Buscar

Toxoplasmose: doença infecciosa causada por protozoário

Prévia do material em texto

Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma doença causada por um parasita, um protozoário bastante comum em países tropicais e de clima quente. De modo geral, essa é uma doença de caráter infeccioso, pode ser adquirida, por meio de contato via oral com os parasitas, ou ser toxoplasmose congênita, quando o bebê recebe a doença da mãe, que teve toxoplasmose na gravidez, por meio da placenta. Existem alguns tipos, são eles: Toxoplasmose linfática, Toxoplasmose ocular, Toxoplasmose neonatal, Toxoplasmose generalizada e Toxoplasmose disseminada. 
Para se ter ideia do quão comum é a infecção pela toxoplasmose, estima-se que cerca de 1/3 da população mundial já tenha entrado em contato com este parasito. E, não é uma doença restrita apenas a países em desenvolvimento; cerca de 80% da população de Paris e 70% dos americanos apresentam sorologia positiva para este protozoário.
Agente etiológico e formas de transmissão: 
Doença provocada pelo protozoário Toxoplasma gondii, é transmitida aos seres humanos através das fezes de diversos animais contaminados pelo agente transmissor. O parasito Toxoplasma gondii pode contaminar qualquer animal de sangue quente, incluindo os seres humanos, porém, é apenas nos gatos que ele consegue completar seu ciclo reprodutivo.
Em outras palavras, qualquer mamífero ou ave pode ter toxoplasmose, mas o parasito só produz ovos (chamados de oocistos) dentro dos intestinos dos gatos, os oocistos (esporos) expulsos por felídeos se tornam infectantes depois de 1 a 5 dias, podendo conservar essa condição por 1 ano. Os felinos são chamados de hospedeiros primários; todos os outros animais são hospedeiros intermediários, pois só possuem o parasito adulto em seu organismo;
De modo geral, pode-se contrair a toxoplasmose por via oral, por meio da ingestão de carne crua ou mal passada (especialmente de porco e de cordeiro) com cistos da doença; ingestão de água contaminada com o parasita e consumo de alimentos mal lavados ou mal cozidos que possuem os ovócitos.
Principais sintomas:
Os indivíduos com sistema imunológico fortalecido podem não apresentar sintomas da toxoplasmose. Para essas pessoas, a toxoplasmose também pode parecer similar a uma leve gripe, apresentando febre, cansaço, dores de cabeça e no corpo, além dos linfonodos levemente inflamados.
Já os pacientes com sistema imunológico debilitado apresentam sintomas de toxoplasmose, como:
· Dor de cabeça e garganta;
· Manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo;
· Febre;
· Confusão mental;
· Perda da coordenação motora;
· Aumento do fígado e do baço;
· Aumento dos linfonodos;
· Convulsões;
· Problemas de audição e na retina.

Continue navegando