Buscar

Os Sentidos Humanos

Prévia do material em texto

FACULDADE ÁGORA 
Enfermagem I termo 
 Karinne Sturm Santos
 Sentidos
Os Sentidos são direcionados por ações de calor, frio, cheiro, visualização, é basicamente dessa maneira que se pode identificar um sentido. O estímulo do ambiente é captado pelo neurônio sensorial, passa pela medula que vai traduzir essa informação para que a ação ocorra. Existem dois tipos de sentidos, os somáticos (Tato, temperatura, posição e dor) e os especiais (visão, audição, paladar e olfato).
Para captar essas informações o organismo conta com os receptores, que são os mecanorreceptores (captam estímulos de pressão, força), termorreceptores (captam estímulos de calor), nocirreceptores (recebem estímulos de dor), fotorreceptores (captam estímulos de luz) e quimiorreceptores (captam estímulos de substâncias).
O Tato é a estimulação dos mecanorreceptores espalhados pela pele.
Na temperatura, os termorreceptores são as terminações nervosas livres tanto do frio quanto do calor. Diante de situações muito quentes ou muito frias esses receptores enviam sinais para o sistema nervoso central.
A Posição ou Propriocepção informa ao encéfalo a posição dos membros, se em repouso ou em movimento.
A Dor tem os nociceptores que são os neurônios relacionados ao processo de dor espalhados por quase todo o corpo.
A audição é conhecida como o sentido social mais importante. O encéfalo transforma as ondas de pressão do ar em sons. O órgão responsável por esse sentido é a orelha que possui os mecanorreceptores.
A visão tem a função de captar estímulos luminosos e enviá-los ao cérebro por meio do nervo óptico. É papel do olho realizar essa função. Vale ressaltar, que o órgão citado possui fotorreceptores.
O olfato auxilia na percepção do ambiente e indica quando há alguma substância nociva e age juntamente com o a gustação. A célula receptora desse sentido encontra-se na cavidade nasal, tendo como o principal órgão o Nariz.
O paladar é a capacidade do organismo de perceber e diferenciar sabores através de quimiorreceptores. Essas células localizam-se em vários locais da boca, principalmente na língua.

Continue navegando