Buscar

Atividade Mapa da ATIVIDADE MAPA da Disciplina de Cadeias Produtivas do Café e de Produtos Orgânicos

Prévia do material em texto

1 – Descreva detalhadamente três desafios (problemas ou dificuldades) que podem ser observados ao longo do cultivo do café nas propriedades rurais (ou seja, ‘dentro da porteira’).
R= 3 problemas= chuvas, estiagem, pragas e doenças nas lavouras, mas que podem ser contornados com as novas soluções.
R= 3 Desafios= Carga tributária, Desperdício na produção, logística de transporte.
2 – Descreva detalhadamente quatro (4) tecnologias que podem ser utilizadas ao longo do cultivo do café nas propriedades rurais e que podem ajudar na produção. “Apresente as características destas tecnologias, os detalhes, como funcionam, a importância dela”.
Resposta
* (1) - SIG (Sistema de Informação Geográfica) para automação das etapas de plantação e colheita. SIG é um software para trabalhar com dados georreferenciados. Com o auxílio de um SIG é possível otimizar a aplicação de insumos nas fazendas e, ainda, criar mapas temáticos para o correto manejo das lavouras. Deste modo, com os dados provenientes dele fica mais simples a tomada de decisões dentro das empresas rurais.
*(2) - Drones para mapeamento da área e identificação de pragas; Os drones possibilitam uma redução significativa nas perdas de plantação por pragas e incêndios. As pequenas aeronaves conseguem detectar pragas no início da infestação, permitindo o rápido combate e possibilitam que focos de incêndio sejam facilmente encontrados e eliminados.
*(3) - Maquinários com piloto automático; Estudos mostram que o piloto automático diminui as sobreposições e falhas na aplicação de defensivos ou fertilizantes, proporciona redução nas perdas por esmagamento das linhas de plantio, propicia o aumento da velocidade operacional, menor consumo de combustível, devido ao controle do tráfego, à sistematização do plantio.
*(4) - Colhedoras com dispositivos inteligentes; Em uma colhedora de grãos utilizada na agricultura de precisão é empregado diversos recursos eletrônicos com alta tecnologia, para a captação de dados e a para sua interpretação. Estes recursos estão sendo cada vez mais explorados e desenvolvidos, a fim de auxiliar e aumentar a produtividade das colheitas. Dentre os principais componentes utilizados nessas máquinas estão: monitores, que fornecem informações ininterruptas e instantâneas, de rendimento, perda, umidade, área trabalhada, mapas de produtividade, entre outras informações; que são alimentados de dados através de vários sensores eletrônicos distribuídos pelos sistemas da máquina.
3 – Descreva a importância das tecnologias e inovações na produção de café no Brasil.
Resposta=
 Segundo a pesquisa, cujo relatório foi divulgado em 2018, entre 1975 e 2015, as inovações adotadas foram responsáveis por 59% do crescimento do valor bruto da produção agrícola. A combinação de diferentes tecnologias é estratégia eficaz para ampliar a produtividade nas lavouras. Além de sementes e variedades de plantas mais produtivas, os agricultores buscam rendimento e inteligência nas máquinas. Embarcadas com dispositivos eletrônicos, os modelos disponíveis comunicam-se com softwares de gestão do plantio e sistema de posicionamento global (GPS). A eletrônica permite a automação da lavoura e transforma tratores, colheitadeiras e plantadeiras em pontos de coleta de informações sobre o solo. "Com os dados, é possível mapear o terreno e determinar que tipos e quantidade de adubo devem ser aplicados na hora do plantio, melhorando o desempenho do processo", inf. Destacada por Carlito Eckert, diretor nacional de vendas de Máquinas e Equipamentos da Massey Ferguson, marca do grupo AGCO.

Continue navegando

Outros materiais