Buscar

Confusão de Credor e Devedor

Prévia do material em texto

Conceito
1. Opera-se a confusão quando as qualidades de credor e devedor são reunidas em uma mesma pessoa, extinguindo-se, consequentemente, a relação jurídica obrigacional.
Art. 381. Extingue-se a obrigação, desde que na mesma pessoa se confundam as qualidades de credor e devedor.
Espécies
1. Confusão total: extinção de toda a dívida.
2. Confusão parcial: extinção de parte da dívida.
Art. 382. A confusão pode verificar-se a respeito de toda a dívida, ou só de parte dela.
Efeitos
1. O principal efeito da confusão é a extinção da obrigação
2. Entretanto, vale lembrar que, se confusão se der na pessoa do credor ou devedor solidário, a obrigação só será extinta até a concorrência da respectiva parte do crédito (se a solidariedade for ativa) ou do débito (se a solidariedade for passiva).
Art. 383. A confusão operada na pessoa do credor ou devedor solidário só extingue a obrigação até a concorrência da respectiva parte no crédito, ou na dívida, subsistindo quanto ao mais a solidariedade.
Restabelecimento da obrigação 
Art. 384. Cessando a confusão, para logo se restabelece, com todos os seus acessórios, a obrigação anterior.
1. Veja o exemplo dado por Álvaro Azevedo: Seria o caso de operar-se a confusão, de acordo com o primeiro exemplo dado, tendo em vista a sucessão provisória de B (ante sua morte presumida – desaparecimento de um desastre aviatório). Neste caso, durante o prazo e as condições que a lei prevê, aparecendo vivo B, desaparece a causa da confusão, podendo dizer-se que A esteve impossibilitado de pagar seu débito, porque iria fazê-lo a si próprio, por ser herdeiro de B, como se, nesse período, estivesse neutralizado o dever de pagar com o direito de receber”.
Referências:
GAGLIANO, Pablo Stolze. FILHO, Rodolfo Pamplona. Novo curso de direito civil, volume 2. 21 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

Continue navegando