Buscar

MÓDULO 02 - AGENDA 02 FICHARIO - Relações públicas e comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Depois de ler o texto, reflita sobre as dicas que a autora apresenta e responda no seu fichário:
1. Além de dar dicas sobre comunicação oral e escrita, a autora dá importância a elementos mais subjetivos da comunicação, como o tom de voz ou o olhar para a pessoa com quem se fala. Você também acha isso importante? Por quê? Você já participou de alguma conversa em que o tom de voz ou a forma de olhar (ou não olhar) para o interlocutor atrapalhou a comunicação? Como foi?
Sim, muito importante, a comunicação vai muito além da fala, principalmente quando estamos presentes, observamos o comportamento, a postura da pessoa, tudo que foi mencionado pela autora do texto, pois conseguimos identificar se esta sendo uma conversa amigável, uma conversa mais ríspida, se o outro esta sendo sincero, se lhe passa confiança, se há um interesse em continuar o assunto, para se comunicar precisamos ir alem de apenas falas e escritas, é um conjunto de fatores. 
Acredito que já participei, muitas vezes não percebemos, como por exemplo depois de um dia corrido e cansativo no trabalho, já aconteceu de iniciar uma conversa com o meu marido no final do dia, e por estar com uma postura mais solta e relaxada, ou até mesmo por não estar dando tanta atenção à ele, desviando o olhar para outras preocupações, fez com que atrapalhasse a comunicação devido a minha postura. É de sumária importância conversar olhando nos olhos da outra pessoa, demonstrando interesse na conversa, a voz tem que ser firme, porém suave e em tom baixo.
Também já participei de conversas que terminaram em briga, pois o tom das vozes foi elevando e os ânimos também. O debate virou discussão pela falta de compatibilidade e a divergência no assunto.
2. Das dicas apresentadas, quais você já conhecia e vai ter facilidade para aplicar? Quais são as menos familiares e que vão exigir de você maior atenção ou disciplina?
Já conhecia todas, eventualmente coloco em pratica em meu local de trabalho. Mas darei mais atenção à dica que muitas vezes por mim passa despercebida, que é sobre anotar o recado ao interessado tanto para ele, quanto na minha agenda também.
3. Já aconteceu de alguém deixar um recado e você se esquecer de passar para a pessoa interessada? O que você fez? Como você evitaria isso?
Não me lembro de ter deixado de dar um recado, principalmente no trabalho. Porque não confio na memória sempre tenho comigo à disposição uma agenda, anoto todos os recados e depois transmito ao interessado. E além disso, com a tecnologia de hoje, no meu local de trabalho podemos também transmitir a mensagem ou algum lembrete importante via whatsapp, torpedo, etc., onde é entregue imediatamente.

Continue navegando