Buscar

A parceria entre escola, família e sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4
A PARCERIA ENTRE ESCOLA, FAMILIA E SOCIEDADE
Acadêmicos¹
Tutor Externo²
	
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma breve reflexão sobre a importância da escola, da família e da sociedade no processo da construção da Cidadania. A família faz parte do primeiro contato do ser humano com o mundo que agora ele faz parte. Assim durante toda a vida o ser humano vai se relacionar com conhecimentos adquiridos na infância na primeira etapa da vida vindo da família. Conhecimentos esses e experiências que além de refletirem em nossa personalidade influenciarão também no processo de desenvolvimento da Cidadania. A escola tem um papel extremamente importante nesse processo, pois é um espaço institucionalizado de ensino, a escola se torna referência social e afetiva, funciona como um ponto de segurança para as questões socioemocionais dos alunos. Não podemos esquecer que para ela se desempenhar com êxito sua função, faz-se necessária a participação da família da sociedade. A sociedade por sua vez contribui na formação do caráter do indivíduo através do aprendizado, sejam com os amigos, colegas ou com as pessoas do meio habitado ou no cotidiano. Com a união desses eixos educacionais, a influência e a contribuição na educação e na formação do cidadão tem um poder de fazer com que o ser humano tenha êxito em sua formação.
Palavras-chave: Família, Escola, Sociedade.
1. INTRODUÇÃO
No texto discutiremos como a educação em variados espaços influenciam na formação do ser humano citaremos o papel da educação nesse processo sem esquecer que ela não é a única responsável por essa conquista mais um dos pilares.
 A família é um grupo primário e, consequentemente associa-se instruindo na aprendizagem da criança impondo limites e valores da nossa sociedade como honestidade, respeito e igualdade. 
[...] Todo o seu progresso psicológico foi realizado, até então, através das relações com outrem, principalmente os pais. De começo, a criança fundiu-se com as pessoas que a rodeiam, identificou-se com elas, foi invadida pela sua presença [...]. (Médici, 1961, p. 40).
Secundário são os grupos de trabalho, estudo e instituições. A parceria de união entre escola e família irá proporcionar à criança um desenvolvimento muito mais significativo e prazeroso. Com a parceria de ambos o interesse na aprendizagem do indivíduo causa curiosidade de motivação maior pelos quais todos os seres humanos passam ao longo da vida e são imprescindíveis a sua formação como cidadão e seres sociais preparando para o futuro de uma sociedade com objetivos comuns.
A escola é um lugar institucional de educação para a cidadania. Fazendo junto demonstrando, fornecendo pista, instruindo, dando assistência a escola interfere no desenvolvimento proximal de seus alunos contribuindo para Emergência de processo de desenvolvimento que não aconteceria espontaneamente.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este estudo traz a educação da família para escola e da escola para a sociedade, o processo agregado promove o desenvolvimento do indivíduo. Por outro lado, para que um indivíduo se torne um cidadão pleno, faz-se necessário o gozo de todos os seus direitos.
Nascida no mundo humano repleto de símbolos e de signos, a criança desde seus primeiros momentos de vida, está mergulhado em um sistema de significações sociais. Os adultos procuram ativamente fazer com que a criança incorpore os significados, objetos e modos de agir criados pelas gerações precedentes. 
De acordo com Szymanski (2004, p.4), “[...] o processo de socialização se dá no convívio familiar e, em especial, por meio das práticas educativas desenvolvidas com a finalidade de transmitir hábitos, valores, crenças e conhecimentos”.
Os valores do mundo social, (sociedade, família e escola) onde a criança está inserida auxiliam e servem de modelos para as suas atitudes e comportamentos, formando a sua personalidade, seu desenvolvimento pessoal e intelectual e, consequentemente reflete no perfil de cidadão que virá a ser.
O ambiente familiar é o ponto primário da relação direta com seus membros, onde a criança cresce, atua, desenvolve e expõe seus sentimentos, experimenta as primeiras recompensas e punições, a primeira imagem de si mesma e seus primeiros modelos de comportamentos – que vão se inscrevendo no interior dela e configurando seu mundo interior. Isto contribui para a formação de uma “base de personalidade”, além de funcionar como fator determinante no desenvolvimento da consciência, sujeita a influências subsequentes (DE SOUZA & JOSÉ FILHO, 2008).
A independência de uma sociedade depende muito da consciência do cidadão sobre a sua tarefa desempenhada. A educação teórica, aquela praticada em sala de aula deve estar em conexão com a prática social. A escola materializa parâmetros curriculares cada uma formula seus projetos educacionais, sendo baseado na abordagem pedagógica do âmbito social do aluno, trazendo elementos construtivos, características, instalações e diversos materiais utilizados durante a didática da interatividade.
Sabe- se que o seio familiar tem grande influência no desenvolvimento não só psicossocial como também intelectual, uma vez que a criança passar a conhecer e produzir aquilo que absorve no meio em que vive.
Tenha plena certeza que tudo que aprendemos na escola já vem sendo trabalhado com êxito em outras gerações, lembramos disso quando devolvemos para nossos filhos o que já nos foi ensinado.
3. MATERIAIS E MÉTODO
	Este trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas referente a importância da parceria escola família e sociedade, que esclarece, argumenta e justifica o engajamento de um todo. Na construção de uma sociedade onde todos tem se adaptado a novas mudanças no processo de escolarização.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Família e escola de mãos dadas unidas pela educação, pois quem ensina também aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender nada e feito sozinho na vida tudo tem uma troca e é através dessa troca de conhecimentos que transformamos a sociedade.
5. CONCLUSÃO
Levando-se em consideração esses aspectos apresentados podemos concluir que a construção da sociedade inclui a família como aliada e alicerce na formação do sujeito em sua primeira etapa de vida, ela é a primeira sociedade que vivemos e levamos por toda vida, aprendendo um com os outros a respeitar, compartilhar, ter compromisso e administrar conflitos, e interagindo com a sociedade, extraindo dela e contribuindo para com ela com toda a potencialidade conveniente a um cidadão, não existe uma fórmula mágica pois cada relação tem sua realidade.
Através do diálogo se promove uma aproximação e uma grande mudança no relacionamento família, escola e sociedade e com isso todas se fazem necessária para contribuir na evolução do ser humano como cidadão.
REFERÊNCIAS	
MEDICI, Ângela (1961): A escola e a criança. Trad. Carlos Leite de Vasconcellos.2.ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura S.A.
FONTANA, Roseli. Psicologia e trabalho pedagógico/ - São Paulo: Atual, 1997.
GARCIA, Joe. Indisciplina, incivilidade e cidadania na escola. In: CUNHA, Jorge Luís da & DANI, Lúcia Salete Celich (org). Escola, conflito violência. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2008.
MORIN, Edgar, 1921- Os setes saberes necessários a educação do futuro/ Edgar Morin; tradução de Catarina Eleonora F da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. -10 ed.- São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2005. 
FREIRE, Paulo, 1921- Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido/ Paulo Freire. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
SZYMANSKI, Heloisa. Praticas educativas s: familiares. A família como foco de atenção psicoeducacional. Rev. Estudo de Psicologia, PUC Campinas, v. 21, n.2, p.5- 16, maio/agosto 2004.
1 Edileuza Oliveira da Silva; Eleandra Souza Santos; Leila Gouvea da Silva.
2 Dalianne Maciel Batista
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (4670) – Prática do Módulo III - 25/03/2021

Continue navegando