Buscar

APX2 DSV

Prévia do material em texto

1) Se a evolução é ao acaso, como pode surgir vida complexa ao acaso? Como a evolução ao acaso pode resultar em uma enzima que funciona perfeitamente? A evolução é ao acaso? Explique. (2 pontos até 8 linhas)
A evolução acontece quando uma modificação ocorre (mutação), e essas mutações acontecem aleatoriamente no interior da celular de um determinado indivíduo, e atingi uma população de espécie ao todo, para assim ser considerada evolução. Um organismo pode ter sofrido uma mutação que deixasse suas células mais complexas, e sim sua mutação ocorreu aleatoriamente. As enzimas que funcionam perfeitamente são beneficiadas pela seleção natural, assim seus portadores podem passar essa característica para seus descendentes através da Herdabilidade. 
2) Imagine que a fotossíntese nunca tivesse evoluído. Descreva este planeta alternativo e sua biodiversidade comparando-o com o nosso.  (2 pontos até 8 linhas). 
Os seres autótrofos produzem seu próprio alimento para terem energia. E esses seres são os produtores primários, sem essa base da cadeia alimentar, os seres herbívoros não conseguiriam se alimentar, pois a planta não conseguiria se formar e crescer. E se os seres herbívoros não existirem, os seres carnívoros e onívoros também não existiriam, pois não conseguiriam se alimentar da classe anterior. Assim o planeta não conteria uma biodiversidade, pois os seres que precisam de outro organismo pra sobreviver não existiriam. Assim a fotossíntese é importante diretamente e indiretamente para todo organismo vivo. 
3) Alguns criacionistas comentam que a explosão do Cambriano é uma evidência do momento de criação divina no qual todas as espécies vivas apareceram. Conteste tal argumento, descrevendo a diversidade antes do Cambriano e as explosões de diversidade (isto é, as radiações) que aconteceram depois dele. (3 pontos até 12 linhas). 
No período cambriano, a atmosfera com mais abundancia de oxigênio estava se formando, os seres eucariontes e procariontes estavam em processo de evolução. A evolução dos seres eucariontes e procariontes estavam tomando uma grande dimensão e impulsionando o surgimento de seres mais complexos. No período cambriano também deu um grande avança para o registro fóssil, que antes não havia muitas evidencias, mas existiam seres complexos anteriormente, mas como não possuíam esqueleto ficava mais difícil de ocorrer um molde e contra molde ou existir evidencias de resto ou vestígios. Mas no período Cambriano os seres vivos começaram a evoluir morfologicamente como em seus hábitos. Os organismos começaram a possuir olhos que ajudavam na caça quanto para fugir de predadores. E também alguns começaram a ter hábitos novos, como cavar a terra para se esconder. 
4) Repare na figura a seguir. Faça uma pequena história sobre o modo de vida de cada um dos quatro ancestrais que aparecem marcados com letras (A, B, C e D). Lembre-se que a sua história tem que ser em texto. Respostas itemizadas não serão consideradas. Em cada história, não se esqueça de falar sobre modo de vida, rotina social, alimentação, conhecimento do fogo, hábitos (arborícola, bipedal, etc.) (3 pontos até 10 linhas).
O grupo A tinha um costume de viver em arvores, e sua alimentação era baseada em plantas, verduras, logo eram vegetarianos. O grupo B era baixo e com crânio pequeno, e já tinham o habito terrestre e bipedal. O grupo C tinham uma estrutura baixa, medindo um metro, e tinham um crânio pequeno chegando até 400cm³, viviam em ilhas e tinham andar bipedal, e já usavam ferramentas para se locomover, e talvez pudessem ter uma comunicação primitiva. O grupo D já tinha o domínio do fogo, tinham um crânio maior, podendo chegar até 1000cm³, tinham andar bipedal e já se alimentavam de carne, e utilizavam ferramentas para caça e vivam em cavernas. E tinham uma melhor comunicação, e tinha habito terrestre e não arborícola.

Continue navegando