Buscar

Atividade 1 Sistema Cardiorrespiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 Sistema Cardiorrespiratório
Eneas dos Santos Maciel 
Faringe e Laringe são duas estruturas que fazem parte das vias áreas superiores. A diferença entre essas estruturas a faringe é uma parte do canal alimentar, que se estende da boca e cavidade nasal até a laringe em seguida ao esôfago, já a laringe por sua vez compõe a parte superior da traqueia. 
Características gerais da faringe
A faringe é um órgão comum aos sistemas digestório e respiratório, permitindo a comunicação entre esses dois sistemas e, desse modo, sendo um local de passagem para alimentos e ar. A faringe está localizada na região posterior do nariz, da boca e da laringe, sendo possível distinguir três porções dela: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
É na faringe que encontramos as chamadas tonsilas, formadas por tecido linfático e atuantes na defesa do organismo. Inflamações na faringe costumam provocar dor e irritação na região da garganta e são chamadas de faringites.
A faringe é um órgão tubular musculomembranoso que faz parte do sistema respiratório e do sistema digestório. Esse órgão apresenta cerca de 12,5 centímetros e pode ser dividido em três regiões: nasal, oral e laríngea. Vale destacar que não existem limites precisos entre essas três regiões.
Basicamente, a laringe serve para proteger as vias aéreas inferiores e não deixar que nenhum alimento, saliva ou outra substância cheguem aos pulmões. O ar entra na laringe e a comida no esôfago, a parede da laringe é composta de cartilagem. A laringe também é chamada de caixa vocal, pois contem cordas vocais, sendo assim o ar passa pela laringe e produz o som. 
Nasofaringe: corresponde à primeira região da faringe, a região nasal. Ela está situada atrás do nariz. Na nasofaringe, observa-se a presença de quatro aberturas, duas para as tubas auditivas (eustaquianas) e duas para o nariz (coanas).
Orofaringe: a nasofaringe continua caudal mente com a orofaringe, região situada atrás da boca. Ela apresenta uma abertura que se comunica com a boca chamada de istmo das fauces. A nasofaringe e a orofaringe estão separadas incompletamente pelo palato mole, o qual é elevado na deglutição, impedindo a passagem do alimento para a parte nasal da faringe. 
Laringofaringe: está situada por baixo do osso hioide e por trás da laringe, abrindo-se na laringe e no esôfago.
Características gerais da laringe
A laringe é um órgão curto, de forma cônica, constituído de cartilagens, músculos e ligamentos. Está localizada na região do pescoço, entre a quarta e sexta vértebra cervical, conectando a faringe à traqueia. Seu tamanho é variável, sendo maior em homens, em face da influência de hormônios.
Exerce função respiratória e fonatória, e também impede a entrada de partículas estranhas nas estruturas respiratórias.
Possui nove peças cartilaginosas: cartilagem tireoidea, epiglote e cartilagem cricoide; e as cartilagens cuneiforme, corniculada e aritenoide, que se apresentam em pares.
A cartilagem tireóidea, conhecida vulgarmente como “pomo de Adão”, é formada de cartilagem hialina, e tem forma semelhante à de um livro aberto para trás. Fixada a ela, e também ao osso hioide, está a epiglote. Esta funciona como uma espécie de “tampa”, evitando que substâncias líquidas e sólidas sejam encaminhadas para os pulmões.
As cartilagens aritenóides são móveis, possuem formato piramidal e estão articuladas à cricóide. Nestas se localizam as inserções das cordas vocais, influenciando a tensão destas, e de alguns músculos da glote.
Já as cartilagens corniculada e cuneiforme estão unidas entre si, deslizando-se de acordo com as movimentações dos músculos da laringe. Essa última cartilagem, ainda, liga as aritenóides à epiglote.

Outros materiais