Buscar

Gestão e Comunicação na La Vita Alimentos

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO 
	
 Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas e entrevistas com gestores ligados diretamente com a empresa La Vita Alimentos, que foram subdivididos em três capítulos: Fundamentos da administração, que tem como foco descrever toda a parte estrutural, organizacional, definir o perfil traçado pela empresa, e seus objetivos. Comunicação empresarial: Descreve de forma elaborada os meios de comunicação internos e externos, e posteriormente a forma que se dá o atendimento para com seus clientes. Técnicas de informática, onde obtive informações diretamente com a central de TI setor responsável por dar todo o suporte necessário para a Empresa. Sendo assim, busco por meio deste projeto descrever e desenvolver todos os pontos abordados e citados a cima. Vale ressaltar que o objetivo do trabalho ira falar sobre a maior empresa no ramo alimentício de saladas processadas do estado de são e Paulo; 
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 
 A La vita Alimentos atua no setor de agroindústria desde 2006 localizada Estrada Municipal, HBR 20, Lote J6-C, Fazenda Ribeirão, CEP 13825-000, Holambra – SP onde e a sede principal, e tem a sede de cultivo localizado em Andradas MG 
 A La Vita Alimentos funciona 24 horas por dia de segunda a sábado com intuito de levar produto fresco para a mesa do consumidor, a empresa tem cadastrado atualmente no seu sortimento 64 itens e os seus produtos supre todo o estado de são Paulo e chega também nos estados de minas gerais, fortaleza e Manaus. Atualmente a empresa tem 216 colaboradores.
Visão
Ser a empresa líder no Brasil na produção e distribuição de alimentos frescos e saudáveis. Fidelizar clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas através da cultura de excelência. Ter sustentabilidade social, ambiental e financeira.
" Missão.
Somos uma empresa que produz e distribui alimentos frescos e saudáveis, essenciais para a vitalidade das pessoas. Queremos democratizar o acesso aos alimentos através de um processo inovador, que respeita os indivíduos e o planeta.
" Valores
Confiança, Humildade, excelência e inovação.
1.1 Práticas de responsabilidade Ambiental 
A la Vita busca cada vez mais sustentabilidade ambiental com inovações que ofereça menos risco ao meio ambiente como embalagens sustentável, em 2019 a empresa tirou de seus estoques de embalagens as que era compostas por isopor e fez substituição por uma embalagem ecológica que e exportada do pais Israel; A Empresa conta com um processe de tratamento de agua, faz separação de lixos recicláveis, na parte agrícola evita o uso de agrotóxicos.
1.2 Teoria e gestão 
 De acordo com as informações obtidas nas entrevistas a La vita adere a gestão centralizadora, onde as decisões estratégicas são tomadas pelos diretores da empresa. O modelo se reproduz nos diferentes níveis hierárquicos, fazendo com que os gerentes de área e demais gestores sejam os responsáveis pelo direcionamento da equipe.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 
 2.1 Comunicações internas 
A comunicação se dá de várias formas sendo ela: troca de e-mails através do outlook, via skape, telefone celular porém somente para colaboradores da área administrativa.
 No refeitório e disponibilizado no mural o cardápio do dia para os colaboradores que não tem acesso a um computador. A área administrativa conta com um sistema chamado swi-intranet que funciona como um mural de informativo onde e possível visualizar todos os contatos da empresa, cardápios, aniversariantes, responsáveis pela segurança do trabalho (cipatr)
2.2 Comunicações externas
 A comunicação externa tem como objetivo principal descrever a forma com que a empresa se comunica com seus clientes, pelo instragran e possível ter acesso direto ao site que está disponibilizado na bio, contato do sac La vita e fale conosco. Recentemente foi criado um canal no youtube onde e possível conhecer um pouco mais sobre a empresa. 
 A empresa conta com promotores que fazem visitas semanais aos clientes auxiliando nas exposições dos produtos verificação da temperatura da geladeira e qualidade.
Comunicação interpessoal e trabalho em equipe
 A Loja 21 está dividida entre nove setores são eles: Fundo de loja (estoque), açougue, rotisserie, padaria, frios, meio de loja, hortifrúti, frente de caixa e prevenção de perdas. Tendo cada um desses setores um líder responsável, onde toda sexta-feira a liderança se reúne juntamente com a gerência, para um café da tarde na sala de reunião, tratando de assuntos decorrentes da semana, alinhando alguns pontos e se preparando para as vendas do fim de semana que se inicia. Nas dependências da loja foi implantado recentemente um quadro de comunicação interna contendo dados que se referem as vendas diárias, porcentagem de perdas, os itens de mais perdas relacionados aos inventários realizados no dia anterior, faltas e atestados diários de cada setor. Mostrando aos colaboradores a situação da empresa e que ele faz parte daqueles resultados. 
 Os funcionários possuem plano de carreira e participam de cursos de capacitação direcionados à liderança e a gerência gratuitamente. Como forma de conscientização e interação um grupo de colaboradores participam do comitê do meio ambiente, onde realizam ações relacionadas à natureza.
2.4 Atendimento ao cliente
 Os clientes contam com atendimento telefônico, ou pessoal por meio de duas recepcionistas, que se encontram em frente aos caixas, onde realizam cadastros ao Club Leve Mais (descontos através do registro do CPF (cadastro de pessoas físicas) para obter descontos em suas compras. A loja ainda disponibiliza o cartão Leve mais que funciona como cartão de crédito para a realização de compras em qualquer loja da Rede, de modo geral a recepção está sempre disponível para atender e solucionar problemas sejam eles referentes as trocas de produtos, reclamações ou sugestões. Além do atendimento direto com o cliente descrito anteriormente, existe também as redes sociais, e o site onde se tem grandes informações tais como os jornais online das promoções da loja que o cliente se interesse, todos os tipos de dados relacionados ao cartão da rede, faturas, saldos, entre outros.
