A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Análise Instrumental Aplicada À Farmácia

Pré-visualização | Página 1 de 2

Análise Instrumental Aplicada À Farmácia
Questão 1
Métodos instrumentais medem alguma propriedade física ou química da matéria. A necessidade garantira qualidade de medições químicas, através de sua comparabilidade rastreabilidade e confiabilidade, desses métodos, está sendo cada vez mais reconhecida e exigida. RIBANI, M: BOTTOLI CBG: COLLINS, CH et al. Validação em métodos cromatográficos e eletroforéticos Quim. Nova, v. 27. n. 5. p. 771-780.2004 Assinale com V (verdadeiro) ou com F(falso) as seguintes afirmações
 ( V ) Uma característica imprescindível de qualquer instrumento é que ele converta a informação obtida do analito em uma informação que possa ser manipulada e interpretada pelo analista 
( V ) A informação e codificada no domínio do tempo, por exemplo, variação de um sinal elétrico em relação ao tempo 
( F )No domínio analógico, a informação e representada por somente dois estados possíveis, como uma lâmpada de filamento ligada desligada, um diodo emissor de luz, entre outras 
( V )Para fácil compreensão do analista, são necessários dispositivos que convertam essa informação "codificada em uma informação descodificada
 
A) V,V,V,V
B) F,F,F,F
C) F,V,V,F
D) V,F,V,F
E) V,V,F,V
Questão 2
Os componentes básicos da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) consistem na fase móvel em um reservatório da fase movel, no sistema de bombeamento, no sistema de injeção de amostra, na coluna cromatográfica, contendo a fase estacionaria em um sistema de detecção e em um sistema de registro e de tratamento de dados Sobre os componentes básicos da CLAE, correlacione a Coluna A com a Coluna B
 Coluna A 
1. Coluna de saturação
 2. Bomba de alta pressão 
3. Sistema de injeção da amostra 
Coluna B 
A. Também chamada de pre-coluna, é uma coluna colocada entre a bomba e o injetore tem como principal finalidade reter as impurezas da FM 
B. A microsseringa é o mais simples e barato, porém apresenta baixa reprodutibilidade devido à dificuldade de injetar volumes precisos (é sensível ao erro humano), 
C. Permite o fluxo da fase móvel a uma pressão alta e constante em um sistema que trabalha com fase estacionaria compacta e composta de particulas muito reduzidas. 
A seguir assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
A. 1-A;2-C;3-B
B. 1-B;2-C;3-A
C. 1-C;2-A;3-B
D. 1-B;2-A;3-C
E. 1-C;2-B;3-A
Questão 3
Qualquer reação de oxidação-redução pode decompor se em semi-reações e utilizar-se para fabricar uma célula galvânica. A pilha de combustível seria outro meio pelo qual a energia química pode ser transformada em energia elétrica Sobre a célula eletroquímica clássica Célula de Daniel), assinale a alternativa correta LA ponte salina permite o contato entre as duas soluções de eletrólitos permitindo o movimento dos fons de uma para a outra IL Célula eletroquímica compreende em dois condutores elétricos, chamados de eletrodos, conectados externamente por um condutor metálico, cada qual imerso em uma solução de eletrólitos. IL Métodos eletroquímicos fornecem informações sobre a atividade e não sobre a concentração de um anolito. Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
A. Apenas as afirmativas I e II estão corretas
B. Apenas a afirmativa III está correta
C. Apenas a afirmativa I está correta
D .As afirmativas I,II e III estão corretas
E .Apenas a afirmativa II está correta
Questão 4 
A. Um aspecto muito importante em Ressonância Magnética Nuclear é o preparo da amostra. Geralmente, soluções de amostra com concentração entre 2-15% é utilizada, mas amostras líquidas puras também podem ser analisadas, desde que tenham baixa viscosidade 
.Assinale a alternativa que completa a questão
B. Cromatografia Liquida
C. Espectrometria de massa
D. Ressonância Magnética Nuclear
E. Espectrometria simples
F. Cromatografia gasosa
Questão 5
