Buscar

Atividade teórica REO- 1

Prévia do material em texto

GBI 108- Biologia de alga, briófitas e pteridófitas
Atividade REO- 1
Nome: Rafaela Ricci Beluci 
Turma: 12A
Responda as questões abaixo:
1) O que significa o termo “alga”?
O termo “algas” não tem, nos dias atuais, nenhum significado taxonômico definido. Linnaeus no século XVIII foi o primeiro a utilizar este termo para designar uma das ordens de plantas que, juntamente com Fungos, Briófitas e Pteridófitas, foi agrupada numa mesma categoria denominada Criptógamas. Posteriormente, descobriu-se que a maioria dessas algas era na realidade, classificada como sendo uma hepática. 
As algas são seres eucariontes, fotossintetizantes, clorofiladas, unicelulares ou pluricelulares. Elas podem viver em ambientes terrestres úmidos e aquáticos de água doce ou salgada. Apesar de algumas delas se parecerem com plantas, as algas não apresentam folhas, caules ou raízes. Assim, elas são organismos bem mais simples do que as plantas.
2) Explique os três tipos de meiose: Zigótica, Gamética e Espórica
A meiose zigótica, é inicial e acontece nos seres haplobiontes, que são fungos e algas. São haplóides, exceto o zigoto que é diplóide. 
O zigoto começa a sua divisão através da meiose, e dá origem a quatro células haplóides. 
Estas células vão para o processo de divisão através da mitose, dando origem a um novo indivíduo. 
A meiose espórica é a intermediária, e acontecem nos seres haplodiplobiontes, que são as briófitas e pteridófitas. 
O ciclo de vida destes seres está dividido em duas etapas. 
A primeira fase é a haplóide, que através da mitose formam as estruturas para a reprodução sexuada. E após a fecundação é iniciada a fase diplóide. 
A meiose gamética é a final, acontece nos animais que através da meiose dão origem a gametas haplóides. Este processo ocorre nos seres diplobionetes, que têm células somáticas diplóides
3) Quais são as funções ecológicas do fitoplâncton?
Devido à sua alta taxa reprodutiva, o fitoplâncton pode atingir grandes concentrações no meio aquático, alterando a coloração da água, que pode tornar-se vermelha, esverdeada ou de tons marrom-dourado. Ambas características: estratégia alimentar autótrofa e elevada taxa reprodutiva; podem ser citadas como os principais fatores que transformaram estes organismos na base da cadeia alimentar (nível trófico dos produtores) em ambientes aquáticos. Tal papel apresenta extrema importância para toda a comunidade aquática, visto que a abundância, riqueza e biomassa fitoplanctônica impulsionam a produtividade em todos os níveis tróficos: em ambientes com alta biomassa primária, há o aumento da biomassa zooplanctônica e, por consequência, maior ocorrência de peixes e outros predadores planctófagos. Isto, por sua vez, favorece o desenvolvimento de atividades econômicas como a maricultura e a pesca extrativista. Além destas características, o fitoplâncton também atua como um importante fixador de gás carbônico nos oceanos, sendo um dos grandes responsáveis pela captação de CO2 da atmosfera e é responsável pela produção de cerca de 80% do oxigênio da atmosfera terrestre. Ele também é conjunto dos organismos planctônicos vegetais.
4) Por que podem ocorrer florações de algas?
Apesar de constituir um componente essencial para a manutenção da vida nos oceanos e em todo o planeta, o fitoplâncton, em estado de desequilíbrio, pode gerar impactos negativos para a comunidade aquática e a saúde humana. O excesso de nutrientes utilizados no processo fotossintético como fósforo, nitrato, sulfato e ferro (este último pouco disponível em regiões oceânicas, sendo limitante para o crescimento fitoplanctônico), pode acarretar em florações de algas, comprometendo a integridade do meio aquático e de sua biota. Tal desequilíbrio pode ser causado por mudanças climáticas (chuva, mudanças de temperatura, luminosidade), fatores ecológicos (como baixa predação, competição e lise celular) e também pela atividade antropogênica (esgotos domésticos, resíduos industriais, fertilizantes químicos), que intensifica o processo de eutrofização.
Eflorescência, florescência, floração algal ou bloom de algas é a proliferação (aumento descontrolado), em um ambiente aquático, de organismos planctônicos, em geral microalgas e cianobactérias, isoladas ou conjuntamente com organismos zooplanctônicos. A proliferação, em geral sazonal, ou pelo menos de caráter transitório, conduz ao rápido crescimento da biomassa contida na coluna de água, levando, entre outros efeitos, a uma acentuada redução na transparência, à coloração e com frequência à presença de odor e sabor nas águas. O fenômeno é em geral consequência do enriquecimento em nutrientes do ambiente aquático.
A maré vermelha é um dos fenômenos mais comuns associados ao desequilíbrio fitoplanctônico, e consiste na floração de dinoflagelados que liberam substâncias tóxicas em concentrações extremas, causando a mortandade de animais marinhos e a intoxicação da população humana que alimenta-se de mariscos contaminados.

Continue navegando