Buscar

Atividade Avaliativa I FUNDAMENTOS E PRÁTICAS ATUAIS DA PSICOLOGIA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa I FUNDAMENTOS E PRÁTICAS ATUAIS DA PSICOLOGIA
1-
Em 1864, Wundt estrutura e normatiza a psicologia – e assim surge uma nova definição para essa profissão. Em relação a esse aspecto, leia as alternativas que se seguem e assinale a alternativa correta.
I. A Psicologia deixa de ser um estudo da vida mental e da alma e passa a ser um estudo da consciência ou dos fatos conscientes. 
II. Foi Wundt quem sistematizou e estruturou a psicologia, dessa forma, ela passa a ser uma ciência autônoma e não mais um apêndice da Filosofia ou da Fisiologia 
III. Wundt utilizou a observação, experimentação e a quantificação, sem, no entanto, desprezar a introspecção – aspectos subjetivos.
IV. Das experiências de Wundt nasceram os métodos psicofísicos experimentais e quantitativos (maior contribuição de Wundt para a psicologia científica).
R: As afirmativas I, II e III são corretas.
2-
Leia as alternativas que se seguem sobre o Funcionalismo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. O funcionalismo foi a primeira escola exclusivamente norte americana. Iniciou-se nas Universidades de Chicago e Columbia e teve como precursoras as ideias evolucionistas de Darwin, a psicologia fenomenológica e o naturalismo de Rousseau.
II. O estudo do funcionalismo deveria dirigir-se ao aspecto instrumental do inconsciente.
III. No funcionalismo, a consciência exerce uma atividade adaptativa e é um instrumento destinado a ajustar a ação (resolver problemas).
IV. Os princípios e métodos do funcionalismo foram amplamente aceitos e incorporados ao patrimônio da psicologia como um todo e deixaram de existir como uma escola à parte, influenciando a psicanálise.
R: As afirmativas I e III são corretas.
3-
(Complete o espaço em branco) A ________________ envolve criar princípios gerais a partir de observações específicas para atingir uma conclusão universal. É o processo pelo qual, dadas diversas particularidades, chega-se a uma generalização.
R: Indução.
4-
(Complete o espaço em branco). _______________________________é uma afirmação que descreve uma relação proposta entre variáveis; é um resultado ou um prognóstico específico derivado de uma teoria que pode ser avaliada por meio de observações adicionais.
R: Hipótese.
5-
As competências, citadas no artigo 8º, referem-se a desempenhos e atuações que serão requeridas do egresso em Psicologia. Leia as opções abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:
I- o psicólogo deverá analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais.
II- o psicólogo deverá identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo.
III- o psicólogo deverá identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa.
IV - o psicólogo deverá escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência.
R: Todas as afirmativas estão corretas.

Outros materiais