Buscar

Atividade 1 - Sobre a criminologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sobre a criminologia, analise as diferentes vertentes e defina os conceitos das vertentes da criminologia científica, acadêmica, analítica, crítica e cultura, e opine sobre qual você entende ser mais aplicável ao contexto atual da modernidade.....
Resposta:
A criminologia possui um só objeto de estudo que é a relação da vítima com o criminoso Tendo em vista que a criminologia é um estudo interdisciplinar, a única resposta correta é a: "O caso permite uma análise interdisciplinar, visando entender a realidade, podendo-se utilizar da biologia e da psicologia para melhor analisá-lo".
As demais opções estão erradas pois: A criminologia estuda fatos aquém o direito o compreende (vide conceito patológico de criminoso, através dos diversos estudos realizados por lobotomia e etc); A criminologia utiliza muito mais do que a sociologia para compreender um fato; A criminologia não se trata de competência e sim ramo da ciência, motivo pelo qual excluí-lo sobre o obste de usurpar competência de tribunal de juri é paradoxal e ilógico; Reduzir o objeto de estudo da criminologia apenas a análise e sintese das relações de vítima/criminoso é ter visão ultra reducionista de tal ciência.
Os quatro elementos que compõem a análise da Criminologia são o autor do crime, a vítima, o próprio crime e o controle social. Assim, a ciência do deve-ser é um ramo da ciência social de conformação de conduta.
A função linear da criminologia é informar a sociedade e os poderes públicos sobre o crime, o criminoso, a vítima e o controle social, reunindo um núcleo de conhecimentos seguros que permita compreender cientificamente o problema criminal, preveni-lo e intervir com eficácia e de modo positivo no homem criminoso.

Continue navegando