Buscar

uniasselvi AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA 1
	1.
	Atualmente, a informação é uma ferramenta cada vez mais valorizada. As unidades de informação da Ciência da Informação a cada dia reconhecem, recebem, preservam, organizam, difundem e instrumentalizam diferentes suportes informacionais, tradicionais e tecnológicos. Pensando nisso, explique as tecnologias assistivas. ( * Máximo 4000 caracteres )
Para discutirmos essa mediação da informação da Ciência da Informação (CI) com o conceito Tecnologias Assistivas (TA), faz-se necessário entender este conceito, ainda novo dentro de determinados contextos. O termo nasceu em 1988, como um vigoroso elemento jurídico dentro da realidade de leis norte-americanas e faz parte do ADA (American with Disabilities Act) junto com outras leis que fixam os direitos dos cidadãos deficientes dos EUA. 
No geral, na maior parte do mundo, o termo TA cunha o ato de identificar e trabalhar com o conjunto interdisciplinar de recursos, estratégias, adaptações, serviços e possíveis práticas que possam contribuir para dar ganho de qualidade de vida às pessoas com necessidades especiais e também qualquer pessoa com problemas temporários ou limitantes ou com o intuito de simplesmente aumentar a capacidade funcional de quem não tem deficiências.
Promover a independência é uma das maiores formas de inclusão social e objetivo principal desta nova área. As TA buscam cooperar para um maior grau de autonomia e funcionalidade da população com problemas incapacitantes, com deficiências, impedimentos visuais e até acidentados, dentre outros; sendo que a mobilidade e a comunicação são reforços fundamentais no âmbito profissional e familiar destas pessoas. 
Os aludidos recursos são quaisquer equipamentos, itens ou produtos (incluindo os feitos sob medida) que visem atenuar, melhorar ou atender as pessoas com deficiências e suas necessidades especiais (vão desde uma roupa adaptada, passando por sistemas computadorizados sofisticados, até a adaptação de materiais acessíveis – audiodescrição, adaptação de textos, leitores acionados por voz, sinalizadores eletrônicos de espaço). 
Já os serviços são exatamente a definição de ajuda direta (neste caso, feita por profissionais das mais diversas áreas) para que esses possam contribuir com a escolha, manutenção e uso desses recursos.
E qual seria o papel da Ciência da Informação frente às tecnologias Assistivas e a inclusão destas pessoas (com deficiência ou até problemas de postura) na educação do país, nas instituições, no uso dos espaços públicos e outros? Sabemos que a Ciência da Informação (CI), segundo Borko (1968), “é uma disciplina que investiga as propriedades e o comportamento da informação”, então é plausível dizer que a CI tem um papel direto nesta questão, já que estuda os fenômenos informacionais e o que está ligado à acessibilidade, usabilidade e solução ou atenuação de problemas nesta área.
É sabido que o grande volume de informação que jorra cotidianamente no mundo é pauta de estudos e preocupação há muito tempo, pois amplia a tarefa de abarcar mais e mais informações e evidentemente, torná-las acessíveis dentro de um acervo de conhecimento – isso é diretamente o chamado “acesso à informação” e a ampliação da tecnologia para minimizar os problemas informacionais vai continuar tendo uma crescente demanda. Então, a CI como força propulsora deste acesso à informação, tem como missão atenuar as dificuldades e dar acessibilidade cada vez mais irrestrita, colocando as TA e suas tecnologias viabilizadoras de acesso à informação como mediadoras dessas demandas do público usuário. 
A CI tem um papel social e político fundamental de universalizar a inclusão informacional e precisa trazer para si esta responsabilidade, oferecendo mais ferramentas tecnológicas facilitadoras voltadas para derrubar os “muros” que cercam as pessoas com deficiência e assim contribuir ainda mais significativamente com a sociedade como um todo. E as TA se coadunam com este objetivo e podem trabalhar em conjunto, preenchendo com suas funções o enorme espaço que nos falta ainda trabalhar.
Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis; para as pessoas com deficiência, a tecnologia as torna possíveis (RADABAUGH, 2008).

Outros materiais