Buscar

JALECO BRANCO TICS-FORUM 01 02 22


Continue navegando


Prévia do material em texto

INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
FACULDADE ITPAC CRUZEIRO DO SUL
Curso de Graduação em Medicina
ALÍCIA PINHO LANDAZURI
JALECO BRANCO
CRUZEIRO DO SUL, AC
2022
ALÍCIA PINHO LANDAZURI
JALECO BRANCO
Trabalho apresentado ao módulo de Sistemas Orgânicos Integrados, como parte do requisito para a aprovação no módulo. 
Orientadora: Profª. Emanuele Tamarana.
 
CRUZEIRO DO SUL, AC
2022
SUMÁRIO
CAPA	 01
CONTRACAPA	02
SUMÁRIO	 03
INTRODUÇÃO	04
REFERÊNCIAS 	06 
 
1. Qual a diferença entre a Hipertensão do Jaleco Branco e a Hipertensão Mascarada? 
Hipertensão do Avental Branco (HAB) e Hipertensão Mascarada (HM)
 Define-se a normotensão verdadeira (NV) como as medidas da PA no consultório e fora do consultório normais, a HA sustentada (HS) quando ambas são anormais, a HAB quando a PA é elevada no consultório, mas é normal fora dele, e HM quando a PA é normal no consultório, mas é elevada fora dele. 
 Nesse sentido, a diferença da PA entre as medidas obtidas no consultório e fora dele é denominada EAB ou EM, quando seus valores são, respectivamente, positivos ou negativos. Com base em estudos de Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA), diferenças iguais ou superiores a 15 mmHg na PAS e/ou 9 mmHg na PAD indicam EAB significativa, enquanto diferenças iguais ou inferiores a -1 mmHg na PAS e/ou PAD indicam EM significativa. Desse modo, a MRPA é bastante eficaz para identificar indivíduos com risco de ter diferenças relevantes na PA dentro e fora do consultório, o que pode contribuir para um melhor manejo terapêutico.
 Por conseguinte, a definição mais adequada é a média de várias medições da pressão arterial durante o dia fora de consultório médico ou menos de 135/85 mmHg na presença de leituras usuais acima de 140/90 mmHg feitas em consultório médico. A maioria dos pacientes apresenta níveis mais elevados de pressão arterial em medições feitas em consultório do que em medições fora do ambiente médico. É muito importante não fazer confusão entre efeito do avental branco e hipertensão do avental branco. A hipertensão do avental branco é uma medição do nível da pressão arterial, ao passo que efeito do avental branco é a medição de alterações no nível pressórico. De maneira alguma, os efeitos do avental branco de grandes proporções devem limitar‐se a pacientes com hipertensão do avental branco e, na realidade, é mais acentuado com maior frequência em pacientes com hipertensão grave.
 Além disso, a HAB está associada a maior atividade adrenérgica, maior prevalência de fatores de risco metabólicos, lesão de órgãos-alvo (LOA) mais frequente e maior risco para desenvolver diabetes melito e progressão para hipertensão sustentada (HS) e hipertrofia ventricular esquerda. Portanto, vários fatores podem elevar a PA fora do consultório com relação à PA do consultório, como idade avançada, sexo masculino, tabagismo, consumo de álcool, atividade física, HA induzida pelo exercício, ansiedade, estresse, obesidade, diabetes melito, doença, renal crônica e história familiar de HA. A HM está associada à dislipidemia, à disglicemia, à LOA, à pré-hipertensão e à atividade adrenérgica e aumenta o risco de desenvolver diabetes melito e HS. A imagem a seguir apresentará a triagem e o diagnóstico da HAS:
Figura 1- Estágios da HAS
Fonte: (CASSTU, 2021).
Referências
 BARROSO, Weimar Kunz Sebba et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial–2020. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 116, p. 516-658, 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Hipertensão Arterial. Disponível em: https://institucional.ufrrj.br/casst/files/2021/04/Hipertens%c3%a3o-Arterial.pdf. Acesso em: 11de fev. de 2022.
 KAPLAN, Norman M.; VICTOR, Ronald G. Hipertensão Clínica de Kaplan. Porto Alegre: Grupo A, 2015. 9788536327129. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536327129/. Acesso em: 11 fev. 2022.