A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Análise Instrumental Aplicada À Farmácia

Pré-visualização | Página 2 de 2

a algumas ligações iônicas possíveis.
B. Os instrumentos para MIR podem ser do tipo dispersivos ou não retensivos, sendo os últimos os mais utilizados
C. O MR apresenta dados que fornecem informações das ligações químicas a partir das frequências de emissão de cada grupos funcional
D. O fato de os espectros na região do MIR serem inconfundível toma a técnica especialmente útil na identificação de compostos e confirmação através da comparação com espectros de substancias puras.
E. NO MIR, os instrumentos dispersivos são baseados no espectrômetro de Michelson e na transformada de Fourier, por isso, também são conhecidos como FT-IR (do inglês Fourier transform infrared).
Questão 11
A espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) desenvolveu-se juntamente com algumas linhas de pesquisa da quimiometria e atualmente é aplicada as mais diversas áreas do conhecimento. Entre os primeiros trabalhos relatados na literatura empregando espectrômetros NIR portáteis, pode-se destacar o de Mitchell et al. (1990), que utilizou combinações de medidas de refletância em comprimentos de onda na região do Infravermelho próximo e do visível para avaliar os teores de fitomassa em alfafa com a intenção de acompanhar o ganho de peso de ovelhas
 BRAGA JW.B.: MAGALHAES, LE Espectroscopia no Infravermelho Próximo para Avallar Indicadores de Qualidade Tecnológica e Contaminantes em Grãos. 1 ed. Brasília : Embrapa. p.159. 2018. Sobre a espectroscopia no infravermelho próximo (NIR), analise as alternativas. I. Ao contrário da cromatografia gasosa, as técnicas de NIR tem sido mais empregadas para determinações quantitativas, como na quantificação de componentes majoritários em alimentos, como água, proteínas. lipídios e carboidratos IL As fontes são usualmente, lâmpadas de tungstênio-halogênio com janelas de quartzo e cubetas de quartzo ou sílica fundida transparentes até 3000 nm. IL Na NIR ocorrem as bandas de retenção de sobretons e de separação, e dentre as utilizadas são os primeiros sobretons relacionados ao estiramento C-H, O-HeN-O. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
A. As afirmativas I , II e III estão corretas.
B. Apenas as afirmativas I e ll estão corretas 
C. Apenas a afirmativa III esta correta
D. Apenas a afirmativa II esta correta
E. Apenas a afirmativas II estão correta
Questão 12
Os ácidos e bases são compostos químicos sempre presentes em nosso dia-a-dia. São materias primas importantes na indústria de transformação e necessarias para o controle de varios processos industriais. O meio mais comum para se determinar a acidez ou basicidade de um meio aquoso é a medida do pH da solução.
 DE ANDRADE, IC. Quimica analítica básica os conceitos ácido-base e a escala de pH. Chemkeys.nl 2010.
 Sobre os sistemas para medidas de pH, analise as alternativas:
 I Combinado é o sistema no qual tanto o eletrodo de vidro com seu eletrodo de referencia interno quanto o eletrodo de referência externo estão dentro de um mesmo arranjo. 
II O sistema unico consiste em um eletrodo indicador de vidro (com um eletrodo de referència interno) um eletrodo de referència imersos na solução na qual se deseja conhecer o pH
 III Os pH metros proporcionam medidas rápidas e complexas, baseadas na equação de de Van Deemter comparando o potencial imerso na amostra e o potencial desenvolvido pelo próprio eletrodo de referência Imerso em uma ou mais soluções padrão do analito Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
A. Apenas a afirmativa II está correta.
B. Apenas a afirmativa I e II está correta.
C. As afirmativa I, II e III está correta.
D. Apenas a afirmativa III está correta.
E. Apenas a afirmativa I está correta.