Buscar

ATIVIDADE 3 POLITICAS PUBLICAS

Prévia do material em texto

Publicado em 2011, o Decreto n. 7.508, de 28 de junho de 2011, define sobre a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que “[...] compreende a seleção e a padronização de medicamentos indicados para atendimento de doenças ou de agravos no âmbito do SUS” (BRASIL, 2011, online).
Tendo em mente as regulamentações do decreto, considere o caso de C. J. V, de 39 anos, que iniciou radioterapia como parte de seu tratamento para combater um câncer de mama. Há quatro meses, ela descobriu um nódulo durante uma consulta de rotina na Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro e, por esse motivo, a enfermeira que fazia o atendimento solicitou uma mamografia. Desde então, a paciente tem sido acompanhada por um hospital especializado em tratamento oncológico e por sua equipe de saúde da família. Hoje, durante a consulta com a médica de sua equipe, a paciente relatou que vem apresentando bastante enjoo e, por vezes, termina por vomitar. A paciente mencionou, ainda, que o oncologista que a acompanha no hospital especializado prescreveu uma medicação para enjoo, o Dimenidrinato, porém, ela não conseguiu ter acesso a este nem na farmácia hospitalar nem na da UBS.
 
BRASIL. Decreto n. 7508, de 28 de junho de 2011. Regulamenta a Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm. Acesso em: 20 jan. 2020.
 
Com base em seu conhecimento adquirido sobre a RENAME, qual seria a medida a ser tomada pela médica visando à garantia de tratamento à paciente e evitando a necessidade de abertura de processo judicial? Fundamente sua resposta.

Continue navegando

Outros materiais