Buscar

AVALIAÇÃO I-Comunicação e Linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação I - Individual (Cod.:738622)Comunicação e Linguagem (ADG08)
1-A língua se difere da linguagem apesar das duas se complementarem. 
Sobre a língua, assinale a alternativa CORRETA:
A) A língua é um sistema de signos vocais que dão vida a um idioma, como o português. CORRETA
B) A língua é inata ao ser humano, ou seja, nascemos com ela.
C) A língua é diferente da linguagem, ela expressa toda a forma de comunicação possível entre os seres humanos.
D) A língua é um sistema de comunicação que pode se dar através das artes, como a pintura.
2-Referente é o contexto ou a situação a que a mensagem remete ou a situação na qual emissor e receptor estão inseridos. Assim, a linguagem irá adquirir diversas funções, como a de emocionar, informar, persuadir, fazer refletir. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os dois tipos de referentes:
A) Situacional e textual. CORRETA
B) Situacional e verbal.
C) Situacional e contextual.
D) Ocasional e nulo.
3-Informações que chegam incompletas, decisões que não são conhecidas por todos dentro da organização, departamentos que não conseguem alinhar demandas importantes são alguns dos muitos frutos das barreiras da comunicação. Com relação aos ruídos na representação mental, assinale a alternativa CORRETA:
A) Ocorre quando há falta de ordem e coerência por parte do canal.
B) Ocorre quando a autoridade das pessoas possui grande peso no recebimento de uma informação.
C) Ocorre quando o receptor não quer ter ciência do significado, deixando informações perdidas.
D) Ocorre quando há certa confusão devido à obtenção de dados por parte do receptor, o que faz este construir uma imagem equivocada do que é dito. CORRETA
4-Linguagem é o sistema pelo qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja por meio da fala, da escrita ou de outros signos convencionais. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que identifica as duas modalidades de linguagem verbal:
A) Escrita e por meio de cores.
B) Escrita e oral. CORRETA
C) Falada e gestual.
D) Oral e por meio de expressões.
5-A língua é um sistema de representação constituído por palavras e por regras que se combinam, permitindo que expressemos uma ideia, uma ordem, emoção, enfim, um enunciado de sentido completo que estabelece comunicação. Tais regras e palavras são comuns aos membros de uma sociedade, assim, a língua pertence a toda comunidade.
A partir do uso que o falante faz da língua, como a fala, por sua vez, se concretizará?
A) No momento em que efetivamos o processo de comunicação, o fazemos através da fala ou da escrita. Ao analisarmos a história da humanidade ou a nossa, podemos perceber que primeiro falamos e depois escrevemos. Adquirimos a fala naturalmente, porém a escrita nos é ensinada. Na fala, o significante é sonoro; e na escrita, é gráfico. CORRETA
B) No momento em que efetivamos o processo de comunicação, realizamos o contato com o mundo. Ao analisarmos a história da humanidade ou a nossa, podemos perceber que primeiro falamos e depois escrevemos. Adquirimos a fala naturalmente, porém a escrita nos é ensinada. Na fala, o significante é sonoro; e na escrita, é gráfico.
C) No momento em que efetivamos o processo de comunicação, o fazemos através da fala ou da escrita. Ao analisarmos a história da humanidade ou a nossa, podemos perceber que primeiro escrevemos. Adquirimos a fala naturalmente. 
D) No momento da comunicação, utiliza-se a escrita. Ao analisarmos a história da humanidade ou a nossa, podemos perceber que primeiro falamos e depois escrevemos. Adquirimos a fala naturalmente, porém a escrita nos é ensinada. Na fala, o significante é sonoro; e na escrita, é gráfico.
6-É o remetente, ou seja, o que envia uma mensagem, e pode ser uma pessoa ou um grupo, um órgão, uma empresa, um canal de televisão. Quanto ao contexto da comunicação, assinale a alternativa CORRETA que denomina essa conceituação:
A) Emissor. CORRETA
B) Receptor.
C) Código.
D) Canais de comunicação
7-Existem vários tipos de comunicação. Ela pode ser direta, indireta, formal ou não, unilateral ou bilateral. 
Sobre o conceito de comunicação unilateral, assinale a alternativa CORRETA:
A) É desenvolvida espontaneamente através da estrutura sem formalidades e fora dos canais de comunicação estabelecidos pelo organograma de uma empresa e/ou instituição.
B) Ter em mente que é estabelecida de um emissor para um receptor, e este último é passivo. Pertencem a este grupo os locutores de uma rádio e da televisão. CORRETA
C) É uma transmissão oficial feita através das vias de diálogo que existem no organograma de uma empresa e/ou instituição.
D) Acontece nas conversas, nos diálogos, nas entrevistas, enfim, onde há uma troca de mensagens. Esse tipo de comunicação permite que se estabeleça, entre emissor e receptor, uma troca de papéis.
8-Normalmente, este conjunto de vocábulo é utilizado particularmente por uma categoria ou profissão.
A que o exposto se refere?
A) Linguagem culta.
B) Linguagem técnica ou jargão. CORRETA
C) Variante linguística.
D) Gírias.
9-Os elementos da comunicação instituem funções.
Sobre essas funções, assinale a alternativa CORRETA:
A) Função referencial; função emotiva; função conativa e/ou apelativa; função fática; função metalinguística; função emocional.
B) Função relativa; função emotiva; função conativa e/ou apelativa; função fática; função metalinguística; função poética.
C) Função referencial; função emotiva; função conativa e/ou apelativa; função fática; função metalinguística; função poética. CORRETA
D) Função relativa; função emotiva; função conativa e/ou apelativa; função fática; função metalinguística; função emocional.
10-No cotidiano profissional, utilizamos a comunicação para o desempenho de nossas atividades, o que traz muitos benefícios se seu uso for consciente. Quanto aos aspectos da comunicação formal, assinale a alternativa CORRETA:
A) Pode ser definida como a que o 99emissor está consciente do que pretende, embora o receptor não.
B) É desenvolvida espontaneamente por meio da estrutura sem formalidades e fora dos canais de comunicação estabelecidos pelo organograma de uma empresa ou instituição.
C) É uma transmissão oficial feita por meio das vias de diálogo que existem no organograma de uma empresa ou instituição. CORRETA
D) Caracteriza-se pelo processo comunicacional no qual duas ou mais pessoas estão cientes do que se quer fazer em comum.

Outros materiais