Buscar

Resumo Agentes Agressores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As interações dos agentes agressores com o mecanismo de defesa dos organismos provocam lesões e doenças geradas por várias agressões. Isso ocorre quando alguma célula está muito estressada o que a torna incapaz de se adaptar, podendo ser reversível, se o estímulo não persistir ou não for intenso demais desde o começo, caso contrário, a célula sofre uma lesão que é irreversível. 
Essas lesões e doenças são divididas em dois grupos: 
Endógenas: que são relacionados as heranças genéticas, fatores emocionais, sistema imunológico, além de serem influenciados também pelo ambiente social. 
Exógenas: que são representadas por três agentes: 
Agente físico: variação de temperatura, força mecânica, alteração da pressão atmosférica, radiação. 
Agente biológico: vírus, bactérias, protozoários, distúrbio de nutrição. 
Agente químico: drogas ilícitas, agrotóxicos, poluentes ambientais, medicamentos. 
A célula normal é bem limitada por conta dos substratos metabólicos e restrições das células vizinhas, porém ela continua capaz de manter um equilíbrio que é chamado de homeostase. Quando acontecem as alterações no organismo as células passam por adaptações estruturais e funcionais reversíveis, alcançando assim um novo equilíbrio e quando o estímulo é eliminado, a célula volta ao seu estado normal sem ter sofrido qualquer lesão. 
No entanto, se esses limites forem excedidos, pode gerar uma lesão celular, podendo ela ser reversível ou irreversível, gerando morte celular. Uma delas é a necrose, considerada como uma forma desregulada, trazendo danos as membranas celulares e perda da homeostase. Já a apoptose é uma forma de morte celular pela dissolução nuclear, que fragmenta a célula sem perder totalmente a integridade da membrana. Lembrando que, a necrose é sempre um processo patológico enquanto a apoptose auxilia nos processos fisiológicos.

Continue navegando