Buscar

Simulado 4 Atividades de Aprendizagem (3 semi)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado 5 Atividades de Aprendizagem (3 semi)
Questão 1
Quando falamos em horário de trabalho, automaticamente, somos levados à confusão entre duração do trabalho e jornada de trabalho. Com base nessa informação e na jornada de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Considera todo o período decorrente do contrato de trabalho, inclusive as pausas temporais relativas a repouso semanal, feriados e até mesmo férias.
B)  Tem um sentido mais restrito, compreendendo apenas o tempo em que o empregado está disponível ao empregador, em decorrência do seu contrato de trabalho. Ou seja, apenas naquele tempo delimitado, pré-acordado.
C)  São horas trabalhadas que excedem a jornada normal.D)  
É o período de descanso dado entre uma jornada diária de trabalho e a próxima.
Questão 2
A CLT traz algumas previsões de intervalos intrajornadas especiais, ou seja, remunerados, que não serão descontados da jornada diária. Sobre os intervalos intrajornadas especiais aos empregados que laboram em minas no subsolo, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Intervalo de 10 minutos a cada 90 de trabalho (Artigo 72).
B)  Intervalo de 15 minutos a cada três (3) horas de trabalho efetivo (Artigo 298).
C)  Descanso de 20 minutos a cada três (3) horas de trabalho (Artigo 229).
D)  Descanso de 30 minutos duas vezes por dia para amamentar (artigo 396).
Questão 3
O salário é a principal parcela a ser paga ao trabalhador. É uma contraprestação em dinheiro ou vantagem devida pelo empregador. Surge como forma de transformação do regime de trabalho escravo para o regime de liberdade de trabalho. A CLT define "salário" como contraprestação do serviço efetuado pelo empregado no decorrer do mês, enquanto a remuneração vem de "remuneratio", do verbo "remunerar". A palavra é composta de “re”, que tem o sentido de reciprocidade, e “muneror”, que indica "recompensar". Sobre o salário mínimo, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Salário mínimo é a prestação máxima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalhador, somente ao trabalhador urbano, sem distinção de sexo, por dia normal de serviço, e capaz de satisfazer, em determinada época e região do país, as suas necessidades apenas de alimentação e vestuário.
B)  Salário mínimo é a contraprestação mínima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalhador, inclusive ao trabalhador rural, sem distinção de sexo, por dia normal de serviço, e capaz de satisfazer, em determinada época e região do país, as suas necessidades normais de alimentação, vestuário, higiene e transporte.
C)  Salário mínimo é uma espécie de salário mínimo específico, ou seja, um salário para determinada classe de trabalho. É devido em razão da profissão do trabalhador e depende de lei que o institua.
D)  Salário mínimo é aquele que será acordado com o empregador, sempre observado o salário mínimo ou o salário profissional, se a empresa possui categoria organizada com fixação de pagamento mínimo. O salário mínimo é definido no contrato de trabalho, não dependendo de circunstâncias alheias.
Questão 4
A duração e o período das férias estão sujeitos aos critérios objetivos legalmente estipulados, fundamentando-se não só no período laborado, como na assiduidade do empregado. A normatização inicial é de que as férias sejam de 30 dias corridos, independentemente do número de dias que há em cada mês. Assim, após cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias na seguinte proporção, levando-se em consideração eventuais faltas, sendo estas faltas as injustificadas. Com relação à perda do direito de férias, se em um determinado período (de 12 meses) o empregado comete excesso de falta (injustificada), terá reduções nos dias de suas férias, pois a legislação conclui que ele trabalhou menos e consequentemente deve descansar menos. 
Considerando que no período de 12 meses o empregado tenha 10 faltas injustificadas, quantos dias de férias ele terá direito? 
A)  18 dias.
B)  12 dias.
C)  30 dias.
D)  24 dias.
Questão 5
Os empregados representam a força de trabalho das empresas, logo, necessitam de garantias e direitos, os quais aqui no Brasil são previstos pela legislação trabalhista. No que se refere a direitos e garantias dos trabalhadores, há um direito, em específico, que permite o empregado paralisar sua prestação de serviço durante um determinado período em cada ano trabalhado, com o objetivo de proporcionar recuperação psíquica e física, bem como o convívio social.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o direito descrito:
A)  Férias. 
B)  Seguro-desemprego. 
C)  13º salário. 
D)  Abono salarial. 
Questão 6
Os benefícios previdenciários são devidos apenas aos segurados obrigatórios ou facultativos da Previdência Social. Quanto aos benefícios do segurado, tem-se a aposentadoria. Considere a aposentadoria devida ao cidadão que comprovar o tempo total de 35 anos de contribuição, se homem, ou 30 anos de contribuição, se mulher. Este tipo substituiu a anterior “aposentadoria por tempo de serviço”.
A qual aposentadoria o exposto se refere?
A)  Aposentadoria por invalidez.
B)  Aposentadoria especial.
C)  Aposentadoria por tempo de contribuição.
D)  Aposentadoria por idade.
Questão 7
Os benefícios previdenciários são devidos apenas aos segurados, obrigatórios ou facultativos, da Previdência Social. Quanto aos benefícios do segurado, têm-se as aposentadorias e os auxílios. Considere o benefício pago para o segurado, empregado e avulso, com relação aos dependentes que possuir, não havendo qualquer período de carência para o início do pagamento. Cada cota deste benefício será relativa ao respectivo número de filhos ou equiparados.
A que benefício o exposto se refere?
A)  Salário-família.
B)  Auxílio-acidente.
C)  Auxílio-doença.
D)  Auxílio-reclusão.
Questão 8
No Código Civil de 2002, Art. 104 descreve o que é válido em um negócio jurídico. O Direito do Trabalho se utiliza deste artigo, pois o contrato de trabalho deve respeitar este artigo. No Direito do Trabalho encontra-se elementos essenciais que devem ser observados em um contrato de trabalho.
Observando o enunciado, assinale a alternativa que está INCORRETA:
A)  Forma regular ou não proibida
B)  Manifestação da vontade
C)  Agente capaz
D)  Objeto ilícito
Questão 9
Art. 468 da CLT prevê que: “Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento e, ainda assim, desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente dessa garantia”.
De acordo com esse artigo, marque V (para sentenças verdadeiras) e F (para sentenças falsas).
( ) Quanto à origem: unilaterais ou bilaterais
( ) Quanto à natureza: lícitas ou ilícitas
( ) Quanto ao objeto: obrigatórias ou voluntárias
( ) Quanto ao número de pessoas: individuais ou coletivas
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F – F – V – V
B)  F – V – F – V
C)  V – F – V – F
D)  V – V – F - F
Questão 10
A CLT é foi criada para atender a necessidade do ser humano (trabalhador), caso contrário ficaríamos estáticos. Trazemos alguns exempols.
Fundo de Garantia por Tempo de Serviço: FGTS,; Traballhador doméstico; Trabalhador Aeronauta etc.  
Marque a alternativa CORRETA, em que ano foi criada a Lei Complementar do Trabalhador Doméstico.
A)  1º de junho de 2019.
B)  1º de junho de 2016.
C)  1º de junho de 2015.
D)  1º de junho de 2017.

Outros materiais

Outros materiais