Buscar

Aula 04 - Direito Constitucional para o Ministério Público do Estado - Estágio

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL
AS NORMAS CONSTITUCIONAIS NO TEMPO
DESCONSTITUCIONALIZAÇÃO: 
Quando surge uma nova CF, duas situações podem ocorrer com AS NORMAS CONSTITUCIONAIS ANTERIORES. I) as normas materialmente constitucionais é inteiramente revogada pela CF nova, sendo que, as normas formalmente constitucionais, se forem compatíveis com a nova CF, serão por ela recepcionadas como normas infraconstitucionais. Pode acontecer de forma expressa ou tácita. Se for previsto expressamente, é admitido no Brasil. (revogação por normação geral: revogação de todos os dispositivos da CF antiga).
RECEPÇÃO: 
Ocorre quando uma nova CF surge, ocorrendo dois fenômenos com as normas infraconstitucionais. As normas infraconstitucionais anteriores que forem materialmente compatíveis com a nova CF serão por ela recepcionadas, se não, serão não recepcionadas. Isso ocorre em razão do princípio da unidade do ordenamento jurídico. 
Incompatibilidade formal superveniente: a Incompatibilidade formal superveniente não impede, em regra, a recepção, mas faz com que a lei adquire um novo status. Ex. CTN (L.O, depois L.C). Exceção: Incompatibilidade formal superveniente decorre de uma mudança de competência dos entes federativos. 
Recepção Material de Normas constitucionais: é possível, desde que haja previsão expressa na CF. (CF nova recepciona institutos da CF antiga como norma constitucional).
CONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE
Ocorre quando a norma originalmente inconstitucional se torna constitucional com o surgimento de uma nova constituição ou de uma Emenda. 
O Entendimento do STF é que essa lei inconstitucional é um ato nulo, com vício de origem, de modo que o vício não pode ser sanado. Sendo assim, não se admite. 
EFEITO RESPRITINATÓRIO TÁCITO
A restauração automática de uma norma efetivamente revogada.
LINDB: salvo disposição em contrário, alei revogada não se restaura por a lei revogadora perdido a vigência. ISSO NAS QUESTÕES INFRACONSTITUCIONAIS.
Não se admite, também, tal instituto em âmbito constitucional, porém com justificativa diferente, baseada em dois princípios: I) Segurança Jurídica e; II) Estabilidade das relações Sociais. ADMITE-SE A REPRISTINAÇÃO EXPRESSA. 
Pode ocorrer em alguns casos: 
I) decisão de mérito proferida no controle abstrato com efeito “ex tunc”;
II) Concessão de Liminar em ADI.
MUTAÇÃO CONSTITUCIONAL
Conceito: são processos informais de modificação da constituição, sem se alterar seu texto. 
Laband e Jellinek
Mecanismos:
I) Costumes: Países de comom law.
II) Interpretação: Texto e norma são coisas distintas. Sendo que, de um mesmo texto, pode-se extrair diferentes normas. 
Para que seja legítima precisa desses pressupostos:
I) respeito ao programa normativo;
II) Princípios estruturantes da CF não podem alterados.

Continue navegando