Buscar

politicas setoriais ativ 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. ____________não serviu/serviram apenas aos interesses das classes dominantes, mas foi ao encontro dos anseios da classe trabalhadora. A implantação de políticas sociais também teve origem nas lutas dos trabalhadores.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna apresentada acima.
Resposta o estado de bem estar social
2. (...) “a crescente intervenção estatal por meio das políticas sociais é em si mesma a manifestação da natureza contraditória do capitalismo, que tem origem na necessidade do Estado de atuar como forma de atenuação dos efeitos mais destrutivos da ordem capitalista sobre os fatores de produção, mas cuja intervenção torna-se, por sua vez, elemento de potencialização e agudização da contradição básica deste modo de produção entre a socialização das forças produtivas e a apropriação privada da riqueza social.”  (FLEURY, S. Estado sem cidadãos: seguridade social na América Latina [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ,1994, p.11. 252 p.).
Ao chamarmos uma ação de Política Social, estamos assinalando o uso de um poder de reorganização alocativo e coercitivo sobre um determinado elemento já conhecido, que deve ser:
Resposta as relações na sociedade
3. “(...) foi em nome de uma dada liberdade que se constituíram os limites da ação do Estado e dos homens. O ser livre neste caso só se mantém em relação, só é possível de existir mediante regras e limites estabelecidos para dentro do território do Estado e na relação entre Estados. A liberdade é cerceada por estas regras, mais ou menos restritivas, a depender da época e do lugar. Assim, cada país no decorrer da história definiu regras que garantiram maior ou menor liberdade aos indivíduos, admitindo, inclusive, situações de cerceamento do direito individual, seja no âmbito civil ou político. Portanto, mesmo com a limitação da liberdade, afirmou-se neste momento um modelo de Estado pautado na ideia de liberalismo, o que se diferenciava do entendimento de Estado anterior, que se impunha pela força e ameaça, com invasão e destituição de poder e sem qualquer respeito às liberdades individuais”. (BAPTISTA, T.W.F.; MATTOS, R.A. Sobre Política (ou o que achamos pertinente refletir para analisar políticas). In: MATTOS, R.A.; BAPTISTA, T.W.F. (Org.). Caminhos para análise das políticas de saúde. Rio de Janeiro: CCAPS, 2011, p.57. p.52-91. Disponível em: <www.ims.uerj.br/ccaps>. Acesso em: 08/01/2020. 
O reconhecimento dos indivíduos como detentores de razão e integrantes do corpo estatal foi também reconhecidos como__________. 
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado acima.
Resposta: liberdade
4. “(...) a política social encontra-se inscrita, quer como possibilidade quer como necessidade, no interior do Estado capitalista. Em outras palavras, a política social seria a resultante possível e necessária das relações que historicamente se estabeleceram no desenvolvimento das contradições entre capital e trabalho, mediadas pela intervenção do Estado (...). ” (FLEURY, S. Estado sem cidadãos: seguridade social na América Latina [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ,1994, p.43. 252 p.) 
De acordo com o texto apresentado, a intervenção do Estado, no interior de um modelo capitalista, envolve quais atores?
Resposta burocracia estatal, burguesia industrial e trabalhadores urbanos
5. “Não se pode precisar um período específico do surgimento das primeiras identificações chamadas políticas sociais, visto que, como processo social, elas se originam na confluência dos movimentos de ascensão do capitalismo como a Revolução Industrial, das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção estatal. A política social surge no capitalismo com as mobilizações operárias, e a partir do século XIX com o surgimento desses movimentos populares, é que ela é compreendida como estratégia governamental” (PIANA, Maria Cristina. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, p.23. 233 p. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830389.pdf>. Acesso em: 08/01/2020. 
Apesar de não podermos distanciar as origens da política social de seus objetivos nos dias atuais, como nasce a política social na contemporaneidade?
