua atuação indevida, mesmo com a utilização da chave eletrônica softstarter.
E) Devido à utilização da chave eletrônica de partida softstarter, é necessário que o motor seja ligado na ligação triângulo, e não na ligação estrela, para que a tensão aplicada ao motor seja a menor possível.
Exercício 3:
Existem duas aplicações distintas para uso em controle e supervisão. A primeira é conhecida como Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD) e a segunda, como Controle Supervisório e Aquisição de Dados (SCADA). A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
i. O software supervisório utiliza a representação de objetos estáticos e animados de forma amigável, que, juntos, representam todo o processo de uma planta em uma Interface Homem Máquina (IHM).
ii. Para que seja estabelecida a comunicação entre o Controlador Lógico Programável (CLP) e o software de supervisão, é utilizado um driver de comunicação.
iii. O sistema Hot-Standby tem como objetivo permitir que dois servidores de supervisão e controle estejam ativos simultaneamente, mesmo em ocorrência de possível falha de um deles. 
iv. A ausência de ferramentas como banco de dados, impressão de relatórios, geração de alarmes e histórico de tendências torna os sistemas de supervisão inapropriados ao operador. 
É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
A) I.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
Exercício 4:
Os sistemas instrumentados de segurança são fundamentais para a garantia operacional da unidade, da vida humana e dos equipamentos envolvidos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. 
I. Sistemas automáticos com votação 1 de 2 são configurados para que, no caso de um dos dois instrumentos estar funcionado a contento, este controle a malha em questão, enquanto o outro pode ser reparado.
II. Sistemas automáticos com votação 2 de 2 são configurados para que, no caso um dos dois instrumentos estar funcionando a contento, este controle a malha em questão, enquanto o outro pode ser reparado.
III. Uma utilização para o conceito de falha segura é quando o canal de entrada de um Controlador Lógico Programável (CLP) opera normalmente energizado, sendo que, em caso de falha do equipamento de campo ou caso haja o rompimento dos fios, o alarme e o intertravamento da lógica de controle atuam.
IV. Uma válvula normalmente aberta, instalada na saída de um tanque com gás pressurizado, está configurada para operar fechada, abrindo somente quando for solicitado, sendo que, em caso de shutdown, a alimentação elétrica desta válvula será desligada e, por questões de segurança, permanecerá fechada.
São corretas APENAS as afirmativas:
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) II e IV.
Exercício 5:
O emprego de inversores de frequência no acionamento de máquinas assíncronas tem se tornado cada vez mais comum, em vista da redução progressiva de custos na produção de dispositivos semicondutores e dos avanços tecnológicos nos circuitos de comando. Com relação aos inversores aplicados em acionamentos de motores de indução e suas estratégias de chaveamento, o(a):
A) emprego de tiristores em conversores do tipo Voltage Source Inverter torna desnecessário o uso de circuitos de comutação.
B) esquema de chaveamento PWM clássico realiza o controle da magnitude das tensões de saída do conversor através da alteração da frequência da portadora.
C) controle por banda de histerese permite controlar a abertura e o fechamento das chaves do conversor, por meio da comparação da tensão de referência com a tensão de saída.
D) controle de velocidade, através do ajuste da tensão e da frequência, impede a operação da máquina com velocidades acima do nominal.
E) anulação de determinados harmônicos produzidos no chaveamento PWM pode ser produzida por meio da determinação prévia do esquema de chaveamento.
Exercício 6:
Observe a tela de parte de um Sistema Supervisório:
Trata-se de uma tela de:
A) situação geral.
B) tendência em tempo real.
C) alarmes em tempo real.
D) receitas.
E) instrumentos em tempo real.
Exercício 7:
Em uma Interface Homem-Máquina (IHM) os gráficos de tendência mostram, através de sua imagem gráfica, como determinadas variáveis de processo mudam ao longo do tempo. Os dados mostrados podem ser obtidos em tempo real, sincronizados com o tempo de varredura do Controlador Lógico Programável (CLP), ou podem advir de um histórico arquivado. Com base nessas
informações, considere as afirmações a seguir:
I. Os dados mostrados na IHM podem ser utilizados na análise de tendência do processo.
II. As variáveis de processo podem ser arquivadas para garantir a conformidade com leis federais ou outras regulamentações. 
III. Por meio da IHM o operador terá condições de monitorar a eficiência da produção.
IV. Por meio da IHM o operador terá condições de alterar o tempo de varredura do CLP. São corretas APENAS as afirmações:
A) I e IV
B) II e IV
C) I, II e III
D) II, III e IV
E) I, II, III e IV
Exercício 8:
Em relação a aplicações com CLP, considere as seguintes afirmativas:
1. Para especificar a CPU devem ser determinadas as quantidades de entradas analógicas e digitais.
2. Para especificar a CPU devem ser determinadas as quantidades de saídas analógicas e digitais.
3. A tensão de comando dos contactores de acionamento das cargas é irrelevante para a determinação do CLP nas aplicações.
4. É boa prática utilizar bornes relés, para separar o sinal de campo dos cartões de entrada digital ou saída digital do CLP.
5. O protocolo de comunicação deve ser especificado quando da aquisição do CLP. Assinale a alternativa correta.
A) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
B) Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
E) As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

Continue navegando