Os corantes reativos contêm um grupo eletrofilico (reativo) capaz de formar ligação covalente com grupos hidroxila das fibras celulósicas, com grupos amino, hidroxila e tióis das fibras proteicas e também com grupos amino das poliamidas. Devido as grandes quantidades de corantes que não são fixados as fibras são liberados no processamento têxtil é importante que seja estudada a degradação destes corantes em condições (de pH condutividade, etc.) 
CATANHO M MALPASS GRP MOTHED AJ Avaliação dos tratamentos eletroquímico e fotoeletroquimico na degradação de corantes têxteis Quim. Nova V. 29. n. 5. p. 983-989, 2006. Sobre os métodos eletroquímicos, assinale a alternativa correta.
A. Os métodos eletrolíticos oferecem uma forma relativamente seletiva de separar espécies.
B. É extremamente importante ter cuidado com a calibração do eletrodo e a interpretação dos resultados quando medidas são feitas nos extremos da escala de pH ( acima de 11 ou abaixo de 0,5).
C. Os equipamentos utilizados para as medidas potenciométricas diretas são conhecidos como potenciômetros 
D. A oxi-redução completa, em substituição à eletrogravimetria ou coufometria. é amplamente utilizada para produzir coberturas metálicas, como o recobrimento de talheres com a prata, ou de joias com algum metal precioso.
E. As células eletroquímicas são de dois tipos as células metálicas e as eletrolíticas 
Questão 6
A. Quatro tipos de Instrumentos existem para a região do infravermelho próximo (NIR): (1) os com rede de difração: 2) os com filtros discretos (3) Os com filtros óptico-acústicos sintonizáveis e 4) os espectrofotômetros com transformada de Fourier, sendo esses últimos os mais utilizados Sobre espectrometria no infravermelho, assinale a alternativa que completa a questão.
B. Instrumentos
C. .Absorção
D. Detectores
E. Rede de dados
F. Análises
Questão 7
A eletrogravimetria e a coulometria são métodos eletrolíticos ou seja, dependem de uma fonte externa de energia. Ocorre uma por tempo suficiente para assegurar a oxidação ou redução completa do analito a um produto de composição conhecida.
 Sobre métodos eletro gravimétricos e ciclométricos, assinale a alternativa que completa a questão
A. Qualitativos / Ionização
B. Analíticos / Redução 
C. Quantitativos / Atomização
D. Quantitativos / Eletrólise
E. Qualitativos / Oxidação 
Questão 8
Esse método é uma otimização da cromatografia em coluna aberta tendo como diferencial o fato de que a fase móvel e a amostra passam dentro de uma coluna fechada contendo uma fase estacionaria especialmente preparada para suportar as altas pressões utilizadas durante a análise O texto se trata de qual método?
A. Cromatografia Gasosa
B. Eletrogravimetria com Potencial Controlado
C. Coulometria de corrente Controlada
D. Espectrofotometria de Absorção no Ultravioleta
E. Cromatografia Liquida de Alta Eficiência ( CLAE).
Questão 9
Quando a radiação passa por um meio constituído de partículas monoatômicas por exemplo, uma dispersão gasosa de átomos de sódio), poucas frequências bem definidas são absorvidas, gerando picos estreitos e esse fenômeno é conhecido como absorção atômica Analise a figura esquemática do espectrofotômetro de absorção atômica.
Fonte: KRUG, FI, NOBREGA, JA DE OLIVEIRA, P.V. Espectrometria de absorção atómica 2004 Disponível em: Acesso em 16 fev2022.
 Agora, assinale a alternativa correta:
A. Na introdução do amostras liquidas o método mais comum é a radiação direta.
B. A instrumentação para medidas de absorção atômica consiste, basicamente de uma fonte de radiação e um processador de sinal.
C. A introdução da amostra tem como função garantir uma qualidade reprodutível e representativa da amostra para os atomizadores.
D. .dentre os vários tipos de atomizadores, os mais comuns são os atomizadores por eletrodo e a vapor quente.
E. . Os principais tipos de lâmpada são as de ânodo oco, construídas com um metal padrão 
Questão 10
No espectro espectroscopia na região do infravermelho medio (MIR) aparecem as vibrações fundamentais, ou seja, as vibrações referentes aos diferentes grupos funcionais que absorvem radiação no infravermelho Agora assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
A. Cada região de absorção no MIR corresponde

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.