Buscar

AD1 GEOGRAFIA AGRARIA AD1 2021 1

Prévia do material em texto

AD1 GEOGRAFIA AGRARIA AD1 2021.1
Coordenador de Disciplina: Prof. Dr. Marcelo Antônio Sotratti
Tutor a distância: Gustavo Bezerra de Brito
Nome: Marlon Fernandes de Sousa
Matricula: 20112140065
Polo: Mesquita
Município Queimados
A origem do nome do município de queimados 
Sendo um dos treze municípios da Baixada Fluminense, queimados tem no seu gêneses, algumas histórias que nos emocionam e fertilizam a historiografia do Brasil. Em sua origem, três histórias formam a produção da formação do nome do município, são elas: de escravos sendo queimados, a existência de um leprosário onde os leprosos eram cremados e pôr fim, a queima dos corpos dos operários chineses que trabalhavam na estrada de ferro D.Pedro II, que morreram acometidos de malária e cólera. Essas narrativas históricas do seu nome, perpetuaram ao longo do tempo, mas, de todos os fatos da história, a que é documentada é a dos “chineses”, e esse é o principal ato que deu origem ao vernáculo popular” vou pela estrada dos queimados”, com isso a nomenclatura se espalha criando a origem do nome da cidade.
Queimados hoje é um município considerado como um dos polos industriais importantes do Estado do Rio de Janeiro, inserido na região hidrográfica do Guandu, com acesso privilegiado para as rodovias Presidente Dutra e o Arco Metropolitano. Possuindo uma extensão de 75,7 km² que está cercado pelos municípios de: Japeri, Nova Iguaçu e Seropédica.
A Figura logo abaixo apresenta o mapa da Baixada Fluminense, região onde o município de Queimados está situado.
Fig.1 - Mapa da baixada Fluminense 
Fonte: omelhordabaixada.com.br
Disponível em: https://omelhordabaixada.com.br/nesta-terca-queimados-sedia-forum-regional-de-desenvolvimento-economico/baixada-mapa
Dados populacionais de acordo com o último censo:
Fig.2- último censo
Fonte: IBGE
Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/queimados/panorama. Acessado em 05 mar. 2021.
Mudanças no espaço do município de Queimados
Queimados está inserido em um contexto histórico de assentamento da reforma agraria dentro da região do estado do Rio de Janeiro, onde moradores de áreas urbanas que vieram do campo, voltam as áreas rurais, fugindo da crise econômica e também motivados pela conquista de terras para serem cultivadas, Sendo um dos últimos municípios a conquistar sua autonomia política entre o ano de 1980 e 1990, Queimados então começa a ter grandes mudanças na sua paisagem, principalmente nas áreas rurais. Como foi dito antes, ele é um dos principais polos industriais dentro do rio de janeiro, mas seu desenvolvimento industrial tem gerado grandes impactos, criando cada vês mais espaços urbanizados transformando a originalidade do local, antes, uma cidade dormitório para cidade- industrial.
Distrito Industrial De Queimados 
 
Fig.3- polo industrial de Queimados
Fonte: baixadaon.com.br
Disponível em: https://conteudo.baixadaon.com.br/queimados/distrito-industrial-de-queimados-ganha-nova-unidade-metalurgica/attachment/parque-industrial-queimados-2/. Acessado em 05 mar. 2021.
Mesmo com tantas mudanças acontecendo no município a ainda há incentivos e força para a produção rural, como exemplo temos a ‘feira da roça” que motivada pela ONG AS-PTA, surge com o objetivo de dar sustentabilidade e apoiar a agricultura familiar através do projeto “Semeando a Agroecologia”, com parcerias entre a prefeitura e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), com isso, diversas famílias tem conseguido seu meio de subsistência e tem proporcionado alimentos de qualidade a toda a população.
Produtores rurais de Quiemados 
 
Fig.3- feira da roça de queimados
Fonte: prefeitura de Queimados 
http://queimados-rj.blogspot.com/2013/01/agricultores-da-feira-da-roca-de_25.html. Acessado em 05 mar. 2021.
Conclusão.
Muitos ainda são os desafios enfrentados pelos pequenos produtores rurais de Queimados, mas o incentivo proporcionado pela escolinha de Agroecologia em Nova Iguaçu e outras demais instituições tem permitido a diversificação dos produtos cultivados no município que vão de ovos de galinha caipira a húmus de minhoca.
O projeto feira da roça não é exclusivo da cidade de Queimados outras cidades como Nova Iguaçu tem incentivado esta pratica com resultados surpreendestes, que tem exposto em uma paisagem tomada pela urbanização um cenário rural que existe dentro dos seus limites, essa pratica tão antiga e que agora volta a tomar espaço, tem apresentado possibilidades diversificadas com produtos de qualidade e isso tem resultado, qualidade econômica na vida do produtor e na saúde do seu comprador e por último, resgata a cultura e sabores já esquecidos e afogados pelo desejo capitalista das grandes indústrias.
Referencias:
ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. Queimados. Disponível em: atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil m/queimados_rj. Acessado em 05 mar. 2021.
BRASIL. Prefeitura Municipal de Queimados. Disponível em: https://www.queimados.rj.gov.br. Acessado em 05 mar. 2021.
EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA. Disponível em: https://www.embrapa.br/>. Acessado em 05 mar. 2021. 
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/queimados/panorama. Acessado em 05 mar. 2021.
PERFIL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: PESQUISA DE INFORMAÇÕES BÁSICAS MUNICIPAIS 1999. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Rio de Janeiro, IBGE, 2001.
SCHMITT, C. J. Encurtando o caminho entre a produção e o consumo de alimentos. Revista Agriculturas: experiências em agroecologia, v. 8, n. 3, set. 2011.

Continue navegando