Buscar

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÌSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna : Andressa Anhaia Lopes 
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÌSICA
Atividade 1 : 
Vimos que a Educação Física brasileira possui raízes em diferentes métodos ginásticos, escola alemã, francesa e sueca; vimos também que cada corrente pedagógica possui um ou mais nomes que a representaram e, de forma singular, levaram à frente os ideais que defendiam em relação à Educação Física.
Sendo assim, liste aqui os nomes desses precursores, de qual escola ele pertence, e cite quais foram as suas contribuições para o desenvolvimento da corrente de pensamento em questão.
Escola Alemã
Guts Muths: que foi um dos principais defensores dessas ideias, assim se expressou sobre os fundamentos dessa ginástica:
“Eu bem sei que uma verdadeira teoria de ginástica deverá ser fundada sobre as bases fisiológicas e que a prática de cada exercício ginástico deverá ser calculada segundo a constituição de cada indivíduo.” (MARINHO, 1985)
Defendia a ideia de que a teoria da ginástica deveria ser feita de acordo com as bases fisiológicas e capacidades de cada um.
Rousseau, Basedow e Pestalozzi: Teorias pedagógicas em que se baseou a escola Alemã e que visava a formação do Homem Universal Completo.
 Frederich Ludwing (1778–1825): Criador dos aparelhos de ginástica similares aos que existem hoje nas academias. Defendia que a ginástica deveria preparar o homem para a guerra. Criou os Turnen, que eram grandes encontros disciplinados com instrução física e militar para massas, atendendo as necessidades da burguesia. 
Adolph Spiess (1810 –1858): Defendia a ginástica como responsável pela perfeição do corpo que fica em equilíbrio com a alma. E focava na ginástica na escola todos os dias para os alunos.
Escola Francesa 
Friederich Ludwig e Gutz Muths: Pensadores em cujas teses se baseou a escola francesa. 
Francisco de Amorós (1770-1848): Por meio da ginástica, desenvolvia-se no homem características físicas, psicológicas e morais, como a coragem, a inteligência, sensibilidade, força, habilidade, adestramento, velocidade, flexibilidade, agilidade, capacidade de resistir a todas as dificuldades de triunfar diante de todos os perigos, e de prestar serviços ao estado e humanidade. O método de Amorós envolvia a ginástica civil e industrial, a ginástica militar e a ginástica médica. Diante das 15 lições de ginástica de Amorós, podemos destacar a força física, defesa, agilidade, resistência, onde o homem era preparado para atender ao trabalho fabril e as lutas em defesa da pátria.
Georges Demeny (1850–1917): Educação Física deveria inspirar- se em leis físicas e biológicas. Questionava o uso pelas mulheres de tudo que a aprisionava o corpo, como salto alto, porta seios e cintas. Embora tenha tido uma filosofia inovadora, ainda se apresenta conservador, uma vez que via o homem universal isolando prática real e das relações sociais. 
Escola Sueca
 Pehr Henrick Ling (1776–1839): Lapidação do homem forte e saudável, capaz de defender a paz na Suécia. Utilizava de discurso nacionalista e equipamentos comobarra, cavalo de pau, espaldares e banco s. Apresentou uma concepção com quatro vertentes:-pedagógica, militar, médica e estética.
 Rui Barbosa (1849–1923) e Fernando Azevedo (1894-1974): Defensores da escola Sueca no Brasil, pois a consideravam a mais adequada aos estabelecimentos de ensino.

Continue navegando