Buscar

Príons e Conceitos de Microbiologia

Prévia do material em texto

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
ALESSANDRA SILVA DA COSTA - F28CBH6
 AMANDA 
 NADIANY
 
Assunto de Microbiologia
MANAUS- AM
2022
 
 
ALESSANDRA SILVA DA COSTA 
AMANDA 
NADIANY
 
 
 
 
 
Assunto de Imunologia Baseada em Artigos
 
 
 
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Imunologia Básica, do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista como requisito de nota parcial da NP2 da Turma BI5P34. 
Requerido pelo Prof(a): Yury. 
 
 
 
 
 
 
 
 
MANAUS- AM 
2022
1. DESENVOLVIMENTO
PRIONS 
 
são moléculas de proteínas capazes de gerar uma série de problemas de saúde. São conhecidos pela ausência de código genético, o que faz com que não possuam ácidos nucleicos como DNA e RNA.
O que são príons
O nome príon vem do inglês proteinaceous infectious particles, que quer dizer partículas proteicas infecciosas. Tais partículas se distinguem de vírus e bactérias comuns por serem desprovidas de carga genética. Basicamente, os príons são proteínas alteradas que, ao chegarem no organismo de um indivíduo, podem gerar uma série de problemas muito sérios. As doenças causadas por eles podem se originar em herança genética, no consumo de carne contaminada ou até mesmo de maneira aleatória e espontânea.
Existe um gene, denominado prinp, que é responsável pela síntese da proteína príon celular (PrPc). Na sua forma normal e saudável, essa proteína, além de participar do processo de diferenciação neural, protege os neurônios de condições que podem levar à sua destruição. Uma mutação do gene prinp provoca a formação defeituosa da PrPc, que se transforma em príon. A molécula infectante pode alterar a forma de outras proteínas saudáveis, que, a partir daí, também adquirem um comportamento priônico. Os príons podem produzir réplicas de si mesmos, inclusive.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Definir as palavras: assepsia, antissepsia, desinfecção, infecção, esterelização, bactericida
Definição de Assepsia:
Assepsia é o conjunto de procedimentos que visam impedir a introdução de germes patogênicos em determinado organismo, ambiente e objetos. É o cuidado com a limpeza e higiene de tudo que nos cerca.
A assepsia das mãos é sem dúvida um processo muito importante para evitar a propagação de germes que podem ocasionar infecções, uma vez que as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos.
Sendo a pele um reservatório de diversos germes patogênicos, estes podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele a pele) ou indireto, através de objetos e superfícies contaminadas.
Definição de antissepsia:
Antissepsia é um conjunto de técnicas de esterilização que visam evitar a proliferação de microrganismos patogênicos, responsáveis por provocar doenças infecciosas, por exemplo.
Normalmente, a antissepsia é feita através de substâncias químicas (antissépticos), como bactericidas, desinfetantes e outros produtos que têm a finalidade de higienizar determinado local ou tecido vivo.
Os procedimentos de antissepsia são muito comuns em hospitais e laboratórios, pois são locais onde há uma grande concentração de pessoas predispostas a serem contaminadas por microrganismos infecciosos, devido a baixo imunidade corporal provocada por uma doença, por exemplo.
 
Definição de Desinfecção:
Desinfecção é um substantivo feminino que significa a ação ou processo de desinfectar algo ou alguém. A desinfecção pode ser de alto, médio ou baixo nível, dependendo do objetivo e contexto em questão.
No âmbito da medicina, a desinfecção tem como objetivo eliminar o risco de contágio por parte agentes patogênicos. A desinfecção pode ser feita através de meios físicos ou químicos. Os meios físicos podem ser o calor (calor seco ou úmido), raios solares, ignição (flambagem), raios-gama, etc. Os agentes químicos podem ser formaldeído, creolina, formalina, cresol, lisol, entre outros.
Na maior parte das vezes a desinfecção é um termo que remete para a diminuição do número de microorganismos (patogênicos) de um objeto inanimado. Apesar disso, uma desinfecção nem sempre elimina 100% dos microorganismos, mas impede que o objeto em questão seja sujeito a uma infecção.
2 
 
2

Continue navegando