Resposta nasce na contradição do capitalismo
6. O conceito de cidadania, apresentado por Marshall, foi baseado no modelo histórico inglês e definido a partir de três direitos: direito civil, direito político e direito social e assumiu a maneira privilegiada de se definir cidadania. Crianças e jovens acabaram excluídos do acesso a esses direitos, sendo permitido a eles somente o acesso ao direito social, principalmente à educação. Na verdade, mais do que um direito, a educação é considerada como um dever, uma vez que se espera que o indivíduo prepare sua entrada em cena como cidadão. Este pensamento apoia-se em uma estratégia desenvolvimentista que considera crianças e jovens como sujeitos em preparação, sujeitos vir-a-ser. Constatou-se como este tipo de relação reforça uma tutela, pois muitas vezes para dispor do direito social deve-se abrir mão dos demais direitos” (MONTEIRO, R. A. P.; CASTRO, L. R. A. Concepção de Cidadania como Conjunto de Direitos e sua Implicação para a Cidadania de Crianças e Jovens. Revista Psicologia Política, São Paulo, v. 8, n. 16, p.271-284, dez. 2008. Mensal. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v8n16/v8n16a06.pdf>. Acesso em: 08/01/2020).
Sabendo que a cidadania é compreendida como um conjunto de diversos direitos e deveres, garantidos por lei, que uma pessoa exerce na sociedade na qual está incluída. Podemos considerar como deveres e direitos para uma cidadania plena: 
I. o direito ao voto;
II. o direito de ir e vir
III. o direito de morrer;
IV. a dignidade; 
Identifique a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
Resposta 1, 2 e 4
7. “A realidade brasileira demonstra que uma parcela considerável de indivíduos se encontra em grave situação de pobreza e exclusão social, sem condições dignas de moradia e sem acesso à educação, ou seja, sem os recursos sociais, econômicos e institucionais que venham a proporcionar o seu ajuste na sociedade, como homens livres. Dentre vários fatores que podem ser classificados, esses exercem influência fundamental nas oportunidades que serão apresentadas a esses indivíduos. E esse processo é decisivo sobre as condições de sobrevivência futura de toda uma geração, pois a destituição de certos direitos torna-se determinante para o futuro de um indivíduo, para a sua dignidade e para sua chance de sobrevida (SILVA, D. C. Indivisibilidade entre os direitos civis e políticos e os direitos econômicos, sociais e culturais: problemas de reconhecimento e dificuldades na implementação. In: B.BITTAR, E. C. (Org.). Direitos humanos no século XXI: cenários de tensão. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. p. 61-76. São Paulo: ANDHEP; Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Disponível em: <http://www.andhep.org.br/anais/arquivos/IIencontro/direitoshumanos-seculoxxi.pdf>. Acesso em: 08/01/2020). 
Quais as consequências da pobreza para o futuro das pessoas que se encontram neste ciclo?
Resposta: quando o individuo não tem acesso a recursos financeiros educacionais e de qualidade de vida ele tende a repetir essas lacunas para as próximas gerações.
8. No entendimento sobre Políticas Sociais considera-se que os programas ou ações governamentais sofrem a influência ou pressão de uma determinada camada da sociedade. Tendo isso em mente, seria possível determinar que a influência mais recorrente nas Políticas Sociais é exercida pelo(a)s:
Resposta: elites dominantes ou a participação popular
9. “O modelo de proteção social cujo centro reside na Assistência Social tem lugar em contextos socioeconômicos cuja ênfase está dada no mercado como canal natural de satisfação das demandas sociais, onde as necessidades são preenchidas de acordo com os interesses individuais e a capacidade de adquirir bens e serviços. Os valores dominantes enfatizam a liberdadee o individualismo, e a igualdade social requerida passa a ser a igualdade de oportunidades, capaz de gerar condições diferenciais de competição no mercado. A ênfase no mercado coloca a ação pública como, no mínimo, suplementar a este mecanismo básico, assumindo o caráter compensatório e discriminador daqueles grupos sociais que demonstraram sua incapacidade de suprir-se adequadamente no mercado.” (FLEURY, S. Estado sem cidadãos: seguridade social na América Latina [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ,1994, p.108. 252 p.). 
Como pode ser descrito o tipo de organização social que tem por base o voluntariado?
Resposta uma atuação em situações de emergências pontuais
10. “As políticas sociais e direitos sociais, políticos e trabalhistas representam também conquistas dos trabalhadores e setores subalternos, que podem diminuir, mas jamais eliminar as desigualdades” (MONTAÑO, 2012, p. 285). MONTAÑO, Carlos. Serviço Social & Sociedade, [s.l.], n. 110, p.270-287, jun. 2012, p. 285. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s0101-66282012000200004>. Acesso em: 08/01/2020). 
No texto acima temos a afirmação de que não é possível uma eliminação total das desigualdades. Por que não existe essa possibilidade?
Resposta: porque a desigualdade é fruto de um modelo de produção capitalista que não está em extinção.

Continue navegando