Buscar

ESTUDO DE CASO Módulo B Fase I Ano 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO Módulo B Fase I Ano 2021
TEMA RELIGIAO E RELIGIOSIDADE
O termo religião se refere as crenças, e seus princípios que conecta de acordo com os de uma determina comunidade. Já a questão da religiosidade trata-se de uma ligação pela qual cada indivíduo possui de acordo com sua crença.
 Agora a diferença entre religião e religiosidade, e por “religião” um conjunto de crenças, valores, estilo de vida e práticas devocionais que é regida sob um nome e uma figura institucional. 
Os costumes e regras são os mais variados: alguns são vegetarianos, outros não comem a noite, alguns tem o compromisso de disseminar sua filosofia e outros fazem voto de silêncio, para uns imagens são sagradas e para outros locais são sagrados e cada um em sua própria língua atribui um nome a Deus. Cada religião possui uma bandeira, uma proposta filosófica e um conjunto de regras que tem como origem um contexto sociocultural. é predominante em diversos países no mundo, dentre eles os Estados Unidos sendo que sua religião é definida por diversas crenças como: o judaísmo, budismo, hinduísmo e o islã. 
De acordo com um relatório internacional sobre intolerância religiosa de 2019 no Brasil, cita que a constituição proíbe os governos federais, estaduais e municipais de apoiar ou impedir qualquer tipo religião.
Logo após diversas situações de discriminações religiosas, ataques e denúncias foi criado o dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa que é celebrado no dia 21 de janeiro. 
O Brasil, tem como um enorme desafio a intolerância, de achar que sua crença é única e verdadeira submetendo a impor que o outro aceite e siga a sua crença, nas maiorias das vezes acaba dando brigas e desentendimento , por um não respeitar a crença do outro. 
O estado de SP possui uma grande população, são praticadas diversas religiões, as principais são: católicos 70,31%, evangélicos 17,04%, sem religião 7,28%, espíritas 2,10%, budistas 0,39%, umbandistas 0,21% e judeus 0,11%.
Também existem, comunidades religiosas que são menores como as islâmicas, judaicas, espíritas, budistas, gnósticos, anglicanos, evangélicos, e a indígena que possui crença e tradições próprias, entre muitos outros. 
Vale apontar que os evangélicos, como em todo o Brasil, veem conquistando cada vez mais adeptos e seguidores que professam a religião denominada por protestante. 
Na educação seria interessante trabalhar a proposta de forma lúdica e bem descontraída no qual o aluno, vai ter mais interesse pela aula sendo assim terá um melhor resultado e um bom desempenho, a respeito da diversidade e riquezas culturais das religiões, pode-se também propor o estudo de cada uma para descobrir suas histórias e tradições despertando o interesse pelo conhecimento e descoberta do aluno. 
Na sala de aula e importante proporcionar as mais variadas abordagens, por exemplo as palestras, a contação de história, jogos e brincadeiras, trabalhos de pesquisas etc.

Continue navegando