Buscar

Atividade 1 - Iniciando os estudos e reflexões sobre o tema

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 - Iniciando os estudos e reflexões sobre o tema
Ao se falar em educação no campo nos deparamos com um cenário rural, que tem o intuito de facilitar o aceso a educação as pessoas que vivem em áreas mais tranquilas, longe de trânsitos e pouco contato com o comércio local, apesar da área em que habita as atividades e o direito a educação é igual a todos.
A necessidade do surgimento de escolas nós campos aparece devido a falta de acesso de conhecimento didáticos das crianças e a importância de possuir futuros jovens alfabetizados e aptos a viver em meio a sociedade, pois é na área rural que existe grandes investimentos capitalistas e que contribui com o desenvolvimento do mundo. 
O conteúdo apresentado é o mesmo existente nas escolas no espaço urbano, de acordo com cada série, sempre buscando pela boa qualidade de ensino e seguindo as leis educacionais que são apresentadas em todas as outras instituições. 
A Lei de Diretrizes e bases apresentados no currículo escolar a quem se deve seguir, diante do artigo 28 em que cita por uma proposta a educação básica voltada ao campo em que as redes de ensino deverá adaptar com o que for necessário para cada aspecto rural. 
 Zelando por um bom conteúdo a ser apresentado as estás crianças que vivem em um modo de vida rural, há uma adequação dos calendários escolar e as condições climáticas existentes naquele lugar, além também de valorizar o espaço onde habitam as unidades escolares. 
Diante de tudo o que está inserido ao redor do docente vale a pena o professor enfatizar no reconhecimento da importância que existe na área em que vivem, e que oferece, além de um lugar de aprendizado cheio de recursos naturais a serem aproveitados. 
A casa familiar rural permite que o aluno ao mesmo tempo não deixe a família sem apoio, nem se distancie da escola, e ainda possa aprender com tarefas cumpridas no seio da família; isto, com certeza, elimina o risco do êxodo rural.
Sendo assim “- base material que dá sustentação à escola do campo é a preservação dos valores sociais e a cultura do trabalho do homem do campo. A LDB 9394/96, portanto, trouxe a chave que abria o campo do direito para os movimentos sociais reivindicarem a escola para os sujeitos do campo”. 
O fato de se ter uma educação básica no cenário rural não muda a circunstância de promover professores competentes, uma estrutura adequada aos educandos e ensino de qualidade.
 Assim como foi citado acima, garantir a educação básica para todos os cidadãos que moram em áreas rurais possibilita uma grande contribuição no aprender de todos, e um futuro melhor a cada um deles e para toda a sociedade.

Outros materiais