Buscar

atividade discursiva antropologia

Prévia do material em texto

· Primeiro momento da antropologia como etnografia:
A etnografia é o método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Baseia-se no contato intersubjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma aldeia indígena ou qualquer outro grupo social sob o qual o recorte analítico será feito. A base de uma pesquisa etnográfica é o trabalho de campo. Neste caso, este trabalho de campo se dá por meio do contato intenso e prolongado (que pode durar até mesmo mais de um ano) do pesquisador com a cultura do grupo para descobrir como se organiza seu sistema de significados culturais. 
Além da antropologia, métodos da pesquisa etnográfica são utilizados por diferenças áreas, como sociologia, psicologia e até mesmo design. Mais recentemente, grandes empresas, ao tentarem entender realmente melhor seus clientes, começaram a usar pesquisas etnográficas. A Microsoft é um dos maiores empregadores de etnógrafos.
· Reflexão sobre a escola evolucionista, funcionalista e estruturalista de 
antropologia:
Esta escola surgiu como uma alternativa à teoria evolucionista. Os principais autores que apoiavam essa teoria foram: Bronislaw Kasper Malinowski e Alfred Radcliffe Brown. A escola Estruturalista sucede a escola funcionalista, e Pose ser considerada como ramificada para a Escola Estruturalista Marxista.
A escola Estruturalista sucede a escola funcionalista, e Pose ser considerada como ramificada para a Escola Estruturalista Marxista. Primeiramente é importante observar que a Escola Estruturalista resgata o sentido dos sonhos, onde acredita-se que o inconsciente se manifesta. Essa corrente, finda-se na cultura presente na mente humana, usando a teoria do parentesco da lógica.
A escola estuda aspectos subjetivos, que estavam ligados principalmente à linguagem e ao imaginário dos indivíduos, assim como de cada grupo social.
· Tendência pós-moderna ou crítica de antropologia:
O pós-modernismo é um movimento artístico, filosófico e cultural da contemporaneidade e é caracterizado pelas mudanças científico-tecnológicas, disseminação dos meios de comunicação social e uso desenfreado das tecnologias.
A abordagem antropológica pós-moderna enfoca principalmente a crença de que não há objetividade real e, portanto, não é possível desenvolver (e aplicar) um método científico autêntico. Assume também a negação de todas as tendências anteriores entendidas como “modernas”. Modernidade em termos de representantes dessa tendência é o que é considerado holístico (por exemplo, que se pode examinar algum aspecto em sua totalidade e em profundidade). A rejeição da “grande teoria da antropologia e do conceito de completude da descrição etnográfica” também desempenha um papel importante. Uma variação bastante grande de outras tendências é o tratamento de um antropólogo (pesquisador) como uma pessoa que não possui autoridade antropológica.
Referencias:
https://angellina.jusbrasil.com.br/artigos/111857057/escolas-antropologicas#:~:text=Esta%20escola%20surgiu%20como%20uma,para%20a%20Escola%20Estruturalista%20Marxista.
https://www.hisour.com/pt/postmodernist-anthropology-34519/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Etnografia

Continue navegando