Buscar

Estrutura da matéria Faveni

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para Piaget, o processo de aprendizagem, ou seja, a forma como o homem aprende, é construída através de sua interação com o meio, sendo assim não podemos classifica-lo como inatista nem ambientalista. Para ele, a carga genética e o ambiente em que a pessoa vive influenciam diretamente na aquisição de novos conhecimentos. E esta aquisição se dá à medida em que o homem é desafiado pelas condições do ambiente em que vive, pelas mudanças, pelos problemas, que requerem deste homem uma readaptação cognitiva para chegar ao equilíbrio novamente. Podemos perceber que quando nos deparamos com um novo conceito, nosso cognitivo se desequilibra para depois de assimilar essa nova ideia e então voltar ao equilíbrio, tendo sua inteligência ampliada com novos conhecimentos.
Vygotsky faz uma diferenciação entre processos psicológicos, superiores rudimentares e processos psicológicos avançados. Nos primeiros, ele colocaria a linguagem oral, como processo psicológico superior adquirido na vida social mais extensa e por toda a espécie, e sendo produzido pela internalização de atividades sociais, através da fala. A interação e a linguagem têm um importante destaque no pensamento de Vygotsky, uma vez que irão contribuir no desenvolvimento dos processos psicológicos, por meio da ação. Vygotsky substituiu os instrumentos de trabalho por instrumentos psicológicos, explicando desta forma, a evolução dos processos naturais até alcançar os processos mentais superiores, por isso, a linguagem, instrumento de imenso poder, assegura que significados linguisticamente criados sejam significados sociais e compartilhados.
Freud, considerado uma pessoa ousada, através das conversas realizadas com seus pacientes começou a desenvolver método diferenciado de análise, dando início ao que conhecemos hoje como terapia psicanalítica. Através destes estudos abriu novas possibilidades de entendimento do processo de aprendizagem no indivíduo no âmbito educacional, permitindo a compreensão de alguns conceitos básicos que ajudam a construir o conhecimento. Essas possibilidades foram criadas através de algumas teorias que não estão diretamente voltadas para a educação, mas que a ela se aplicam, pois auxiliam na compreensão e estruturação da personalidade com base nos conceitos psicanalíticos de formação dos conteúdos psíquicos e seus mecanismos de defesa, permitindo descobrir de que forma atuam sobre a mente de maneira consciente, inconscientes e pré-conscientes auxiliando no processo de construção da sua identidade do individuo e aprendizagem.
A psicologia da educação ajuda o professor a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem. Para que o conhecimento seja repassado de forma eficiente, é preciso que o professor tenha uma boa didática ligada a um ensino dinâmico, divertido e saudável. Para conseguir lidar com os alunos de forma eficaz na classe de aula, o professor precisa ter o conhecimento das várias abordagens que levam ao processo de aprendizagem, seus princípios, bem como as leis e fatores que a afetam diretamente.

Continue navegando