Buscar

Exercício Análise Administrativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício Análise Administrativa: aspectos fundamentais
1. Sobre o ambiente global em que as empresas atuam é CORRETO afirmar que:
Resposta correta.
C. Trata-se de um conjunto de forças e condições que vão além dos limites de uma organização e afetam a maneira como ela opera e molda seu comportamento.
Correto. É exatamente essa a definição de ambiente global.
2. O ambiente de tarefa é o conjunto de forças e condições originadas da relação entre empresa e seus fornecedores, distribuidores, clientes e concorrentes globais. Sobre o ambiente de tarefa, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
Resposta correta.
C. As forças socioculturais e demográficas fazem parte do ambiente de tarefa de uma empresa.
Não, pois fazem parte do ambiente geral da empresa. Em outras palavras, fazem parte do seu macroambiente.
3. A terceirização global é o processo por meio do qual as organizações compram insumos de outras empresas ou até mesmo produzem os próprios insumos ao redor do mundo, visando reduzir custos de produção e melhorar a qualidade ou o projeto de seus produtos. Neste contexto é possível afirmar que:
Resposta correta.
B. A terceirização global dificulta um adequado acompanhamento por parte do cliente em relação ao processo produtivo realizado pelo seu fornecedor. Essa situação pode se dar pela distância e, consequentemente, pelos custos envolvidos.
Sim, pois, se os fornecedores estão localizados em outros países, um acompanhamento presencial dos processos produtivos, por exemplo, pode se tornar inviável.
4. As afirmativas abaixo estão corretas em relação à análise do ambiente de negócios, seja ele de tarefa ou geral, EXCETO:
Resposta correta.
D. As forças econômicas, como as taxas de juros, inflação e desemprego, não precisam ser consideradas em uma análise administrativa.
Não, pois as forças econômicas fazem parte do ambiente geral e influenciam diretamente nas políticas e nas estratégias das empresas.
5. O envelhecimento da população é uma tendência demográfica que pode interferir nos negócios, podendo ser um estímulo ou mesmo um entrave para os gestores. Entre as afirmativas abaixo, qual área deve sofrer interferência mais direta dessa mudança na pirâmide populacional?
Você acertou!
B. Indústria farmacêutica.
Setor que sofre grande interferência do envelhecimento, pois os idosos compõem a sua principal fatia de mercado.

Continue navegando