Buscar

Documento 1

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 2 (AOL 2)
Módulo B - 80009 . 7 - Físico-Química - D1.20221.B
Atividade de Autoaprendizagem 1
Conteúdo do teste
· Pergunta 1
· 0 ponto
· O volume é uma das variáveis que um gás possui, as outras são temperatura e pressão. Mesmo possuindo uma massa, os gases não têm sua forma definida ou seu volume constante. O volume vai justamente representar o espaço que ele ocupa, podendo ser um recipiente grande ou pequeno, porém, ele ocupará todo o espaço a ele ofertado.
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito dos gases e seu comportamento, especialmente o volume ocupado por eles, analise as afirmativas a seguir.
· I. A variável de estado volume também é estudada pela transformação isocórica ou segunda lei de Charles e Gay-Lussac.
· II. O volume de um gás tem sua medida determinada no SI (Sistema Internacional) em m³ ou em litros.
· III. Um gás ocupa um recipiente ou área de acordo com seu tamanho, pois o gás tem a característica da expansibilidade.
· IV. Observando a equação de volume , podemos considerar que as variáveis P e T são, respectivamente, peso e temperatura.
· Está correto apenas o que se afirma em:
· II e IV.
· I e IV.
· I, II e III.
· I e III.
· II, III e IV.
· Pergunta 2
· 0 ponto
· Um cientista se questionou sobre o comportamento do volume do gás nitrogênio e resolveu investigar sua evolução por meio de um experimento. Ele considerou a massa molar do nitrogênio no valor de 28g por mol. Em sua pesquisa, ele utilizou 140 gramas de nitrogênio, adotou a pressão atmosférica normal e temperatura de 0°C. 
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o volume dos gases, pode-se afirmar que o volume final do gás nitrogênio é de:
· V = 5 L.
· V = 112 L.
· V = 28 L.
· V = 110 L.
· V = 200 cm³.
· Pergunta 3
· 0 ponto
· O gás metano (CH4) possui massa molecular de 16 g/mol e foi submetido a um processo de queima. Precisamos determinar à que temperatura 4 gramas desse gás deverá ocupar um volume de 5 litros, considerando que ele está sendo submetido a uma pressão de 380 mmHg.
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre temperatura dos gases, pode-se afirmar que a temperatura encontrada após a queima será de:
· T = 122 K.
· T = 130 K.
· T = 25 K.
· T = 16 K.
· T = 5 K.
· Pergunta 4
· 0 ponto
· Um cientista resolveu investigar o comportamento da massa de gás Y submetido a uma pressão de 2,0 atm. Ele fez experimentos que expandiram a massa do gás que, após esse processo, passou a ocupar um volume de 20,0L. Trabalhando com o volume constante, o cientista ainda observou que a pressão da massa se elevou para 4,0 atm.
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre volume dos gases, pode-se afirmar que a temperatura do Y é de:
· T2 = 310 K.
· T2 = 80 K.
· T2 = 300 K.
· T2 = 610 K.
· T2 = 620 K.
· Pergunta 5
· 0 ponto
· O gráfico a seguir representa o comportamento de um gás sujeito à Lei de Boyle, ou seja, em que consideramos que o produto entre a pressão e volume será sempre uma constante (P.V = K), em que P representa a pressão, V representa a velocidade e K é a constante.
· 
· Considerando o gráfico apresentado e o conteúdo estudado sobre a Lei de Boyle, pode-se afirmar que:
· o gráfico aborda o conceito de transformação isofosfórica.
· o gráfico aborda o conceito de transformação isovolumétrica.
· o gráfico aborda o conceito de transformação isotérmica.
· o gráfico aborda o conceito de transformação isocórica.
· o gráfico aborda o conceito de transformação isobárica.
· Pergunta 6
· 0 ponto
· Em um dado experimento, o gás argônio foi aprisionado em um balão. Para dar procedimento à experiência, foi utilizado um volume de 20 litros do gás. Também foi considerado o número de mols que, nesse caso, foi igual a 3, e a temperatura de 20ºC.
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a pressão dos gases, pode-se afirmar que a pressão encontrada nesse experimento é de:
· P = 30,0 atm.
· P = 36,0 atm.
· P = 3,0 atm.
· P = 20,0 atm.
· P = 3,6 atm.
· Pergunta 7
· 0 ponto
· O ar que respiramos é composto por uma mistura de gases e outras substâncias químicas que são importantes para a propagação e preservação da vida. Esses auxiliam a fotossíntese das plantas e respiração dos animais de um modo geral. Dentre eles, podemos destacar o nitrogênio, uma vez que, é o gás de maior abundância na atmosfera.
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
· I. ( ) O nitrogênio é essencial para a manutenção do ecossistema.
· II. ( ) O gás nitrogênio oferta à natureza a fertilização do solo, uma vez que circula por ele e pelas plantas, a partir da ação de outros gases, como o dióxido de carbono.
· III. ( ) O nitrogênio é um elemento que não se combina facilmente a outros elementos químicos na natureza.
· IV. ( ) O nitrogênio está na atmosfera sob a forma de gás, sendo esse seu maior repositório, uma vez que a atmosfera é composta por 8% desse elemento.
· V. ( ) O nitrogênio é encontrado em abundância no solo.
· Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:
· V, V, F, F, F.
· V, F, V, F, V.
· V, V, V, F, F.
· F, F, F, V, F.
· F, V, F, F, V.
· Pergunta 8
· 0 ponto
· O gás é um dos estados da matéria que não possui forma ou volume definidos. Ele tem em sua formação uma infinidade de partículas (cátions, íons, elétrons, etc), que foram elementos de estudo de diversos cientistas ao longo dos séculos. Porém, com o avanço das pesquisas, pode-se isolá-lo e observar suas peculiaridades. 
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gases, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
· I. ( ) Gás é um fluido que possui as propriedades de compressibilidade e expansibilidade e que tende a ocupar todo o espaço onde está contido.
· II. ( ) Gás é um líquido cujas moléculas que o constituem estão bastante espaçadas umas das outras.
· III. ( ) A expansibilidade representa para os gases a capacidade de ocupar um maior espaço.
· IV. ( ) A compressibilidade consiste na capacidade que um gás tem de reduzir o seu volume quando se encontra sob pressão. 
· Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
· F, V, F, V.
· V, F, V, V.
· V, F, V, F.
· V, V, F, V.
· F, F, V, V.
· Pergunta 9
· 0 ponto
· Foi realizado um experimento com o gás hélio, em que esse foi confinado em um local, ocupando um volume de 500 cm3, sendo submetido a uma pressão de 400 mmHg, com a variável temperatura de 300 K. Além disso, foi feita uma manipulação em alguns parâmetros desse experimento, em que houve alteração do volume para 600 cm3, e da temperatura para 373 K.
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que a pressão final do gás hélio é de:
· P2 = 270 mmHg.
· P2 = 414 mmHg.
· P2 = 900 mmHg.
· P2 = 200 mmHg.
· P2 = 373 mmHg.
· Pergunta 10
· 0 ponto
· Um gás X foi aprisionado e está ocupando uma determinada sala. Sabendo-se que na sala temos a presença de apenas 5mols desse gás, e que a sala comporta um volume de 120 litros e tem uma pressão de 0,82 atm, temos nmol = 5; V = 120 L; P = 0, 82atm.
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre temperatura dos gases, pode-se afirmar que a temperatura do gás X é de:
· T = 120 K.
· T = 250 K.
· T = 82 K.
· T = 24 K.
· T = 240 K.

Continue navegando