Buscar

Psicologia e Odontologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia e Odontologia
Psicologia Aplicada à Odontologia
Segundo Moraes e Pessoti (1985), afirma que a psicologia aplicada a Odontologia constitui um corpo de conhecimentos teóricos e técnicos derivados da psicologia clínica da saúde e utilizado para:
· Avaliação
· Controle
· Modificação de comportamentos de indivíduos (clientes e familiares) inseridos em contextos de tratamento odontológico
Os diferentes procedimentos de intervenção psicológica podem ser aplicados a todas as áreas da Odontologia, da clínica geral às especialidades, incluindo a ortodontia, a periodontia e a endodontia.
Refletem uma filosofia da atenção integral à saúde do homem, em sua unidade biopsicossocial, considerando seu ambiente físico e seu meio sociocultural.
Objetivo
· Interferir nas variáveis psicossociais que medeiam os processos de diagnóstico, tratamento e reabilitação em Odontologia
· Promover e manter o estado geral de saúde do indivíduo
· Prevenir e facilitar o enfrentamento eficiente de situações de tratamento dos transtornos bucais de usuários de sistemas de saúde
Variáveis psicossociais
Todos os elementos psicológicos que os indivíduos têm ou adquirem por meio de imitação ou experiência, tais como:
· Sentimentos
· Crenças
· Ideias 
· Pensamentos
Uma das variáveis psicossociais de maior preocupação de indivíduos que frequentam consultórios de Odontologia é o medo.
O medo é uma sensação natural que os indivíduos apresentam como resposta a situações percebidas como estressantes ou aversivas e sobre as quais se sentem impotentes.
Expostas a uma condição que tenha gerado medo, os adultos ou as crianças tendem a apresentar algum tipo de defesa, que pode ser representada pelas seguintes possibilidades:
· Por comportamentos de fuga (que incluem deixar a situação o mais rápido possível, sair correndo ou ir embora). Ex: Filme “A fuga das galinhas”
· Por comportamentos em que evitam submeter-se à condição ou a uma situação específica da condição (designados como comportamentos de esquiva, como se recusar a sentar na cadeira ou abrir a boca para um exame clínico)
· Por comportamentos de imobilização motora (que incluem permanecer inerte, agarrado ao colo de um familiar, paralisado frente à situação percebida como ameaçadora ou recusar-se a abrir a boca)
· Por comportamentos de enfrentamento da situação (que incluem passar pela situação enfrentando, por meio de estratégias comportamentais e/ou cognitivas, os elementos identificados como aversivos).
“É salutar que o dentista aplique conhecimentos básicos de Psicologia em sua rotina diária. Certamente tal ação propicia um melhor e mais integrado relacionamento profissional-paciente, permitindo um diagnóstico global que envolve sintomas somáticos e psicológicos que necessitam ser correlacionados e avaliados”.
Pode-se definir Psicologia aplicada à Odontologia como: uma atitude geral que postula uma visão integrada do homem, na sua unidade corpo-mente, o qual sofre influências do ambiente físico e do meio sociocultural em que está inserido.
Estes aspectos, que muitas vezes são incluídos em algumas anamneses, necessitam ser entendidos, analisados e correlacionados com as patologias em questão,
Ampliam a visualização do paciente com seu meio e permitem um diagnóstico mais integrado, correlacionando as variáveis com seu estado atual.
Medo de dentista
· Geralmente, o medo é do procedimento odontológico.
· O corpo responde aos sentimentos de medo. 
Evidências:
· Unhas roídas
· Queda de cabelo
· Comportamentos de fuga ou esquiva

Outros materiais