 Pelo site também é possível realizar o envio de currículos, e enviar mensagem ao canal de denúncias, que é independente e administrado pela empresa KPMG (prestação de serviços profissionais, de auditoria, e impostos). Podemos constatar que a loja não utiliza da ferramenta de comunicação WhatsApp para contato com os clientes, no site pode ser encontrado o campo de digitação de e-mail para o envio dos jornais de promoções, e através do cadastro de fidelização já descrito, o cliente começa a receber SMS com promoções e ofertas exclusivas para ele decorrente de análises dos produtos que ele mais vem adquirindo durante duas compras, de modo que a promoção só e valida quando ele digita seu CPF no início do registro da compra e somente uma vez. De certa forma mostrando ao cliente que a empresa se interessa pelas suas opções de compra e está disposta a atendê-lo.
3. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
 Este tópico abordará a respeito das tecnologias da informação que por meio de alguns softwares, o andamento do sistema do mercado Pague Menos funciona de maneira produtiva e efetiva. Será citado qual o sistema de gerenciamento de dados (SGBD) que é usado no mercado e como funciona o modelo relacional utilizado no SGBD. Também será abordado sobre a central de controle que está localizada em Nova Odessa e como é feito esse controle de fluxo em todas as divisões do mercado.
Banco de dados
Trata-se de uma coleção de informações que se relacionam de modo que criem algum sentido, isto é, uma estrutura bem organizada de dados que permite a extração de informações. Assim, são muito importantes para empresas e tornaramse a principal peça dos sistemas de informação. No Pague Menos usa-se o SGBD Oracle, e a modelagem de dados é construída no modelo relacional
Modelo relacional
 O modelo relacional é uma forma mais fácil de modelarum banco para que os dados inseridos nas tabelas possam se relacionar através de um comando chamado “select”. Este relacionamento só é possível ser feito se houver “chaves primárias” dentro de cada tabela pois dessa forma, um dado pode ser identificado como algo único e também podendo ser inserido em uma tabela de relacionamento para que haja interação entre dados de uma tabela com outra
Central de controle
A central de controle da rede Pague Menos está localizada em Nova Odessa, atende como um grande suporte técnico, a loja faz a solicitação por meio do Fluig (sistema consinco já citado) contendo o relato do problema e número de IP da máquina, assim os técnicos acessam e fazem os ajustes necessários. Dependendo do caso ele vai pessoalmente para analisar o problema e solucioná-lo.
Software de caixa
 O software de caixa é o sistema AIRUS L, terceirizado que permite o acompanhamento em tempo real das financias, organiza os produtos, registra as vendas e monitora o controle de estoque. No Pague Menos se utiliza o software de caixa para que haja facilidade, praticidade e agilidade
3.5 Investimentos em tecnologia da informação
 Como podemos observar o supermercado possuí um grande investimento na área de tecnologia, por receber todo o suporte do seu próprio departamento de TI. A equipe de técnica está sempre em busca novas informações sobre os mais sofisticados e avançados softwares e hardwares para o melhor atendimento. Localizada em Nova Odessa, a central dá todo o suporte necessário para todas as lojas da rede.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Durante a elaboração deste trabalho, conseguimos compreender melhor como é o funcionamento do supermercado Pague Menos, que não deve ser muito diferente de outras lojas decorrentes de redes do mesmo seguimento. 
 Ao reunir todas as informações necessárias com base nos módulos que nos foram propostos, podemos notar que a loja escolhida se refere a uma empresa de grande porte com uma administração forte, focada em análises estratégicas para seu constante desenvolvimento, priorizando no decorrer do processo pessoas e o meio ambiente. 
 Destacamos que no decorrer das pesquisas entendemos de fato à importância dos módulos: fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas em informática, cada um com o seu diferencial, porém todas em conjunto e sintonia estabelecem uma visão e desenvolvimento diferenciado nas empresas que se preocupam com essas áreas em seu empreendimento.
 As aulas interativas e presenciais serviram como facilitadores para maior compreensão, de cada tema abordado. A divisão e elaboração deste projeto constituíram a partir de explicações e correções da tutoria do curso. As entrevistas realizadas complementaram a parte teórica que já tínhamos. Além disso, foi muito esclarecedor analisar o perfil da empresa, identificar a forma de comunicação interna, externa e os meios de comunicação para abordar o público-alvo. Lembrando que nada seria possível sem os investimentos estratégicas da parte de técnicas em informática, otimizando o tempo, os registros nos caixas e as demais ferramentas ligadas ao sistema e as redes. Portanto, procuramos descrever e transparecer as informações e o conhecimento adquiridos no durante o decorrer deste projeto
REFERÊNCIAS Pesquisas realizadas no site oficial da empresa: https://www.supermercadospaguemenos.com.br/ Entrevistas realizadas em dez de Abril de 2019: Adriano Azanha – Técnico em informática Érika Oliveira – Líder Frente de caixa Edelton Veiga – Gerente de loja Santos, Livaldo dos; Fundamentos da Administração. / Livaldo dos Santos - São Paulo: Editora Sol. Garcia, Solimar; Comunicação Empresarial. / Solimar Garcia - São Paulo: Editora Sol. 2019. Araújo Neto, Antônio Palmeira; Técnicas de informática. / Antônio Palmeira de Araújo Neto. – São Paulo: Editora Sol, 2014

Continue navegando