Buscar

AD1-DSV- Daiane Vieira

Prévia do material em texto

AD1 – Diversidade dos Seres Vivos – 2020/1
Daiane Vieira
20112020197
Biologia
Nova Friburgo
Como aumentar a produção de leite em uma fazenda?
1º PASSO – SELEÇÃO DOS ANIMAIS
	Primeiramente devemos observar as diferentes raças de gados, existem raças mais leiteiras que outras, atentar ao clima, algumas raças tem melhor desempenho em clima frio e outras a climas quente. Dependendo do clima convém fazer cruzamentos entres diferentes raças para tornar o indivíduo mais rústico, ou seja mais tolerantes ao calor, carrapatos. As vacas Holandesas são excelentes produtoras de leite, porém como são oriundas da Europa não se adaptam muito bem ao clima quente, como em alguns lugares do Brasil. Com isso, podemos unir o melhor das duas raças, como já foi feito no Brasil. O Girolando, chamado de raça sintética, é uma “mistura” da raça Holandês com o Gir. Com a ótima genética para o leite do gado Holandês, e a rusticidade do Gir, as vacas são excelentes produtoras leiteiras, muito resistente ao clima, a alguns parasitas.
 Hoje em dia a inseminação artificial é muito utilizada nas fazendas, pois não precisa de manter o touro na fazenda com as vacas, diminuindo assim os custos.
https://tecnologianocampo.com.br/producao-de-leite/ 
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/65294/1/CT-98-Racas-e-tipos-de-cruzamentos.pdf 
2º PASSO – ALIMENTAÇÃO
	A nutrição animal é muito importante para uma boa produção de leite. Os pastos rotativos (piquetes) são uma ótima opção para o pastoreio das vacas. O ideal é que os piquetes estejam localizados próximo ao curral onde as vacas serão ordenhadas, para que elas não precisem andar muito. Deve ser disponibilizado no mínimo 50 litros de água para cada vaca e sombra. Antes de escolher o capim ideal deve-se observar o tipo de solo, pode ser preciso corrigir o solo com químicos, e uma opção muito viável é utilizar o próprio esterco do gado como adubo. 
A gramínea Tifiton 85, possui um alto teor de proteína por hectare comparado a outras, sendo assim muito nutritivo e uma ótima opção para piquetes e feno. 
 A silagem pode ser muito importante, principalmente no período da seca onde o capim e gramíneas se desenvolvem menos com baixas temperaturas e menos luz do sol. O capim mombaça possui bastante matéria seca sendo ideal para silagem e se adapta a diferentes climas e solos. O milho e a cana-de-açúcar são muito usados para silagem hoje em dia no Brasil.
A nutrição também deve ser complementada com rações para lactantes, complementos vitamínicos, sal mineral de qualidade.
http://www.emater.tche.br/docs/agroeco/revista/n4/07-alternativa.htm 
http://revistas.ufba.br/index.php/rbspa/article/viewFile/1126/915 
3º PASSO – MANEJO ANIMAL 
	É essencial que o manejo seja feito de forma correta. O estresse animal pode comprometer a produção. A interação do homem com a vaca deve ser harmoniosa, não apenas, porém principalmente na hora da ordenha. Não gritar ou agredir o animal são fatores relevantes para uma boa produção.
	A saúde do animal é o principal fator para uma boa produção leiteira. Segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) a mamite ou mastite, inflamação na glândula mamária causado por bactérias, causa um grande problema na saúde do animal, acarretando prejuízos na produção leiteira. Portanto deve haver uma grande atenção sanitária.
http://scielo.isciii.es/pdf/azoo/v59n227/art11.pdf 
https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Leite/LeiteSemiArido/manejo.html

Continue navegando